Provérbios 20 – 24
Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor. Como poderia alguém discernir o seu próprio caminho?
Um dos maiores problemas que o ser humano enfrenta nos dia de hoje é a preocupação constante com tudo o que acontece em sua volta.
O homem se preocupa com o dia de amanhã, com o que vai comer, com o que vai vestir, com os filhos, com a família, com o dinheiro para pagar as suas contas, com o trabalho, enfim, se analisarmos bem o homem passa a maior parte do seu dia trocando de preocupação, isto é, quando uma determinada coisa que o estava incomodando se resolve, ele já coloca outra no lugar.
Evidentemente isso faz com as pessoas vivam estressadas e infelizes, na medida em que ninguém é de ferro e viver dessa forma não faz bem a quem quer que seja.
“Leia também: O terrível medo de fracassar”.
Entretanto, se analisarmos friamente a vida das pessoas, realmente é muito difícil não se estar preocupado com alguma coisa, já que vivemos um tempo difícil sob todos os aspectos e não podemos fugir de determinadas coisas.
Então, dentro desse contexto, gostaríamos de chamar a atenção para o contido no versículo tema desse artigo, que está nos dizendo que se é o Senhor que possui o controle de tudo, que comanda os nossos passos, como, então, achamos que podemos entender a nossa vida.
“Não deixe de ler: Versículos bíblicos para combater a ansiedade”.
O ser humano tem a necessidade de controlar tudo aquilo que acontece à sua volta, inclusive o que é impossível para ele, e como não possui o poder de ter tudo sob o seu controle, acaba sendo dominado pela preocupação, ou seja, como ele não tem ingerência em determinadas coisas, acaba sendo dominado por esse sentimento e, então, fica sofrendo por coisas que não aconteceram e podem nem acontecer.
O que o versículo está nos dizendo é que não conseguiremos entender tudo aquilo que acontece em nossas vidas e, sendo assim, devemos confiar que Deus sempre estará fazendo o melhor por nós e que, no seu devido momento, as coisas se tornarão mais claras para nós e conseguiremos entender que os acontecimentos tinham os seus propósitos.
“Sugerimos: Muita gente acha que o sucesso é fruto do acaso”.
Isso é fácil? É claro que não. Sendo assim, resolvemos colocar nesse artigo algumas razões para que nós não nos preocupemos tanto com as coisas e que, com certeza, nos ajudarão em nossa caminhada. Em Mateus 6.34, está escrito: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” A Palavra de Deus está nos dizendo para que vivamos um dia de cada vez e não fiquemos sofrendo com aquilo que não sabemos se irá acontecer ou não.
Em Mateus 6.33, está escrito:” Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Quando somos dominados pelo sentimento da preocupação acabamos não conseguindo ver as prioridades e aquilo que Deus deseja de nós.
“Seria bom ler: Confia no Senhor e descanse”.
Em Mateus 6. 31 e 32 está escrito:” Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas. A preocupação demasiada demonstra total falta de fé, e pior, demonstra que achamos que temos condições de resolver todos os nossos problemas e não temos, sem a ajuda de Deus não temos a menor condição de sobreviver.
Precisamos entender que em nossa vida existem coisas que estão ao nosso alcance resolver e precisamos fazê-lo, já que ninguém fará por nós.
Em contrapartida existem outras que fogem ao nosso controle e até ao nosso entendimento. Com relação a estas, de nada adiantará morrermos de preocupação, já que isso não ajudará em nada.
Sendo assim, o que devemos fazer, quando enfrentamos situações como essas, é confiar em Deus, que no Seu devido tempo nos permitirá entender porque determinadas coisas aconteceram ou estão acontecendo.
“Leia também: As lutas do dia a dia”.
Para terminar gostaria de deixar, para você que está lendo esse artigo, o contido no Salmo 37, vercículos 23 a 25, que diz: “O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada; ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão. Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão.”
Pense nisso.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Gisislene diz
Gostei muito do artigo. Serviu muito para refleção. Adorei.
Marcio Motta diz
Gisilene fico feliz que o texto tenha edificado a sua vida.
jailson diz
Muito bom saber que Deus se preocupa com a gente e está sempre suprindo nossas necessidades. Deus o abençoe meu irmão Márcio Motta.
Marcio Motta diz
Prezado Jailson é muito bom mesmo. Obrigado pelo seu comentário