Lucas 24. 13 – 15
E eis que, no mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia que distava de Jerusalém, sessenta estádios, cujo nome era Emaús. E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou e ia com eles.
Conta a história que no dia em que Cristo ressuscitou dois homens estavam indo para um lugarejo chamado Emaús, que fica a uma distância de, aproximadamente, dez quilômetros de Jerusalém e conversavam sobre tudo o que tinha acontecido com Jesus.
No mesmo instante, que conversavam e tentavam entender o que tinha acontecido, o próprio Jesus se aproximou e passou a caminhar com eles, porém eles não perceberam de quem se tratava.
“Leia também: O vale de ossos secos”.
Então Jesus passou a participar da conversa, indo com eles, e perguntou sobre o que eles estavam conversando. Eles deram uma parada e, um deles de nome Cleopas, questionou Jesus dizendo que não acreditava que ele não estivesse sabendo o que havia se passado, naquele lugar , durante aqueles dias.
Para surpresa deles Jesus pergunta o que tinha sido. Eles, então, respondem falando a respeito do que tinha acontecido a Jesus de Nazaré, um profeta e um homem poderoso em atos e palavras e conta que os chefes dos sacerdotes e os líderes daquele lugar, o tinham entregue para ser condenado à morte e ele foi crucificado.
“Não deixe de ler: Sob a direção e a autoridade de Deus”.
E continuam falando que aquele homem era a esperança de libertação do povo de Israel, porém já tinham se passado três dias do acontecido. Acrescentaram que algumas mulheres pertencentes ao grupo deles tinham ido até o túmulo, pela madrugada, e não encontram o Seu corpo e voltaram dizendo que viram anjos e estes afirmaram que ele se encontrava vivo, isto os deixou muito surpresos.
Continuaram falando que alguns deles foram até o túmulo e confirmaram a versão das mulheres, porém não viram Jesus.
Neste momento, Jesus falou dizendo que eles demoraram a entender e a crer o que os profetas tinham dito, pois era necessário que o Messias sofresse e assim recebesse toda a glória de Deus e falou com eles a respeito das Escrituras Sagradas, que versava sobre Ele, começando pelo livro de Moisés e o que estava escrito por todos os Profetas.
“Boa leitura: A Palavra de Deus é para ser lida e vivida”.
Quando estavam chegando ao vilarejo, Jesus afastou-se deles, porém eles insistiram para que Ele continuasse ali, sob a alegação de que já era tarde, razão pela qual a noite estava perto.
Jesus aceitou o convite e ficou com os dois. Sentaram à mesa e Jesus pega o pão, dá graças, o parte e dá um pedaço a cada um deles e, neste momento, eles O reconheceram, porém o Senhor desapareceu.
Então um comentou com o outro o fato de que os seus corações queimavam dentro do peito, enquanto Ele falava e explicava a respeito das escrituras.
Imediatamente eles se levantaram e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os apóstolos reunidos, que diziam que o Senhor tinha ressuscitado e que tinha sido visto por Simão.
“Leia: Fugir do problema nunca foi e nunca será a solução”.
Aí, os dois contaram que também tinham visto Jesus e tudo o que tinha acontecido naquela caminhada.
Estes dois discípulos que estavam voltando para Emaús, não conseguiram perceber a importância do maior acontecimento da História. Eles estavam tão absortos, completamente voltados para suas tristezas e decepções que não conseguiram perceber o quanto Jesus estava perto deles.
Eles só conseguiam pensar que aquele que viria para salvar Israel das mãos dos seus inimigos não estava mais ali, e por isso, perderam a esperança.
Este episódio nos mostra como podemos nos deixar levar pela desesperança, pela decepção, pelo sofrimento, a ponto de não conseguirmos perceber que a salvação, a vitória, o refrigério, a solução está perto de nós e não conseguimos enxergar.
“Seria bom ler: Esqueça o problema e olhe para Deus”.
É importante salientar que esses dois homens eram seguidores de Jesus, ficaram sabendo que a sepultura estava vazia e, apesar da história contada pelas mulheres e das profecias encontradas na bíblia, não creram. Foi necessário que Jesus aparecesse vivo na frente deles.
A mensagem para nós é a que esses homens estavam presos a valores terrenos e por isso falharam em entender que o sofrimento de Jesus era o caminho a ser percorrido para a glória.
É importante salientar que, passado dois mil anos, os valores continuam os mesmos, e nós, pessoas de pouca fé, muitas vezes nos deixamos levar por eles e, também, não conseguimos entender a mensagem que nos foi dada na cruz do calvário.
Para aqueles dois foi necessário que Jesus aparecesse vivo no meio deles e para nós?
I would like to rate this Eight out of 10.
I would like to rate this Eight out of 10.
é verdade que a salvação ocorre antes da santificação?
é verdade que a salvação ocorre antes da santificação?
hugo salvação é a libertação da escravidão do pecado e santificação é limpo ou separado do pecado e do mal.
Aleluia! Adoramos o Cristo ressurreto!
Marcos obrigado pelo seu comentário.