E o SENHOR advertiu a Israel e a Judá, pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos de vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a lei que ordenei a vossos pais e que eu vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas. Porém não deram ouvidos; antes endureceram a sua cerviz, como a cerviz de seus pais, que não creram no SENHOR seu Deus. (2 Reis: 17.13-14)
Como podemos definir uma pessoa obstinada? Podemos dizer que se trata de uma pessoa teimosa, que não cede, mas também podemos defini-la como persistente ou perseverante.
Quando dizemos que uma pessoa é teimosa o sentido é pejorativo, porém quando classificamos essa mesma pessoa como perseverante a sensação é agradável.
Ou seja, quando usamos a palavra obstinação para classificar alguém precisamos ter absoluta certeza do que estamos querendo dizer.
“Leia também: A preocupação exagerada”
Entretanto, seja qual for o sentido dessa palavra o que estamos querendo dizer neste artigo é que é necessário haver um equilíbrio em nossas atitudes, para que não venhamos a transpor determinados limites e sair da qualidade de pessoas obstinadas (perseverantes) para nos transformar em pessoas obstinadas (teimosas).
Já que, a partir do momento que transpomos essa linha tênue, estaremos entrando por uma estrada perigosa que nos levará por caminhos cheios de obstáculos e que marcarão de forma negativa as nossas vidas.
Onde estamos querendo chegar? O que pretendemos com esse artigo?
Mostrar que a perseverança, a tenacidade e a persistência têm limites e que, a partir de um determinado ponto vira teimosia, levando as pessoas a persistirem no erro.
Por isso, precisamos ter a sabedoria de parar, refletir, ouvir e até retroceder e que não adianta continuar insistindo em determinados posicionamentos que precisam ser mudados, pois as consequências serão sérias e nos marcarão de forma implacável.
“Sugerimos que você leia: Quando Deus diz não”.
Deus, através de diversos profetas, advertiu ao povo de que ele estava mergulhado na iniquidade, que precisava mudar e retroceder do seu mau caminho, mas ele não deu ouvido e permaneceu com o seu coração endurecido e continuou a sua caminhada pela tal estrada que leva à destruição.
“Você também pode ler: As lutas do dia a dia”.
E assim é conosco, Deus jamais nos forçará a tomar a decisão de ouvi-Lo, de entender que precisamos mudar, de que precisamos nos arrepender e pegar o caminho correto, essa decisão sempre será nossa e Ele sempre estará esperando a nossa resposta.
Entretanto, o que precisamos ter em mente é que, a partir de um determinado ponto, podemos ficar tão longe que pode ser que não dê mais para Ele nos alcançar.
Pense nisso e deixe os seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Alessandra Oliveira diz
Amém 🙌
Marcio Motta diz
Alessandra obrigado pelo seu comentário.
CONCEICAO APARECIDA POSSAR diz
Muito bom estudo entrei com o assunto sobre obstinação e realmente é o que a bíblia nos adverte.
Marcio Motta diz
Conceição fico feliz que o texto tenha edificado a sua vida.
Rosemeri diz
É difícil ou quase impossível um obstinado retroceder. Muitas vezes passa uma vida inteira recebendo na cabeça que nem prego e mesmo assim não abandona sua teimosia sua obstinação em pecar em ter vícios em ter comportamento que desagrada a Deus. O que fazer quando nosso cônjuge é assim e também nos prejudica?
Marcio Motta diz
Rosemeri devemos continuar orando e pedindo a Deus que mude esse quadro. Tenha fé.
piedoso diz
Realmente, quão e dificilmente crer nestas palavras, mas DEUS, e poderoso para nos acrescentar a nossa fe, no seu filho amado Jesus Cristo.
Marcio Motta diz
Piedoso muito obrigado pelo seu comentário.
Shirley diz
A base de tudo é ter fé e não desistir, andar no caminho da promessa e obedecer
Marcio Motta diz
Prezada Shirley tem razão nas suas palavras. Obrigado pelo seu comentário.
fake louis vuitton handbags for cheap diz
Your article A OBSTINAÇÃO TEM LIMITES write very well, thank you share!
Marcio Motta diz
Obrigado pelo seu comentário
Marcos Martinez diz
A decisão sempre será nossa em permanecer no caminho errado ou trilhar o caminho certo, que é Jesus Cristo.
Cristiano Ramalho Dias diz
Engraçado que hoje em dia muitos cristoes usa a casa de Deus para ser eleger a vereador,prefeitos,deputados,governadores,senadores e presidentes isso sim na minha opiniao e barganha com a santa trida
Marcio Motta diz
Realmente Cristiano. Infelizmente, existem muitos assim.