“Meus irmãos fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês. Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: Eu sou de Paulo, eu de Apolo, eu de Pedro e eu de Cristo”.
(1 Coríntios: 1.11-12)
A igreja de Corinto é conhecida como “a igreja problemática”, alguns escritos, inclusive, dizem que ela tinha mais problemas que todas as outras igrejas juntas, por isso as cartas que o Apóstolo Paulo escreveu para aos seus membros, se tornaram uma rica fonte de informações de como devemos lidar com muitas questões.
E um de seus grandes problemas é que havia uma grande divisão entre os seus membros, por diversos motivos, e um deles era o fato de as pessoas estarem escolhendo líderes para seguirem.
“Você deveria ler também: A salvação é um ato de amor”.
“Sugerimos: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra de Deus”.
Alguns se diziam seguidores de Paulo, outros de Apolo, outros de Pedro, ou seja, os membros daquela igreja exaltavam em demasia a sabedoria humana, inclusive, estas pessoas avocavam para si superioridade espiritual frente aos demais, pelo simples motivo de serem adeptos desta ou daquela liderança.
Paulo, então, faz uma intervenção severa nesta questão, dizendo que o foco do Evangelho é Jesus Cristo e que nenhum homem foi enviado para pregar uma mensagem própria.
“Não deixe de ler também: Você tem a quem recorrer”.
Continua dizendo que a Palavra de Deus chega ao coração do ser humano por Revelação e não por conta de argumentos persuasivos ou pela eloquência do pregador.
Diz, ainda, que é o Espírito Santo quem capacita o orador e lhe dá autoridade para discursar e, também, é Ele quem Revela ao homem aquilo que Deus está querendo transmitir.
“Leia também: A Palavra de Deus nos ensina repreende e corrige”.
Um pregador sem a unção do Espírito Santo pode trazer a melhor mensagem que já produziu em sua vida, que não conseguirá atingir o coração do homem, será vazia, não produzirá nenhum efeito transformador e logo será esquecida.
“Sugerimos que você leia também: A salvação está ao alcance de todos”
Temos o defeito de rotular aqueles que trazem a Palavra de Deus dando-lhes crédito que não possuem, eles são meros servos de Deus, são instrumentos usados por Ele para trazer ao povo a Sua Mensagem.
Eles não têm o poder de produzir absolutamente nada, ou seja, simplesmente plantam e regam a semente (Palavra de Deus), mas é o Espírito quem fortalece e faz crescer.
“Não deixe de ler: A Palavra de Deus é para ser lida e vivida”.
E a intenção principal deste texto é ressaltar esta questão, a obra de Deus não pertence a ninguém, é Dele, e todas as pessoas que estão envolvidas com ela são meros coadjuvantes.
Por isso, não devemos cometer o mesmo erro dos membros daquela igreja, qual seja, de esquecermo-nos de quem é o foco do Evangelho e começar a dar crédito demasiado à sabedoria humana, que em última análise é nenhuma.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Carlos Alberto Matos Oliveira diz
Graça e paz amado Marcio Motta, meu querido é verdade que são muitos que segue o raciocínio de querer ser o dono da obra e chamar a gloria para si.
Eu bem sei que a seara é grande, mas os ceifeiros são poucos, eu bem sei que todos tem que se somar para um fim proveitoso que é a salvação do ser humano, mas muitos gostam de aparecer diante dos homens para mostrar que são inteligentes, ou seja, se um certo irmão tem uma ideia que beneficie a obra e outro escuta e logo vai a frente para dizer que o plano foi ele quem criou isso para mostrar aos homens que é o cara, só que se homem realmente quer ser sincero com o senhor da seara ele tem que pelo menos dizer a verdade, por exemplo chegar para o líder e falar eu ouvir este pleno de alguém e achei interessante que tal fazermos aqui nesta igreja, mas não é isto que ocorre, a pessoa para aparecer diz que foi sua própria ideia e deixa o Espirito Santo de fora e certamente dará tudo errado foi o que estava ocorrendo na igreja de corítios.
Marcio Motta diz
Carlos Alberto isso mesmo, infelizmente, muitos querem a Glória para si.
Carlos diz
Muito interessate e iso mesmo
Marcio Motta diz
Carlos obrigado pelo seu comentário.
Laura diz
Tenho tido experiências maravilhosas com DEUS se revelando através da sua palavra e através de outros cristãos, até mesmo em sonhos.
Saliento que quando digo que DEUS se revela através de outros cristão, isso não ocorre de forma pentecostal ou neo pentecostal, como temos observado muito nos últimos tempos. Não. ELE se revela de forma sublime, sem desequilíbrio emocional ou racional. No entanto, o que vocês me dizem de que muitos cristãos, chamados puritanos (reformadores), não creem mais em revelações e nem no dom de falar em línguas?
Marcio Motta diz
Laura o que eu acho é que o nosso Deus não um Deus histórico ou um Deus da Bíblia. É o mesmo Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó e se Ele revelou para eles, continua a se revelar para mim, para você e para todos. Entretanto, cada escolhe em que acreditar e respeitamos a crença de cada um. Fique com Deus.
Thiago alves diz
(“O pregador sem a unção do espírito santo pode trazer a melhor mensagem que não irá tocar o coração do homen” )
Infelizmente poucos podem entender o fundamento disso. Mas como diz em 2timoteo4:3/4
Porquê virá tempo em que não suportarão a sã doutrina mas tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntaram para si doutores segundo a sua própria concupisciencia. 4: e não só desviarão os ouvidos da verdade nas se voltaram as fábulas.
Marcio Motta diz
Thiago agradeço a sua participação muito oportuna em nosso blog.
valquiria diz
cada vez mais esse artigos me ajudam muito na verdade edificam e nos ensina cada vez mas de Deus.obg
Marcio Motta diz
Valquiria fico feliz que os nossos textos estejam edificando a sua vida.
sheila diz
A oração é um elo fortíssimo como o Deus todo poderoso
Marcio Motta diz
Sheila com certeza. Através da oração mantemos contato diário com Deus.
Jorge Savanguane diz
Amados, concordo plenamente com essa verdade, homens não tem poder nenhum. Só brilham quando Deus estiver trabalhando, sem ele nada podemos fazer ×@
Palavra Fiel diz
Jorge obrigado pelo seu comentário.