Portanto, ó nação de Israel, eu os julgarei, a cada um de acordo com os seus caminhos; palavra do Soberano Senhor. Arrependam-se! Desviem-se de todos os seus males, para que o pecado não cause a queda de vocês. Livrem-se de todos os males que vocês cometeram, e busquem um coração novo e um espírito novo. Por que deveriam morrer, ó nação de Israel? Pois não me agrada a morte de ninguém; palavra do Soberano Senhor. Arrependam-se e vivam!(Ezequiel: 18. 30-32).
Deus se dirige ao povo de Israel, através do profeta Ezequiel, dizendo que se um homem ruim parar de pecar, obedecer às leis de Deus e passar a ter outro comportamento fazendo o que é bom e correto, certamente, não morrerá, uma vez que todos os seus erros serão perdoados e viverá porque passou a fazer aquilo que é bom.
Entretanto, se um homem bom passar a fazer as coisas erradas, deixando de praticar coisas boas e passar a praticar o mal, aquilo que ele fez de bom não será levado em consideração e ele morrerá por conta dos seus pecados.
“Você deveria ler também: Ouvir pode mudar a sua vida”
Continua afirmando que o povo acha que isso não está correto, porém assegura que não existe erro algum, já que quando alguém com o comportamento correto deixa de ser assim, passando a fazer o mal, morre pelas coisas ruins que fez.
“Leia também: Você acredita que pode ser curado por Jesus?”
Já quando um homem ruim interrompe o seu ciclo de maldades e passa a fazer o bem e o que é correto, ele está salvando a sua vida, porque ele conseguiu entender que aquilo que fazia não estava certo e parou de pecar e, por conta disso, não vai morrer.
Esse texto é muito controverso, principalmente porque a grande maioria das pessoas entende que os erros anteriores das pessoas que eram ruins não devem ser esquecidos e afirmam que é muito fácil fazer um monte de coisas erradas e depois se arrepender e ser salvo e, em contrapartida, no caso das pessoas que eram boas e agora não são, o seu passado bom não pode ser esquecido assim de uma forma completa e que deve ser levado em consideração.
“Não deixe de ler: A decepção não pode acabar com a nossa esperança”
Em primeiro lugar, precisamos ter em mente que Deus, em momento algum, está dizendo que as pessoas que eram más não devam se responsabilizadas pelos erros que cometeram, ou seja, as consequências acontecerão, por exemplo, se alguém cometeu algum crime deverá pagar pelo seu erro frente à sociedade.”
“Outra ótima leitura seria: Eu adoro ouvir a minha voz”
O que Deus está dizendo é que as pessoas devem se arrepender de seus pecados e procurar mudar o seu comportamento como um todo, já que em não fazendo isso serão destruídas pelos seus erros.
Entretanto, a mensagem mais importante de todo esse texto é que Deus quer que todas as pessoas vivam, Ele não quer que ninguém morra e a receita é uma só, que o pecado seja interrompido.
O contexto desses versos é que povo de Judá acreditava que estava sendo penalizado por erros de seus antepassados e não por aqueles que eles estavam cometendo, então, Deus se dirigiu a Ezequiel para que esclarecesse àquelas pessoas que o pecado é pessoal, que ninguém seria responsabilizado pelo erro do outro, isto é, a justiça do Senhor é feita de forma individual.
É bom que esclareçamos que o contrário também acontecia, isto é, pessoas perversas que achavam que não seriam responsabilizadas por conta de ancestrais justos.
O texto, muito embora pareça complicado não é, pelo contrário, é muito simples. O que Deus quer de nós é que tenhamos um comportamento correto, que não façamos coisas erradas, que sejamos pessoas boas e não ruins, que abandonemos todo o mal que, por ventura, estejamos cometendo, que nos transformemos através do arrependimento sincero e busquemos um caminho novo para as nossas vidas.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os artigos do blog em sem e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Elvis Filho diz
É verdade !
Glória a Deus.
Marcio Motta diz
Amém Elvis. Obrigado pelo seu comentário.
Anastancio pedro diz
Agradeco a Deus pela inspiracao em meu irmao re porque ressuscitou um novo espirito em mim, gloria a Deus que te abencoe e te inspire cada vez mais.
Marcio Motta diz
Anastâncio ficamos felizes com o fato de a mensagem ter edificado a sua vida.
Valeriana diz
Muito bom , vou imprimir e destribuir para o grupo que lidero na igreja
muito obrigada.
Valeriana
admin diz
Valeriana que bom que você gostou. Obrigado pelo seu comentário.
Fátima diz
Que maravilhoso entendimento, eu estava precisando desta explicação, que Deus esteja abençoando sempre essa pessoa.
Marcio Motta diz
Prezada Fátima ficamos felizes que o artigo lhe tenha ajudado.
re diz
Ultimamente lemos e ouvimos muito sobre as profecias e os acontecimentos.
Ouço muito dizerem a tribulação vai ser de 3 anos e meio depois mais 3 e 1/2. Todos estamos tão engajados nas nossas vidas quotidianas que nem conseguimos mais enxergar o que realmente está acontecendo. Todos absorvidos e enterrados em contas, dívidas, carreira, promoção, desemprego, saúde (pois que com tudo isso a saúde sofre), e em meio a todo esse caos atenção pra família, amigos, ser socialmente aceitável. Falo isso com conhecimento de causa e não como alguém que não andou nesse barco.
Mas estando agora n’outro barco, vejo como isso tudo não é real, somente a operação do adversário. Não passa de um mecanismo para que os filhos de Deus continuem a andar em conformidade enquanto ele (o adversário) executa seu plano de tentar eliminar os filhos de Deus. Como quando colocamos o bico de uma galinha numa linha e ela segue e não sai da linha, essa é a imagem que vem na minha mente. Não é menosprezando ninguém, mas a alusão é totalmente correcta. O adversário usou de muitos mecanismos (hipnose, alimentação, economia, sociologia, psicologia, remédios, educação, entretenimento, música, artes, tecnologia….) e truques para chegar até a esse ponto, onde ele “tem controle” dos filhos de Deus. Como se estivéssemos todos amarrados pelo sistema. E assim ele também se faz parecer para os mortais como se fosse semelhante a Deus em poder, pelo seu controle actualmente.
Contudo Deus não precisa de economia, nem de hipnose, nem de alimentação, nem de sociologia de nenhum artifício para está no controle. Ele sempre está e eternamente estará no controle. Deus é o verdadeiro e único Poder, Ele é Justo e Verdadeiro. E é essa a principal razão para o adversário nos manter tão ocupados. Pois ele sabe se os filhos de Deus acordarem e verdadeiramente clamarem, Ele atenderá imediatamente e será menos uma alma para o enganador.
Estamos todos tão mergulhados nesse mundo (coisa que Ele nos falou para não fazer) que não vemos que já estamos na tribulação e tem muitos ainda se perguntando
sobre o início dela. Sangue demais está sendo derramado na terra sistematicamente. Isso dos crimes de guerra, das invasões, das guerrilhas, dos acidentes, da violência, dos crimes civis, dos crimes de magia, dos massacres, dos torturados….São tantas as formas de violências criadas para terminar com a vida do próximo. Crimes civis hediondos, mãe mata filho, avó mata filho, filha mata pai!! Isso são comportamentos completamente desumano e irracionais. Certeza estarmos na tribulação e mais certeza de estarmos no fim dela.
A fé é um poder que vem de Deus, mediante a graça recebida. Não terá fé se não obtiver a graça. Hoje é impossível estar vivo e sem pecado nessa Sodoma que vivemos. Eu, antes, quando estava nesse barco, me entendia como uma pessoa de fé e boa. Hoje sei que só um é Bom que é Deus, Ele me mostrou como aquela fé era somente vaidade, comparado a um simples pensamento positivo para obter alguma coisa. Exemplo, orando para que ganhasse aquela promoção. A fé é muito mais profundo, é estar de cara com a morte e saber com convicção que Aquele que te fez, o Maior de todos, nosso amado Altíssimo está com você e não se abalar. Não quero de maneira alguma ofender a fé de ninguém aqui, que fique claro que a minha única intenção é alertá-lo para todas essas variáveis e com sincero sentimento desejo que todos aproximem-se mais de Deus, pois Ele é Maravilhoso, Misericordioso e puro amor.
Dê seu tempo a Deus, peça Sua misericórdia, clame por Jesus e Ele virá salvá-lo. Ore todos os dias fervorosamente. Orar é um ato belíssimo. Orar para Deus, glorificar Seu Santo Nome, Louvar Seu Poder eterno. Ele nutre, nos mostra o grandioso amor que nos deu e nos dá uma força que não é desse mundo, para suportar coisas inimagináveis. Ele é muito maior que nossa compreensão, por isso lembremo-nos do Sua Grandiosidade e reverenciemos ao nosso amado e verdadeiro Pai. O adversário e todos que estão com ele sabem do Poder de Deus e estremecem em pensar na Sua Revelação, pois sabem que desta vez é eternamente, por isso estão cada vez mais violentos.
É por isso que a nossa fé tem que ser fortalecida e não enfraquecida por inúmeros cultos pagãos. A Bíblia é clara, Deus é Reto e Verdadeiro, não cultuem outros deuses, não glorifiquem a mais ninguém além Do Deus. Nosso inteiro louvor é para Deus, não louvamos a Maria, não louvamos a Agostinho, não louvamos a Antônio etc….Oramos somente a Deus em nome de Jesus. Não vos deixem enganar acreditando que a hora da missa é suficiente. Deus não quer obrigação, Ele quer os filhos inteiro de volta. Se orar em casa com fervor e amor em família, talvez seja ainda melhor.
Que Deus me ajude a achar corações para essas palavras e novos filhos acordem e busquem verdadeiramente a Deus e se aproximem dEle. Que a Paz de Deus que nos foi dada por Jesus Nazareno, nosso amado, seja com todos vocês.
Marcio Motta diz
Prezado Reinaldo muito obrigado pelo seu comentário.