Lucas 20. 1 – 4
Certo dia, quando Jesus estava ensinando o povo no templo e pregando as boas novas, chegaram-se a ele os chefes dos sacerdotes, juntamente com os mestres da lei e os líderes religiosos, e lhe perguntaram: “Com que autoridade estás fazendo estas coisas? Quem te deu esta autoridade? ” Ele respondeu: “Eu também lhes farei uma pergunta: Digam-me: O batismo de João era do céu, ou dos homens? ”
Diz a Palavra de Deus que, num determinado dia, estava Jesus pregando o Evangelho ao povo, quando ali chegaram alguns líderes religiosos e perguntaram quem Lhe tinha dado autoridade para estar fazendo aquelas coisas.
Jesus respondeu com outra pergunta, qual seja, quem teria dado autoridade a João para batizar, Deus ou as pessoas?
Então os líderes começaram a raciocinar sem saber o que dizer, pois, entendiam que, caso dissessem que foi Deus, Jesus imediatamente indagaria os motivos pelos quais eles não creram em João e se falassem que foram as pessoas, aquela multidão que ali estava os apedrejaria, uma vez que aquela gente acreditava que João era profeta.
Sendo assim, preferiam dizer que não sabiam quem tinha dado autoridade a João para batizar.
À luz dessa resposta dada pelos líderes religiosos, Jesus, então, disse que também não diria com que autoridade Ele fazia aquelas coisas.
O que estava acontecendo era que aqueles homens queriam expor Jesus, na medida em que fizeram aquela pergunta esperando que Ele respondesse que a Sua autoridade tinha vindo do Senhor, ou seja, que Ele era o Filho de Deus, para o acusarem de blasfêmia e levá-Lo a julgamento.
Entretanto, Jesus percebendo a armadilha respondeu com uma pergunta que os deixou em situação desconfortável e conseguiu jogar por terra o intuito daqueles homens de prejudicá-Lo.
Esses versos falam da motivação, dos homens em tentar prejudicar a Jesus, de autoridade, de Jesus ao ensinar e pregar o Evangelho ao povo, mas fala, também, da Sua percepção, de conseguir identificar o que aqueles homens estavam pretendendo, realmente, com aquela pergunta.
Se formos ao dicionário para verificar o significado da palavra perceber, vamos encontrar conhecer, entender, compreender e foi isso que Jesus conseguiu fazer, entender o que estava acontecendo.
Porém, precisamos ter a perfeita noção que, na maioria das vezes, não é nada fácil conseguirmos o entendimento do que está acontecendo, pois as reais intenções do inimigo não são postas na mesa de uma forma clara, pelo contrário, vem através de subterfúgios, de atitudes que nos levem a olhar para outro lugar, que tirem a visão da intenção real e, então, muitas vezes, somos ludibriados e tomamos decisões equivocadas, falamos aquilo que não deveríamos, damos respostas equivocadas, tomamos caminhos que não deveriam ser tomados, por conta de não termos tido entendimento real do que estava acontecendo.
Então o que fazer se não temos a sabedoria de Jesus, e se, como dissemos, não é conseguirmos perceber determinadas coisas?
Evidentemente, esta é uma resposta muito difícil, pois não existe uma fórmula mágica, um manual que nos ensine a perceber as coisas, uma receita pronta que facilite tudo para nós, mas escolher bem as nossas amizades, estabelecer alguns limites para os nossos relacionamentos, criar algumas regras pessoais de convivência, de lugares onde vamos, podem ajudar muito, pois ao fazermos isso estaremos estabelecendo critérios e limites para a nossa vida que, sem dúvida, por si só, nos afastarão de muitos perigos que estaríamos correndo, caso não fizéssemos.
Deixar a vida simplesmente acontecer e seguir o seu curso não é uma decisão adequada, pelo contrário, estará nos expondo a perigos sobre os quais não temos poder.
Sendo assim, o melhor é dar uma ajuda para nós mesmos e fazer uma seleção daquilo que é melhor para nós.
Isso não é tão difícil, já que temos o discernimento necessário para tomar tal decisão.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Elvis Filho diz
Amém !
Glória a Deus.
Marcio Motta diz
Elvis obrigado pelo seu comentário.
Lidyane diz
Irmão Márcio Motta, você é uma benção!!! Que palavras maravilhosas. Deus te abençoe sempre, vc e sua família!!
Marcio Motta diz
Lydiane muito obrigado. Fico que feliz que os nossos textos estejam abençoando a sua vida.