Tiago: 4.13-16
Atendei, agora, vós que dizeis : Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instantes e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna. Portanto, aquele que sabe fazer o bem e não o faz nisso está pecando.
Dia deste encontrei um amigo que não via há alguns anos. Nos conhecemos, eu e esta pessoa, há, aproximadamente, uns vinte cinco anos.
Há uns dez anos, mais ou menos, esta pessoa teve um revés em sua vida profissional e, a partir daí, ele se abateu muito, passando a conduzir seu futuro, nesta área, de forma completamente desanimada.
Após dois anos sem nos ver, voltamos a nos encontrar e, infelizmente, nada mudou para ele.
O desânimo continuava latente, a conversa era a mesma a respeito do problema que tinha acontecido , ou seja, após dez anos esta pessoa não tinha conseguido se recuperar.
“Sugerimos uma ótima leitura: Deus age onde você não tem condições de agir”.
Estou contando esta história para abordar um aspecto somente.
Poderíamos nos prender no fato de ele, após todo este tempo, não ter conseguido se recuperar.
Poderíamos falar da atitude injusta para com ele, pois tenho a plena convicção que foi injusta, mas vamos nos ater no fato de ele ter desistido, completamente de suas pretensões.
Isto mesmo, como qualquer pessoa, este meu amigo, queria continuar crescendo, caminhando para cima e, de um momento para o outro, suas pretensões foram interrompidas e ele, até hoje, não conseguiu se recuperar.
E o que é ter pretensão? É o ato de aspirar alguma coisa, porém a pretensão pode estar diretamente ligada ao orgulho, a vaidade.
Vocês já ouviram a respeito de alguém dizer, tipo assim, que fulano e pretensioso.
Quando isto é dito, está se comentando que alguém é vaidoso, é presunçoso.
Mas vocês devem estar pensando. Não concordo. Eu ter pretensão de ter alguma coisa, é perfeitamente legítimo, não significa que sejamos orgulhosos, vaidosos.
Como já dissemos, não há nada de mais querer algo, possuir algo, ter a pretensão de crescer no emprego, como o meu amigo.
Quem está pensando assim está com toda a razão.
Porém existem duas formas de se pretender alguma coisa.
Uma é de maneira humilde e a outra arrogante.
O versículo 16 faz alusão à segunda forma “Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões”.
“Outra ótima leitura seria: Administrar as coisas ruins e curtir as boas é o segredo da vida”.
Se fizermos uma pesquisa e perguntarmos a cada uma das pessoas se suas pretensões são arrogantes ou humildes, temos a plena certeza que a totalidade das respostas será de que as pretensões são humildes.
Estariam mentindo? É claro que não, pois é isto mesmo que sentimos.
Que nossas pretensões se tratam de um direito legítimo, de uma aspiração perfeitamente normal e não tem nada a ver com arrogância.
Então, gostaríamos de chamar a atenção para o contido nos versículos 13, 15 e 16:
“Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos uma ano, negociaremos, e teremos lucros, vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.
Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões”.
“Leia também: Promessas de Deus podem ser condicionais ou incondicionais”.
O que o texto está nos dizendo, de forma muito clara, é que o simples fato de fazermos nossos planos sem consultar a Deus, já torna as nossas pretensões arrogantes.
A Palavra de Deus está nos dizendo que, antes de qualquer coisa, devemos nos submeter a vontade de Dele.
Vejam que no versículo 13 o texto aborda que aqueles que estão fazendo planos, que estão viajando nos seus sonhos, não deveriam agir assim, deveriam agir de forma diferente, e o versículo 15 diz como.
Deveriam se submeter à vontade de Deus e, se for da vontade Dele, continuaremos vivendo, e , aí sim, faremos o que estamos planejando.
No versículo 16 Ele afirma que, entretanto, estamos nos envaidecendo das nossas arrogantes pretensões.
“Leia: Infelizmente algumas pessoas não mudam”.
Então está muito claro que, aquele que faz planos sem consultar a Deus, que não se submete à Sua vontade, está agindo de forma arrogante, vaidosa, e a notícia ruim é que o versículo 16 nos diz que toda a vaidade semelhante a esta é maligna.
Alguns textos da Bíblia mostram que a arrogância, a soberba, o orgulho, nos levam a um caminho de destruição, de humilhação, de declínio, além de nos trazer castigo.
Vejamos Provérbios 29.23: “A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra”.
Provérbios 18.12: “ Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade”.
Provérbios 16.5: “Abominável é ao Senhor todo o arrogante de coração, é evidente que não ficará impune”.
“Sugerimos: Soberba não é privilégios de alguns”.
Os versículos acima nos mostram que as nossas arrogante pretensões, nos tornam pessoas orgulhosas, soberbas, vaidosas, pretensiosas e nos mostram, principalmente, que aos olhos de Deus as pessoas arrogantes não são aquelas que nós imaginamos.
Sendo assim, gostaríamos de colocar para reflexão algumas perguntas: Você tem consultado a Deus sobre os seus planos?
E quando dizemos planos estamos falando de modo geral, no trabalho, na sua empresa, na sua vida conjugal, ou seja, nos seus projetos de vida, antes de qualquer coisa, você busca o direcionamento de Deus?
As respostas estão na mente de cada um de nós, porém colocar Deus em segundo plano não é uma boa estratégia, não existe nenhuma razão para deixamos Deus de fora, não existe nenhuma justificativa para agirmos como se Deus não existisse.
E o mais interessante é que a Palavra está nos dizendo que Ele quer participar, Ele não quer que fiquemos sozinhos.
Nós é que O excluímos , nos esquecendo que Ele poder reorganizar todo o nosso planejamento, se for de Sua vontade.
Nós, às vezes, agimos, assim, até sem intenção, agimos sem premeditação, porém deixamos Deus de lado, na maioria das vezes, e quando a coisa aperta, aí sim, nos voltamos para Ele.
Por isto, mesmo sem querer, não exclua o Senhor do seu planejamento, pelo contrário, coloque-O em primeiro lugar, e você se surpreenderá com as coisas que Ele tem preparado para você.
Pense nisso e deixe seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
bestdatingsitesnow.com diz
you’re actually a excellent webmaster. The site loading speed is incredible.
It kind of feels that you are doing any distinctive trick.
In addition, The contents are masterwork. you have performed a magnificent
job in this matter!
Palavra Fiel diz
Obrigado pelo seu comentário
Yellow Spin diz
You have observed very interesting points ! ps nice web site . “Loneliness seems to have become the great American disease.” by John Corry.
Dorothy Ciccone diz
It’s a matter that is certainly close to my heart. Cheers!
Click Lead Profit diz
We loved your website so much we added it to our sites to visit list at http://www.usbhubreview.net/sites-we-like Complete the FREE offer to make it permanent.
brand marketing diz
Enjoyed your post, I was searching for an inflatable water slide and came across your post. I value your point of view. Keep in mind when you write your next article that it may be good to visit my site moonwalker for some interesting points of view when it comes to a moonwalker inflatable bouncy castle and obstacle course. I will visit again soon. Keep up the good work.
totomix diz
You post great articles. Bookmarked !
palavrafiel diz
What do yoy think? The article is good or no? Thanks for you answer.