Números 11. 4 – 6
Um bando de estrangeiros que havia no meio deles encheu-se de gula, e até os próprios israelitas tornaram a queixar-se, e diziam: “Ah, se tivéssemos carne para comer! Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias, dos alhos porós, das cebolas e dos alhos. Mas agora perdemos o apetite; nunca vemos nada, a não ser este maná!”
Diz a Palavra de Deus que haviam alguns estrangeiros que estavam viajando com povo de Israel que sentiram vontade de comer carne, assim como os israelitas que estavam desejando a mesma coisa.
Por esse motivo começaram a reclamar dizendo que no Egito, de onde foram libertados, tinham peixe para comer, legumes, verduras e, naquele instante, estavam totalmente enfraquecidos já que não tinham nada para comer, a não ser o maná.
A título de esclarecimento maná era parecido com sementes brancas, um pouco amareladas, que caía durante a noite e no dia seguinte o povo o apanhava, moíam, socavam em pilões, cozinhavam e faziam pães que tinham o sabor de pão assado com azeite, ou seja, era um milagre presenciado todo dia por aquele povo, pois se tratava de um alimento vindo do céu especialmente para suprir as suas necessidades durante a caminhada.
O contexto desse episódio é que Deus tinha libertado aquele povo da escravidão no Egito, estava provendo as suas necessidades com um alimento espiritual que lhe dava totais condições e forças de continuar a caminhada, até a nova terra que lhes havia prometido.
Porém aquela gente estava insatisfeita e murmurando pelo fato de sentir saudades das comidas que tinham no Egito, ou seja, a liberdade, a nova terra que estava por vir, o alimento que era fornecido durante a viagem, à perspectiva de uma nova vida sem escravidão, nada disso importava naquele momento, o que realmente tinha valor para eles eram as comidas egípcias, isto é, o povo estava tão focado no que não tinha que não conseguia dar valor àquilo que tinha.
E esse problema não é antigo, pelo contrário, é bastante atual.
O ser humano só consegue olhar e lamentar pelo que não tem e não consegue ver aquilo que possui, e pior, como aqueles israelitas murmuram, reclamam, se queixam e a murmuração é uma das coisas que mais nos afasta de Deus, na medida em que desgasta a nossa fé e, por conta disso, mina a nossa relação com Ele.
Sendo assim, precisamos parar e verificarmos para onde estamos olhando a maior parte do tempo e não ficarmos concentrados em somente um dos lados.
Se estivermos querendo conquistar algo precisamos lutar, trabalhar, estudar, perseverar para conseguir, já que isso faz parte da vida, porém com o bom senso necessário para entender que nem sempre conseguiremos tudo aquilo que almejamos e, caso isso aconteça, ter o equilíbrio de ponderar aquilo que já temos, agradecermos a Deus por isso, e não sairmos nos queixando, reclamando e murmurando como se fosse o final do mundo.
Em contrapartida, não podemos ficar vivendo dos louros das nossas conquistas e pararmos no tempo e no espaço, pois estaríamos nos anulando e isso também é péssimo.
Finalizando, o que esse texto nos ensina é que a murmuração nos leva ao final na fila, pois desagrada a Deus, nos afasta da Sua graça e que os nossos desejos não realizados não podem nos fazer esquecer as bênçãos que já tivemos, por isso devemos estar alertas.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Elvis Filho diz
É verdade! O Senhor sabe de todas as coisas.
Marcio Motta diz
Isso mesmo Elvis. Obrigado pelo seu comentário.
Cida Rosa diz
Excelente essas mensagens. Uso muito elas. Deus abençoe!
Marcio Motta diz
Cida fico feliz que tenha gostado. Obrigado pelo seu comentário.
Cleonice R. R. diz
Filipenses 4:6,7 diz que não devemos andar ansiosos por coisa alguma, antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Nos momentos de sodrimento e dor é dífícil crer, mais devemos orar em qualquer circunstância, isso nus ajuda a não murmurar.
Marcio Motta diz
Cleonice isto mesmo. Deus é fiel e sempre ouve as orações daqueles que O buscam
Sheila Cristiane diz
Excelente texto,que sejamos gratos por tudo de bom,que temos.
Marcio Motta diz
Sheila obrigado pelo seu comentário.
Patrícia da Cruz Santos diz
Quero agradecer pela dedicação em fazer esses estudos pois são maravilhosos. Agora msm perdi o sono pois me sinto infeliz e essa palavras me fizeram lembrar do quanto sou agraciada por Deus. Que Deus contine te capacitando.Obrigada
Marcio Motta diz
Patrícia fico feliz que o texto tenha edificado a sua vida. Obrigado pelo seu comentário.
paulo galdino da silva diz
Parabens fantastico, um blog, com comentarios super importantes, Marcio trazendo comunhão informaçao e maturidade pra todo cristão que deviamos vivver e praticar II timoteo 2;15 – oseias 4;6 e marcos 10;45, meu email [email protected] quando quem tiver lendo esse comentario vier a recife me procure envei email antes parabens mais uma vez Maracio
Marcio Motta diz
Obrigado Pastor pelo seu comentário.
Ana Mota diz
Todos os dias quando oro e peço a Deus para que eu não seja ingrata, pois tenho muitos problemas, porem não se compara á muitos que tem por ai, Deus tem feito maravilhas em minha vida, quando sinto carência familiar, pai, mãe, irmãos e etc, tenho a certeza que tenho um Deus que me ama, me sustenta e isso me basta.
A palavra de hoje é justamente o reflexo que vivemos queremos sempre mais, mais como falei anteriormente está se relacionado com Deus é tudo.
Marcio Motta diz
Ana Deus é bom, é só deixarmos Ele trabalhar em nossas vidas.
claudino antonio correa diz
gostei muito ads menssagens.falou muito comigo.adorei
Marcio Motta diz
Claudino fico feliz que os textos tenham edificado a sua vida.
Maria Minervina diz
Eu estou vedo esse blog, há pouco tempo, mas tenho aprendido coisas extraordinária…Graças a Deus que ainda há pr. e irmãos cheio da graça e do conhecimento.. Podemos compartilhar tudo que o Senhor tem nos dado…tem ate alguns trixos dos sermoes que ponha noa minha página, para o pessoal que me segue ver tb. as maravilhas que Deus faz…Ponho sempre e o seu nome no rodapé da palava. e dos textos.. obrigada. por se deixar ser usado por Deus, e concequentemente ajudar a outros crescer no conhecimento da palavra. fique na paz…Maria
Palavra Fiel diz
Obrigado pelo seu comentário e, também, por estar propagando a Palavra de Deus. Deus te abençoe.
Debora otte diz
Com certeza! Eu vivi isso, enquanto olhava para os meus problemas e as circunstancias que so pioravam, eu esta apatica, triste e estava minando a minha fé, mas quando eu comecei a olhar para Jesus Cristo e confiar em suas promessas, pois hoje eu sei que Deus tem o melhor para mim, entao estou vivendo o melhor de Deus em minha vida, hoje eu tenho alegria verdadeira que vem de Jesus, Ele é o meu TUDO, a minha razao de viver, o meu tesouro, não sei viver sem o meu Senhor, pois sei tudo que Ele tem feito em minha vida, a cura interior e agora esta mudando tambem o exterior, Jesus Cristo é fiel e MARAVILHOSO! AMEM A DEUS ACIMA DE TUDO, POIS A SUA GRACA NOS BASTA!!! EU AMO JESUS CRISTO!!!
Palavra Fiel diz
Debora obrigado pelo seu comentário.
Wendi Holan diz
If you don’t mind I’m going to add this post and your blog to my delicious favorites so I can share it with my family. I appear forward to coming back to read your future posts as well.
Esmeralda diz
you’re in reality a excellent webmaster. The web site loading speed is amazing. It sort of feels that you are doing any unique trick. Moreover, The contents are masterpiece. you’ve done a wonderful job on this topic!