Filemom: 1.10-12
Apelo em favor de meu filho Onésimo, que gerei enquanto estava preso. Ele antes lhe era inútil, mas agora é útil, tanto para você quanto para mim. Mando-o de volta a você, como se fosse o meu próprio coração.
Para que possamos entender esses versículos precisamos contextualizar a história.
Filemon era provavelmente um membro rico da Igreja de Colossos e Onésimo seu escravo.
Ocorre que, num determinado dia, Onésimo roubou o seu patrão e fugiu para Roma, lá conheceu Paulo e se converteu aceitando Jesus como seu salvador.
“Leia também: A fragilidade da vida”.
Então Paulo escreve à Filemon pedindo para que ele o perdoe e o aceite de volta, porém faz uma ressalva que o homem que estava voltando não era o mesmo que tinha fugido da sua presença, não era mais o escravo que o tinha roubado, era um irmão em Cristo.
Paulo usou de habilidade para que Filemon aceitasse o seu pedido, porém para ele que tivesse êxito em sua solicitação seria necessário que aquele homem jogasse por terra as barreiras antigas e as novas que o separavam de Onésimo.
E que barreiras seriam essas: As antigas residiam no fato de ele ser senhor e Onésimo ser um servo e as novas passaram a existir a partir do momento da fuga e do roubo.
E é disso que gostaríamos de falar nesse artigo, das barreiras que existem entres as pessoas e que impedem que elas se entendam, que tenham um relacionamento sadio, que caminhem juntas na busca do mesmo objetivo, que sejam amigas, enfim, todo e qualquer empecilho que cause a separação ao invés da unidade.
Existe uma quantidade imensa de coisas que podem fazer isso, o preconceito, a inveja, a falta de perdão, o ódio, a raiva, o ciúme, o desprezo, a mágoa, o orgulho, a dúvida, o dinheiro, o idioma, a distância, o tempo, enfim, se fôssemos colocar tudo o que pode causar barreiras entre as pessoas este artigo ficaria tão grande que precisaria muito tempo para ser lido.
“Sugerimos que você leia também: Fomos comprados por alto preço”.
E é isto justamente que Paulo está pedindo a Filemon que quebre as barreiras existentes entre ele e Onésimo e é o que Deus quer de cada um de nós, que joguemos por terra todo e qualquer impedimento que esteja nos separando de alguém e passemos a ter um novo tempo com essa pessoa.
“Você também pode ler: A satisfação doentia com a desgraça alheia”.
Sabemos que em muitos casos não é uma tarefa simples, pois tendo em vista a falta cometida, o erro praticado, é muito difícil esquecer, perdoar e reatar um relacionamento que já não existe.
Entretanto, é isso que Deus quer de nós, por mais difícil que seja precisamos entender que este é o caminho, não dá para ter um relacionamento com Deus com um coração cheio de mágoa e rancor.
“Uma boa leitura seria: O Reino de Deus tem as suas condições”.
Para terminar, gostaríamos de deixar dois versículos onde Jesus dá uma séria advertência a respeito desse assunto e que se encontra em Mateus 6.14-15: “Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas”.
Então, está muito claro que se nos recusarmos a perdoar aos outros também não seremos perdoados.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Alessandra Oliveira diz
Precisa disso hj. As vezes achamos que já perdoamos, porém quando se tem a primeira oportunidade tudo vem a tona. E jogamos tudo na cara um do outro. Se o perdão não for de coração de nada vai adiantar.
Marcio Motta diz
Amém Alessandra.
Ana diz
Esses emails tem sido uma bênção para minha vida.
Em nome de Jesus gloria Deus pela palavra chegar aos corações por este meio de comunicação.
Marcio Motta diz
Ana fico muito feliz que os nossos textos estejam sendo edificantes para a sua vida. Fique com Deus.
Ana diz
Ola..
Esse tema é muito importante e falou ao meu coração.
Pois tenho uma tia que está com problemas psiquiátrico por conta de barreiras que foram criadas desda infancia com a família dela em especial com uma Irmã.
Hoje foi um dia muito difícil essa minha tia teve vário surtos de nervoso,ninguém dorme desde a noite passada por causa dela.
Tenho orado pedindo a Deus que faça um milagre em na vida dela,pois ela ainda não entregou sua vida pra Deus.
Se puderem orar por ela,o nome dela é Andreia
Que olhas dela seja desvendado,e que o coração amolecido .
E que as barreiras que existe na vida dela caia por terra.Amém
Desde de já obrigada.
Marcio Motta diz
Ana tenha confiança, pois Deus é fiel e vai honrar a sua perseverança. Fique com Deus.