Infelizmente muita gente não sabe muito bem como funciona as operações de crédito (empréstimos) que os bancos oferecem. Uma operação de crédito se configura toda a vez que alguém utiliza recursos financeiros oferecidos pelos bancos ou financeiras, ou seja, acontece quando um banco ou financeira empresta um determinado valor para o cliente usar e devolver num prazo determinado e, evidentemente, estas instituições cobram comissões, juros, tarifas, tributos, e por aí vai, por isto.
“Leia também: Guia Financeiro: Casamento sem problemas nessa área”.
Quando o juro é chamado de pré-fixado, significa que cliente fica sabendo o valor das prestações no ato da contratação do crédito e, é chamado de pós-fixado, quando você fica sabendo somente quando dos vencimentos das prestações, em virtude de estarem vinculados ou atrelados a indexadores que variam mensalmente, tais como TR, TJLP, por exemplo.
“Leia também: Versículos bíblicos sobre dinheiro”.
Geralmente nos empréstimos de curto prazo as taxas são pré-fixadas e nos de longo prazo são pós-fixados.
Como dissemos os bancos e financeiras cobram, além das taxas de juros, tarifas quando deferem operações de crédito, sendo assim é de suma importância você saber em quanto monta este total, pois o custo financeiro é a soma de tudo aquilo que lhe é cobrado e não somente os juros, além de quando estas tarifas serão cobradas, pois em alguns empréstimos pode acontecer na contratação da operação, em outras durante a vigência do contrato e, em algumas, ocorre quando o correntista decide liquidar o seu saldo devedor de forma antecipada.
“Não deixe de ler: Conselhos de Deus a respeito do dinheiro”.
Outra coisa que deve observada é que algumas instituições financeiras oferecem a possibilidade da contratação de seguros em operações de crédito, o que é opcional para o cliente, para o caso de, caso ocorra alguma fatalidade durante a vigência do contrato, a dívida seja liquidada. Nestes casos, geralmente, é oferecida a possibilidade de diluí-lo nas parcelas mensais, para isto verifique, com muita atenção, as condições contratuais, pois, como dissemos o custo financeiro da operação não se limita somente as taxas de juros, existem outras despesas que, geralmente, ficam em segundo plano no ato da contratação da operação.
Entretanto, o mais importante quando você vai contratar um crédito, é ter a plena consciência de algumas coisas:
- O motivo pelo qual você está tomando o crédito;
- O valor envolvido na operação;
- Os encargos financeiros que estão sendo cobrados;
- O tempo da operação de crédito;
- O valor da prestação que você irá desembolsar;
Somente depois de você ter a certeza destes itens é que conseguirá escolher a linha de crédito que melhor irá atendê-lo.
“Sugerimos: Mais conselhos de Deus a respeito do dinheiro”.
Também é muito importante saber-se a diferença entre empréstimo e financiamento. Empréstimo é uma operação de crédito na qual o cliente utiliza o recurso da maneira que melhor lhe convier. Podemos citar como exemplos, o cheque-especial, o crédito direto ao consumidor, o crédito consignado com desconto em folha, e outros. Financiamento é a operação de crédito utilizada para a compra de um bem ou serviço. Os exemplos mais comuns são financiamentos para veículos e o imobiliário. Normalmente os empréstimos possuem taxas pré-fixadas e os financiamentos taxas pós-fixadas.
A pergunta que fica no ar é quando devemos utilizar o crédito. A primeira coisa que deve ficar muito bem esclarecida é que você somente deve se utilizar de empréstimos quando, realmente, precisar muito. O Brasil possui uma das maiores taxas de juros do mundo, sendo assim, jamais se utilize de empréstimos para jogar no consumo, somente em casos de emergências, imprevistos, é que se deve recorrer a este expediente.
“Leia: Como fazer um orçamento”.
Já o financiamento tem uma conotação um pouco diferente, pois, geralmente, está ligado à realização de um sonho, como a casa própria ou um carro novo, por exemplo. Neste caso vale à pena se estudar, porém com os cuidados que recomendamos acima, e tendo uma coisa muito importante em mente, o montante máximo de sua renda que você pode comprometer com empréstimos e financiamentos são de, no máximo, 30%, caso você venha a ultrapassar este limite, com certeza terá problemas para saldar o seu saldo devedor.
Finalizando este artigo, gostaríamos de voltar a enfatizar que no Brasil o dinheiro custa muito caro, como dissemos temos uma das maiores taxas de juros do mundo, sendo assim, você deve pensar muito antes de pegar um empréstimo ou financiamento, comprar à vista sempre é o melhor remédio, porém se não tiver alternativa esperamos que este texto lhe ajude no momento da decisão.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
hermes purse replica diz
Superb, what a webpage it is! This webpage ALGUMAS DICAS SOBRE EMPRÉSTIMOS gives helpful facts to us, keep it up.
Marcio Motta diz
Muito obrigado pelo seu comentário
Thora Labre diz
this is absolutely wonderful, i was wanting for exactly this info. many thanks for this, i really hope to see much more from you