2 Samuel: 6. 3 – 6
Puseram a arca de Deus num carroção novo e a levaram da casa de Abinadabe, na colina. Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, conduziam o carroção com a arca de Deus; e Aiô andava na frente dela. Davi e todos os israelitas iam cantando e dançando perante o Senhor, ao som de todo o tipo de instrumentos de pinho, harpas, liras, tamborins, chocalhos e címbalos. Quando chegaram à eira de Nacom, Uzá esticou o braço e segurou a arca de Deus, porque os bois haviam tropeçado.
Diz a Palavra de Deus que Davi reuniu os seus melhores soldados, aproximadamente trinta mil homens, e foram para Judá com a finalidade de transportar a Arca da Aliança. Ela foi colocada em um carro de bois e Uzá e Aiô dirigiam o carro que transportava a Arca.
Segundo está escrito Davi e o povo de Israel cantavam louvores, tocavam harpas, liras, castanholas e pratos, durante o trajeto.
Foi então que, chegando a um campo que pertencia a Nacom, os bois tropeçaram e, por conta disso, Uzá usou a sua mão para segurar a Arca e por causa desse gesto, que representava grande falta de respeito, Uzá caiu morto ao lado da Arca e, por esse motivo, Davi ficou muito triste pelo acontecido.
Para que possamos entender o motivo da morte de Uzá, precisamos saber que a Arca somente poderia ser transportada pelos levitas, que deveriam usar varas e ela não poderia ser tocada em hipótese nenhuma já que, de acordo com a lei hebraica, esse gesto representava um grande pecado, ou seja, um homem morreu em consequência da negligência de Davi, que não teve os cuidados necessários na condução daquele processo.
Parece muito cruel que uma pessoa cheia de boas intenções tenha tido esse final, entretanto as consequências da negligência são assim, esta é uma fatura que não deixará de chegar, pois quando nos comportamos com negligência em qualquer situação, não estamos tendo o cuidado necessário na condução de alguma coisa, estamos nos omitindo no cumprimento de um ato sob nossa responsabilidade, isto é, trata-se de descuido, falta de cuidado, displicência, desatenção e seremos cobrados e responsabilizados por agir dessa forma.
O problema maior é que, muitas vezes, estamos convivendo com determinadas situações há tanto tempo que já achamos normal e, por conseguinte começamos a acreditar que nada acontecerá e que é assim mesmo, pois não estamos vendo nada de ruim acontecer, porém não existe o ato da negligência sem a consequência pertinente, esta é uma situação que não irá perdurar, isto é, negligenciarmos algo e tudo continuar bem, pois como dissemos esta é uma carta que, logo após cometido o descuido, será enviada e o correio nos entregará mais dia ou menos dia.
A intenção principal desse artigo é convidar você, que está lendo, a uma reflexão a respeito do tema que é de suma importância e que pode produzir consequências inimagináveis, pois é comum nós convivermos com muitas situações que estão sendo conduzidas com displicência e acharmos, até de uma forma bastante inocente, que as coisas ruins somente acontecessem com os outros e conosco não. É aquela história da pessoa que fuma e acha que os problemas ocasionados por esse hábito somente darão no vizinho, nele não.
Davi ficou muito triste em virtude de um homem imbuído das melhores intenções ter morrido, porém também sabia que a responsabilidade por todo o ocorrido era sua, porém nada mais poderia ser feito para trazer de volta Uzá, sendo assim, para evitarmos que venhamos a ser participantes de um processo como esse, se faz necessário que venhamos a refletir e tomar as decisões necessárias para não cair na mesma armadilha que Davi caiu.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Jackson de Oliveira Moreira diz
Boa noite! Deus continue te usando,aprendir com esse estudo.
Marcio Motta diz
Jackson fico feliz que tenha gostado.
Clarice diz
Amém e amém!
Deus é tremendo,eu estou sendo transformando para missão muito obrigado!
Marcio Motta diz
Glória a Deus por isso Clarice.
jailson diz
Paz! Estava precisando desta palavra, para tomar uma decisão. Depois de ler este post, fiquei mais tranquilo. Que Deus continue te abencoando grandemente.
Marcio Motta diz
Obrigado Jailson pelo seu comentário. Ficamos felizes que o artigo tenha lhe ajudado.
Ivan diz
I’m usually to blogging and i actually admire your content. The article has really peaks my interest. I am going to bookmark your site and hold checking for brand spanking new information.
Fletcher Tracewell diz
Great, do you have any more links so I can find further info? Thanks, Sarah
Cherrie Mosebach diz
Very decent blog post. I came across your web site and wished to state that I’ve really enjoyed perusing your site.