Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. (Romanos: 7. 19 – 20)
Essa passagem trata da luta interior pela qual passa todo o ser humano, que não entende o que faz, pois acaba fazendo o que não gostaria de fazer, muito embora saiba o que está acontecendo, ou seja, quando quer fazer o que é correto só consegue fazer o que é errado, mesmo tendo a vontade de fazer o bem.
Nesses versículos Paulo nos mostra como a luta contra o pecado é real, já que está escrito de forma muito clara que o homem sabe aquilo que é correto, porém, tendo em vista a sua essência pecadora, acaba fazendo o que não é certo.
O grande problema existente nessa luta é que, apesar de toda a vontade de fazer o bem e não conseguir em virtude do seu caráter pecador, o ser humano arcará com todas as responsabilidades de seus atos praticados e a sua essência não poderá ser usada como atenuante em sua defesa.
Existe uma história, que já contamos em um de nossos artigos, de um chefe indígena que acabara de se converter e que perguntado a respeito de como estava indo o seu processo de conversão, respondeu que parecia que existia dentro dele dois grandes cães brigando, um de cor preta e outro de cor branca. A pessoa que conversava com ele num determinado momento lhe perguntou qual cachorro ganhava briga e a resposta foi que o ganhador seria aquele ele alimentava mais.
E é isso mesmo, muito embora a nossa natureza seja ruim ela ficará poderá ficar pior, ou melhor, de acordo com a alimentação que dermos para ela, isto é, se procurarmos nos cercar de coisas boas, andar em lugares que edifiquem, com pessoas de boa índole as nossas chances de nos tornarmos pessoas melhores aumentarão muito.
A nossa essência não pode ser usada como desculpa para os nossos erros, muito embora ela nos impulsione para eles, existe uma parte que nos cabe nesse processo e que pode ser o grande diferencial entre o caminho do bem e do mal.
Isso não significa dizer que podemos subestimar as forças do pecado, achando que somente com nossas próprias forças conseguiremos vencê-lo, é claro que não, pois precisamos da proteção de Deus para conseguir combatê-lo, pois apesar de todo o poder do mal não podemos usá-lo como muleta para os erros que poderíamos evitar.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Tema incomparável , é muito interessante para mim ))) ) Obrigado EQUIPE https://www.palavrafiel.com.br . abraço!
PALAVRA FIEL
A paz…..Muito boa a palavra, realmente vai sobressair o que mais alimentamos, nossa natureza é má e somente com o Espirito Santo conseguimos a cada dia negar o nosso eu, colocando tudo no altar, ainda que muitas vezes seja difícil abrir mão….uma braço a equipe, Deus os abençoe
Fabi muito obrigado pelo seu comentário
Muito boa a sua reflexão, é a realidade que todos vivemos. Que Deus lhe abençoe. Pergunto se posso compartilhar, guardado os créditos, em nosso site.
Em Cristo.
Rubens Terra
É claro que pode compartilhar Pastor e agradecemos o seu comentário.
Falou diretamente comigo,tenho muita dificuldade em abandonar uma prática nojenta da minha vida,e por mais que eu tente não fazer , eu acabo pecando. Sofro muito com isso e peço a quem estiver lendo que me ajude em oração.Não falei sobre isso com ninguém pois não posso,não tenho ninguém para falar a repeito.
Gabi peça a ajuda de Deus e se comprometa com Ele, que Ele irá ajudá-la.
A paz do senhor amados, eu gostei da reflexão muito boa mesmo,nos temos que buscar a proteçao de Deus a sabedoria do alto porque os dias esta tão dificil , mas o nosso diferencial e jesus em nossa vida em romanos 8 verc:32 disse conhecereis a verdade ;ea verdade vos libertará amém. agradeço a equipe e que DEUS abençoe grandemente…
Obrigado Edineia pelo seu comentário.
Eu tentei, por vários anos, fazer com que uma pessoa muito próxima de mim se aproximasse mais e mais de Deus incentivando-a a preencher o máximo do seu tempo livre com leitura da Bíblia, livros evangélicos, filmes evangélicos, cultos na Igreja, louvores, etc…..e por alguns anos essa pessoa mudou muitíssimo e se voltou para Deus, mas quando eu parei de incentivá-la, aos poucos, ela foi se voltando à tudo que não era bom novamente e eu fui me questionando se valia a pena o meu esforço, até que parei de incentivar e logo a pessoa foi se aproximando de pessoas de má índole e se afastou das coisas de Deus. Será que errei em parar de incentivar? Adiantaria eu ter dado continuidade nesse incentivo? Às vezes me sinto culpada! Me responda por favor!
Prezada Maria não fique se sentindo culpada. A decisão de seguir a Deus é pessoal. Nós só podemos ir até um determinado ponto. Obrigado pelo seu comentário.
A Paz,do Senhor: de fato é para refletirmos mesmo nesta palavra ???
Pr Claudio realmente é preciso refletir sobre isso.
Oi eu venci as drogas graças a esse texto. Graças a Amós. Um abraço a todos e aleluia senhoooor. Que Deus abençoe vocês. Amém
Jurandira Glória a Deus por isso, por Ele ter libertado você e lhe ter dado um novo caminho.
Ap Paulo falou: Quem me livrara desse corpo mortal? Isso explica bem a luta que ele passava na carne. Mas porque Paulo se questionava e ate orava a Deus para livrar ele das suas guerras carnais? Porque ele presenciou a santidade de Jesus e vivia no Espirito, mas tinha consciencia da sua miseribilidade carnal, entao ele recebe essa palavra do Senhor: Paulo a minha graça te basta, pois e com ela que eu vou lher transformando de gloria em gloria ate a estarura de varao perfeito.
Receita para vencer o homem carnal que existe dentro de nos: Oracao diaria, leitura e pratica da palavra de Deus e vigiar em todo tempo. E lembre-se! Davi deu lugar aobpecado quando estava “de boa” no seu palacio.
Pb Edelson obrigado pela sua participação em nosso site. Fique com Deus.
Palavra abençoada p refleti e colocar em prática em nós.ir para o céu não é fácil; é só para os escolhidos.
Miriam obrigado pelo seu comentário. Fique com Deus.
Deus te abençoe irmão, grata por tão importantes e celestes
palavras
Maria Jose muito obrigado pelo seu comentário.
boa tarde amados,
sugestão: Deus criar pessoas com uma essência pura desde o ventre materno…
sem pecado…
José obrigado pela sua sugestão.
Paz do senhor Jesus ..
Esse ensino q logo pela manhã costumo me edificar com eles e de suma importância para mim Deus e fiél
Jackson que bom as nossas mensagens estejam edificando a sua vida.
Maravilhosa palavra, bom para refletir-mos.
Obrigado irmão! A paz do Senhor Jesus!
Elizabeth fico feliz que tenha gostado. Obrigado pelo seu comentário.
Boa tarde !!!!
mensagem tremendas que edificam nossa alma.
Lucimara fico feliz que as nossas mensagens estejam edificando a sua vida.