Peço-lhe que faça uma experiência com os seus servos durante dez dias: Não nos dê nada além de vegetais para comer e água para beber. Depois compare a nossa aparência com a dos jovens que comem a comida do rei, e trate os seus servos de acordo com o que você concluir. (Daniel 1:12-13)
Os versículos tratam de uma história conhecida.
Nabudonosor, rei da Babilônia, invadiu Jerusalém, tomou a cidade e depois disso determinou que fosse trazido jovens sem defeitos físicos, de boa aparência e que dominassem vários campos de conhecimento e que deveriam ser treinados por três anos para servir no palácio do rei depois desse prazo, além de que eles deveriam aprender a língua e a literatura dos babilônios.
“Leia também: Deus não é um ser imaginário”.
O rei, então, determinou que fosse servida a eles uma porção diária de comida e de vinho, da própria mesa real.
Daniel, entretanto, decidiu não comer ou beber e pediu ao chefe dos oficiais que o liberasse desse compromisso.
O chefe ponderou que não poderia fazer isso, porque estaria desobedecendo às ordens do rei e poderia ser morto, além do fato de que eles ficariam fracos ao não se alimentarem.
Então, Daniel lhe faz a proposta constante no versículo tema desse artigo, de comer apenas vegetais e, após um determinado tempo, que fosse feita uma comparação entre ele e os outros que comiam a comida do rei.
O chefe, então, concordou.
“Você também pode ser: Eu sou a videira verdadeira”.
O que gostaríamos de trazer à nossa reflexão nesse artigo é que Daniel não transigiu com a vontade do rei.
E o que é transigir? É deixar de lado a opinião própria para se conformar com a alheia, ou seja, é violentar os nossos valores e aderir ao comportamento de outros.
E por que transigimos? Por diversos motivos, por pressão, como a que estava sofrendo Daniel, por queremos realmente levar vantagem, pelo fato de relativizarmos as coisas e acharmos que o certo e o errado depende do prisma que é olhado.
Enfim, os motivos são vários, porém o mais importante é que não podemos transigir com determinadas coisas por motivo nenhum.
“Sugerimos que você leia também: Não se deixe enganar por palavras tolas”.
Vivemos um tempo em que as pessoas parecem ter medo de se posicionar, de mostrar aquilo que pensam, de discordar da maioria, e, então, vão entrando no jogo que está sendo jogado e, muitas vezes, ou na maioria das vezes, o jogo jogado é uma farsa, uma mentira, é desonesto.
E quando caem na realidade, já estão tão enredadas pelo sistema que já deixaram de ser quem eram e se tornaram iguais àquela maioria, simplesmente porque abriram mão de seus valores.
“Leia também: Existem pessoas que só pensam em levar vantagem”.
É evidente que todos aqueles que agiram, ou estão agindo assim, irão se arrepender amargamente das escolhas que fizeram ou da falta de coragem de assumir um posicionamento.
Porém, a única forma de mudar esse quadro é tomando a decisão de voltar aos velhos hábitos, àqueles que nos foram ensinados e se perderam em toda essa confusão.
Para finalizar, gostaríamos de enfatizar que nunca é tarde para voltarmos atrás, mesmo que achemos que não dá mais.
Entretanto, isso somente acontecerá, a partir do momento que reconheçamos que estamos no caminho errado e tomemos a decisão de nos libertar desse sistema que deixamos nos engolir.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Lyah diz
Eu estou passando exatamente por este momento, mas somente dentro da igreja.
Estou com medo de me posicionar, apesar de ouvir Deus falar ao meu coração..(não temas eu sou contigo)…( Se posicione)
Eu ainda sinto medo, insegurança de falar tudo aquilo que o Senhor me revela e me manda falar.
Tenho a sensação de que ao mesmo tempo que falam pra gente fazer o que Deus manda, quando chega a hora de fazer…eles não aceitam que façamos, pq não está de acordo com o sistema deles….(ou seja mesmo Deus falando com vc através da palavra, te ordenando a fazer confirmando com outra palavra, te dando a visão)…ainda sim se não tiver encaixado ou embasado no “sistema religioso”…não é pra fazer….só é pra fazer se estiver de acordo com os pensamentos do “tal a frente”.
Sou ungida a missionária, faco alguns trabalhos de rua com mendigos, Deus me puxa muito pra isso, eu amo fazer isso…me dedico ao máximo….tenho dom de louvar, prego a palavra de Deus em outras igrejas..pela a misericórdia do Senhor…Deus me usa.
Me envolvo com os trabalhos da igreja sempre com bons resultados.
Mas quando é pra falar sobre os projetos que Deus me revela para que a igreja cresça…me sinto oprimida pra falar, me sinto triste, tenho medo…muitas das vezes eu entrego a profecia, mas sinto uma certa rejeição, com palavras ainda não temos obreiros capacitados…..aí o Senhor me mostra a maneira de capacitar…mas ainda sim…sinto que não recebem.
E diante disso, vou recuando…ficando aprisionada num Sentimento de invalidez.
O que quero dizer aqui…é que este esboço me ajudou muito…todos os dias leio um assunto e viu abrindo outros ..vou fazendo o download, pra ler depois quando não tenho tempo.
E hj foi gratificante mesmo.
Deus abençoe MARCIO MOTA.
Isso tbm é uma missão sua, alcançar vidas ESPIRITUAIS com a palavra de Deus através desta página.
Que o Senhor continue se revelando a vc.
Pois conheço a história de Daniel, e nunca tinha visto desta forma estes versículos.
Um abraço…Deus abençoe.
Marcio Motta diz
Lyah fico muito feliz que o texto tenha edificado a sua vida. Não tenha receio de se posicionar, continue em frente, deixando Deus te usar.
hugo diz
eu ouvi dizer que em alguns casos em que o homem não se encontra arrependido o ser humano só precisa ir como esta, que o trabalho do espirito santo na vida daquele homem causará o arrependimento.
por isso que chamam de Deus do impossivel.
Marcio Motta diz
Hugo o homem para chegar até Deus tem de se arrepender sinceramente dos seus pecados.
hugo diz
agora finalmente entendi!
não importa quão difícil a situação tenha se tornado, quão distante de deus o homem tenha ficando nunca é tarde, ou seja sempre existe uma possibilidade por mais ínfima que seja.
Marcio Motta diz
Isto mesmo Hugo, Deus é bom, e está sempre a espera de que o homem se arrependa e se posicione.Obrigado pelo seu comentário.