• Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé

Palavra Fiel

Mensagens - Artigos - Vídeos

  • Home
  • Arquivo
  • Categorias
    • Temas Bíblicos
    • Estudos
    • Reflexões
    • Finanças
    • Versículos
    • Downloads
    • Junte-se a nós!
    • Política de privacidade
  • Vídeos
    • Mensagens em vídeo
    • Finanças em vídeo
  • Quem Sou
  • Objetivos
  • Contato
Você está em: Home / Temas Bíblicos / AS PESSOAS ESTÃO VALORIZANDO MAIS O QUE SE TEM EM DETRIMENTO DAQUILO SE É

AS PESSOAS ESTÃO VALORIZANDO MAIS O QUE SE TEM EM DETRIMENTO DAQUILO SE É

14 de maio de 2015 por Marcio Motta 6 Comentários


É melhor obter sabedoria do que ouro! É melhor obter entendimento do que prata!

(Provérbios: 16.16)

Um dia deste compartilhei nas redes sociais o artigo “O importante não é que se tem, mas o que se é” e, para minha surpresa, recebi diversos comentários afirmando ser mentiroso o titulo do referido texto.

É lógico que respeito à posição das pessoas que fizeram os respectivos comentários, porém pude perceber que eles tinham como referência o comportamento da nossa sociedade de hoje.

“Você deveria ler também: Uma pessoa é respeitada em toda a parte, exceto pelos que lhe conhecem”.

As pessoas estão valorizando mais o que se tem em detrimento do que se é

Vivemos um tempo em que, infelizmente, as pessoas estão valorizando muito mais aquilo que se tem, em detrimento daquilo que se é, isto é, o caráter, valores e princípios passaram a ficar em segundo plano.

Se uma pessoa anda bem vestida, é bem articulada, demonstra possuir posses é tratada de uma maneira muito melhor do que aquele que não tem estes “atributos”, inclusive, infelizmente, até dentro das próprias igrejas.

“Não deixe de ler: Problemas realmente sérios e outros que nem tanto”.

Isto mesmo, até dentro das congregações, por vezes, podemos verificar este tipo de procedimento, a valorização de determinados membros do corpo da igreja simplesmente pelo fato de possuir posses ou alguma posição social mais elevada.

Aliás, o problema é antigo, pois na igreja de Corinto algumas pessoas reivindicavam superioridade espiritual frente às demais, simplesmente pelo fato de possuírem posição social mais elevada, obrigando a Paulo fazer uma intervenção severa contra este tipo de situação.

Entretanto é necessário, e este é o propósito principal deste texto, se fazer uma reflexão séria a respeito deste tema, pois, se não, corremos o sério risco de cometer uma inversão total de valores.

O fato de a sociedade de hoje estar cometendo este total absurdo, não significa que devemos aceitar e, pior, achar isto seja verdadeiro.

“Outro ótimo artigo seria: Você está satisfeito com o que tem?

E este, talvez, esteja sendo o grande problema dos tempos atuais, o homem está se acostumando com coisas com as quais não deveria se habituar, ou seja, passou a conviver com coisas que não são normais, que afrontam a forma como Deus quer que elas sejam.

É o caso do tema da nossa reflexão, valorizar o que se tem em detrimento do que se é, é um comportamento completamente equivocado, mas como a maioria das pessoas faz assim, então a afirmativa correta passou a ser falsa para alguns.

Enquanto continuarmos a aceitar a quebra de determinados valores e ficarmos apenas assistindo, estaremos dando uma enorme contribuição para que princípios que deveriam ser perpétuos caiam por terra e, pior, estamos esquecendo que a nossa família está inserida em todo este contexto.

Pense nisso e deixe o seu comentário.

Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.

Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!

Por: Marcio Motta.

Popular no Blog Agora!

  • TUDO TEM SEU TEMPO DETERMINADO
  • NÃO PODEMOS NOS ABATER
  • COMO NÃO PERDER A ESPERANÇA QUANDO TUDO PARECE PERDIDO?
  • O CASAMENTO E A CONTA CONJUNTA


Arquivado em: Temas Bíblicos Marcados com as tags: valorizando, valorizando mais o que se tem, valorizando menos o que se é

Reader Interactions

Comentários

  1. JUNIOR Fênix diz

    15 de abril de 2016 em 22:02

    “Não é nada fácil tirar uma maioria de uma ilusão ou dissuadi-la, quando esta ilusão é algo que só você ou uma minoria na sua sociedade está conseguindo reconhecer.”
    Nesta situação, a minoria paga o pato. O máximo que pode ser feito é deixar sua voz e seu exemplo. Quando isto realmente importa e preocupa, fazemos isto.

    Responder
    • Marcio Motta diz

      16 de abril de 2016 em 13:34

      Junior agradecemos a sua participação em nosso site.

      Responder
  2. JUNIOR Fênix diz

    15 de abril de 2016 em 21:54

    Eu penso que a valorização do ser é mais importante e é o que mais pode garantir a felicidade das pessoas, ou pelo menos a maioria. Mas parece que a maioria só enxerga isto no longo prazo, depois que vê o que perdeu duvidando disso, deixando de refletir nisso. Já cansei de ver gente que passou por isto. Mas diferenciar o ser sobre o ter não é tão simples quanto parece. Por isso usamos situações que exemplificam a diferença entre valorizar o ser e o ter.
    Basicamente, o ser está naquilo que vem de dentro de você, que os outros dificilmente podem tirar de você, que é mais imutável, como por exemplo a personalidade (o jeito de ser), o caráter, suscetibilidade, o conhecimento e a cultura adquirida, a forma de pensar, o nível de inteligência, o comportamento, as capacidades adquiridas e os talentos, essas coisas… Parecem ser coisas mais abstratas.
    Já o ter, é bem mais facilmente materializado, como por exemplo, o poder (dinheiro, crédito no banco, bens materiais), a fama, o status social etc.
    Se formos analisar isto com profundidade, pode ser que consideramos que boa parte do ter forma outra parte do ser. Você pode ser famoso (ter fama) por causa dos talentos que tem
    Isto tudo sem falar daquilo que ainda pode vir a se tornar. Aqui, a personalidade está em jogo novamente, e nos defrontamos com o valor que o ser tem: o seu ser é mais passível de mudanças ou é mais conservador?

    Pensar na questão do que é o ser e o ter, bem como na valorização do ser e do ter é muito importante, sem dúvida. Mas tem uma coisa que pode ser mais importante do que isto, principalmente no mundo moderno, corruptível, corrido e caótico que vivemos hoje: os VALORES. É importante termos consciência de quais são realmente os nossos maiores valores. Por exemplo: Deus, esposa, amigos, família, o ser humano, a vida, a saúde, a verdade, a mentira, os bens materiais, a fama, a riqueza, o conhecimento, a sabedoria, os livros, etc. Em nossos relacionamentos, de todo tipo – namoro, casamento, amizade, associação – nos identificamos melhor com as pessoas através dos valores em comum. E é exatamente por isso que eu detesto a mentira acerca desses valores. Hoje isto acontece demais, não é mesmo?
    É fácil falar que alguém é mentiroso, sem sequer provar isto. O mais difícil é provar, pelo menos a este alguém, que é mesmo um mentiroso. Quando tentam me desmentir de algo, eu geralmente rebato na ponta da língua se eu não estiver mentindo e estiver seguro do que falei. Se vem dez pessoas ao mesmo tempo falarem que eu menti (são maioria da discussão), o que vai valer e vai me preocupar de fato não é a maioria estar contra, mas sim a maioria me provar que estou mesmo errado, ou despertar dúvida em mim. A maioria tem medo de ser desiludida. E muitas vezes, quando alguma informação tenta desiludi-las, ficam irritada, e tentam se defender, talvez porque a ilusão é gostosa, mas não a desilusão. Quando é assim, parece que o melhor é não tentar de forma alguma desiludi-las, pois elas se sentem “felizes” dessa forma – iludidas. Mas qual o motivo de certas pessoas desejarem despertar aqueles que veem como iludidos? Há pelo menos um bom motivo: Certas pessoas também não estão se sentindo nada bem convivendo com pessoas iludidas, e que só estão colaborando para manter a epidemia da mentira que atordoa aqueles que conhecem mais a verdade. É complicado e até delicado tratar este assunto, porque não é nada fácil tirar uma maioria de uma ilusão, convencendo-as por exemplo de que o prazer não é o valor mais importante em nossas vidas, e sim o verdadeiro amor, e que isto exite sim.

    Responder
    • Marcio Motta diz

      16 de abril de 2016 em 13:38

      Junior agradeço o seu texto que expressou a sua forma de pensar e não apenas um ponto isolado. A sua participação engrandece o nosso site. Fique com Deus.

      Responder
  3. Pedro R M Rodrigues diz

    16 de maio de 2015 em 11:54

    Excelente reflexão para todos!!!

    Responder
    • Palavra Fiel diz

      16 de maio de 2015 em 13:11

      Obrigado Pedro pelo seu comentário

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sidebar primária

TEXTOS NO SEU E-MAIL

Receba os artigos do blog em seu E-mail!

É totalmente grátis!

Aproveite a oportunidade

Top 5 - Leia o texto

• Para o Senhor um dia é como mil anos e mil anos como um dia

• Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele

• A ingratidão traz consequências sérias para o ingrato

• 7 ensinamentos de Jesus que precisamos viver todo o dia

• Não é bom que o homem viva só

Palavra Fiel Blog

Mais de 2.220.000 leitores nos últimos 12 meses!

Mais de 990 artigos escritos!

Artigos recentes

  • VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE A GRANDEZA DE DEUS
  • QUEM NÃO SABE O QUE QUER NÃO PODE PEDIR
  • VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE MEDITAÇÃO
  • PASSE A INVESTIR PRIMEIRO E CONSUMIR DEPOIS
  • VERSÍCULOS BÍBLICOS PARA REUNIÃO DE OBREIROS

Versículos Bíblicos

VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE SOCORRO

VERSÍCULOS SOBRE DÍVIDAS NA PALAVRA DE DEUS

VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE HERESIAS NA PALAVRA DE DEUS

VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE SANTIDADE

VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE NOIVADO

Buscar texto pela Palavra

arrependimento atitude comportamento compromisso confiança confiar conhecimento controle crer decisão Deus dinheiro entendimento erro escolha escolhas esperança fidelidade Finanças fé humildade Jesus mudança mudar obedecer obediência orgulho palavra Palavra de Deus pecado perdão perseverança planejamento problema problemas promessa promessas relacionamento sabedoria salvação senhor verdade versículos versículos bíblicos vida

Footer

Sobre o Blog Palavra Fiel

O Blog Palavra Fiel tem como objetivo principal a divulgação da Palavra de Deus, mostrando que existe um rio de água viva e quem beber desta água jamais terá sede. Pretende, também, ajudar as pessoas na organização das suas Finanças Pessoais.

Mais comentados

TUDO TEM SEU TEMPO DETERMINADO

NÃO PODEMOS NOS ABATER

COMO NÃO PERDER A ESPERANÇA QUANDO TUDO PARECE PERDIDO?

O CASAMENTO E A CONTA CONJUNTA

Links úteis do blog

Junte-se a nós!

Downloads

Política de Privacidade

 

 

© 2010–2021 · Palavra Fiel · Todos os direitos reservados!