Gênesis: 26. 12 – 16
Isaque formou lavoura naquela terra e no mesmo ano colheu a cem por um, porque o Senhor o abençoou. O homem enriqueceu, e a sua riqueza continuou a aumentar, até que ficou riquíssimo. Possuía tantos rebanhos e servos que os filisteus o invejavam. Estes taparam todos os poços que os servos de Abraão, pai de Isaque, tinham cavado na sua época, enchendo-os de terra. Então Abimeleque pediu a Isaque: “Sai de nossa terra, pois já és poderoso demais para nós”.
Diz a Palavra de Deus que Isaque colheu cem vezes mais do que tinha plantado, tendo em vista o Senhor o ter abençoado e, por conta disso, ele se tornou um homem muito rico e passou a ser dono de uma quantidade muito grande de ovelhas, cabras, bois e possuir, também, uma enorme quantidade de empregados.
Esse fato provocou uma grande inveja nos filisteus que, em represália, entupiram todos os poços que os empregados de Abraão, pai de Isaque, tinham construído, além do fato de que, num determinado dia, aquele povo mandou que Isaque fosse embora daquela terra, pelo simples fato de ele ter se tornado mais poderoso do que todas as pessoas que ali habitavam.
O que estamos vendo nesses versículos é a reação de pessoas invejosas que não conseguiram suportar ver outra ficar muita rica e, em virtude disso, preferiram mandá-lo embora porque não conseguiam conviver com aquela situação.
Esse é o poder que a inveja tem, de provocar contenda e divisão dentre as pessoas, dilacerando amizades, provocando a ira de alguns, irritando a outros de tal maneira que essas pessoas chegam a atitudes extremas.
É claro que esse é um sentimento que devemos refutar sob todos os aspectos, porém a pergunta que precisamos fazer é quem nunca sentiu inveja de alguém, pelo menos um pouquinho. É claro que se fizéssemos essa pergunta para um grupo de pessoas, temos plena certeza de que todos diriam que nunca sentiram, porém, independentemente de termos sentido ou não, o que precisa ficar bem claro é que esse é um sentimento muito ruim, que vai, aos poucos, tomando o coração das pessoas até que se instala de forma definitiva e não podemos permitir que isso aconteça, pois a partir desse momento ele se solidificou e as consequências desse fato são trágicas sob todos os aspectos.
A pessoa invejosa, infelizmente, a partir de um determinado momento para de viver a sua vida e passa a viver a do outro, sofrendo por não ter as coisas que vizinho tem e por não ser como ele é, isto é, aquilo que ele é e possui não tem o menor valor, simplesmente porque ele é incapaz de olhar para a sua vida, tão preocupado que está em vigiar a do outro.
Em Provérbios 14.30 está escrito; “O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos. ”, ou seja, a inveja pode levar o homem a atitudes inimagináveis, por isso precisamos tomar muito cuidado, porém não podemos esquecer que isto não se perpetua em nossos corações de uma hora para outra, existe um tempo de maturação onde podemos evitar o seu crescimento, porém não podemos jamais subestimar o seu perigo.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Gerlânia diz
Olá, excelentes palavras vocês nos ensinam, porém fica a sugestão de que seria ótima a ideia de podermos divulgar também via WhatsApp.
Marcio Motta diz
Gerlânia você tem razão. Estamos providenciando esse recurso.
ivaneide diz
Verdade. Excelente mensagem.
Marcio Motta diz
Ivaneide fico feliz que tenha gostado.
Luiz emidio da silva diz
A inveja pai e a mãe de todos pecados perigosa e maligna …….
Marcio Motta diz
Luiz, realmente, a inveja pode destruir uma pessoa. Fique com Deus.
Maria Aparecida Moreira Martins diz
Sou tão grata a Deus por tudo que tenho, que não tenho como sentir inveja de meu vizinho!! 🙌🙏
Marcio Motta diz
Glória a Deus por isso Maria.