ECLESIASTES 9.11 – Vi ainda debaixo do sol que não é dos ligeiros o prêmio, nem dos valentes, a vitória, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes o favor; porém tudo depende do tempo e do acaso.
Ao olharmos este versículo, num primeiro momento, ficamos um tanto assustados. Ora, se não é dos ligeiros o prêmio, nem dos valentes a vitória, nem tampouco dos sábios o pão, nem dos prudentes a riqueza e nem dos inteligentes o favor, de quem seria, então?
“Sugerimos que você leia também: A salvação está ao alcance de todos”.
Olhando para o texto podemos, até, ficar desestimulados, porém não é difícil verificarmos que isto, realmente, acontece, nem sempre o mais ligeiro e mais valente vencem, encontramos sábios e prudentes que não são ricos, ou seja, o fato de termos todas estas qualidades não nos torna vencedores incondicionais.
Isto nos leva a uma linha de raciocínio bastante perigosa, qual seja, então não vale a pena nos esforçarmos para adquirirmos todas estas competências, já que tudo acontece de acordo com o tempo e o acaso.
“Não deixe de ler: Versículos bíblicos sobre a Palavra de Deus”.
Você, que está lendo este texto, deve estar pensando como tudo isto é injusto e, não está muito errado, ao pensar desta forma.
Todavia gostaria de convidá-lo a uma pequena reflexão. Para isto, chamamos a atenção para o contido no Livro de Isaías 26.10: “Ainda que se mostre favor ao perverso, nem por isto aprende justiça; até na terra da retidão ele comete a iniquidade e não atenta para a majestade do Senhor”.
“Outra ótima leitura para você seria: Faça o seu melhor”.
Este texto no arremete a uma conclusão constantemente esquecida pelo homem.
De nada adianta possuirmos todas as qualidades acima citadas, se a nossa perspectiva não estiver em Deus.
Tudo acontece de acordo com a sua vontade, com a sua benevolência, com a sua bondade, tudo provém Dele.
O que acontece é que a medida que nos tornamos mais ligeiros, mais valentes, mais sábios e mais ricos, na mesma proporção, vamos perdendo o foco em Deus, pois começamos a achar que podemos fazer todas as coisas, tendo em vista estas competências, que fomos adquirindo ao longo do tempo, nos esquecendo que foi justamente Ele que nos capacitou.
Aí, na medida que vamos deixando-O de lado e vamos perdendo o prêmio, a vitória, o pão e a riqueza, então, começamos a achar o quão a vida é injusta.
“Você não pode deixar de ler também: Uma grande confusão”.
É tudo uma questão de prioridade. Geralmente quando não somos nada, estamos no deserto, na tempestade, na dificuldade financeira, com o problema de saúde, buscamos a Deus desesperadamente.
À medida que as coisas vão se acertando, de uma forma diretamente proporcional, deixamos de orar, buscar, jejuar, ou seja, não precisamos mais de Deus.
É claro que, muitas vezes, fazemos isto de uma forma quase imperceptível, não fazemos de propósito, mas fazemos.
E, aí, fica parecendo que a nossa busca para com Deus é simplesmente uma relação de troca e Deus não quer isto.
Sendo assim, devemos dar o melhor de nós na busca do aprimoramento de dons que Ele mesmo nos deu.
Devemos fazer o nosso melhor, no que diz respeito a nossa parte, de forma sincera e dedicada, entretanto não podemos esquecer, jamais, que a nossa perspectiva deve estar em Deus e não nas conquistas, nas pessoas, no dinheiro, no conhecimento, enfim, em todas as coisas que achamos que temos por nossos méritos.
“Sugerimos: A Palavra de Deus é para ser lida e vivida”.
Precisamos entender que tudo sem Deus não é duradouro e que somente Ele é capaz de nos suprir de forma completa.
A partir do momento em que o homem começa a depositar a sua confiança em si mesmo, ele começa a cair, já que o afastamento de Deus é inevitável e é, a partir deste momento, que ele começa a perder o prêmio, a vitória, o pão, a riqueza e a sabedoria, apesar de continuar ligeiro, valente, sábio, prudente e inteligente.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
ISAIAS MIGUEL DE ANDRADE diz
As pessoas que vivem sem louvar a Deus e acham que ele é capaz de tudo, certamente caminha para um abismo, pois Jesus falou que sem Ele nada podemos fazer.
Marcio Motta diz
Isaías obrigado pelo seu comentário.
Francesca diz
Glória a Deus!!!
Marcio Motta diz
Amém Francesca.
Pb Edelson Do Amaral diz
Quão difícil e aguardar a Deus nos momentos de vitória e paz. infelizmente nos homens mortais somos negligentes em dar a Deus a nossa vida por completo também na bonança. Ai você pode estar dizendo: Não, mas eu não diminuo minha convivência com Deus na bença. E mas o homem mais sábio desta terra tirando Jesus Cristo, Salomão foi a prova cabal que se não houver entraves, lutas e guerras gradativamente o homem vai se afastando de Deus pelo seguinte fato na qual esta escrito no artigo, acha capaz e auto confiante em si mesmo, e esquecemos que tudo vem Dele.
neste versículo de salmo 127:1 fica bem claro o que este artigo quer dizer;
Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
Deus abençoe
Marcio Motta diz
Pb Edelson o seu comentário é correto e edificante. Muito obrigado. Fique com Deus.
Teodoro diz
Thank you for the auspicious writeup. It in truth used to be a amusement account it. Look complicated to far introduced agreeable from you! However, how could we be in contact?
Ma Mickey diz
I would like to thnkx for the efforts you’ve put in writing this site. I am hoping the same high-grade site post from you in the upcoming also. Actually your creative writing skills has inspired me to get my own website now. Actually the blogging is spreading its wings fast. Your write up is a good example of it.