Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos. (Provérbios: 6.16-19)
O livro de provérbios nos traz uma série de instruções e advertências que nos mostram de forma muito clara o que Deus espera de nós, na medida em que Ele nos orienta e, também, nos coloca as coisas que O aborrecem.
Nos versículos tema desse artigo estão expressas sete ações que são repugnantes ao Senhor e que devemos banir do nosso comportamento, pois não há menor condição de se ter uma relação duradoura com Ele cometendo esses erros, quais sejam: orgulho, mentira, assassinato, conspiração, ânsia por fazer o mal, falso testemunho e incitação à discórdia.
Leia também: Deus não aceita suborno
Olhando para esses sete atos gostaríamos de refletir a respeito da forma como os encaramos e que faz que com que acabemos dando pesos diferentes para cada um deles, levando-nos a classificá-los de forma diferente e, consequente, dando um grau de importância maior para um em detrimento do outro.
Considere ler também: Problemas realmente sérios e outros que nem tanto
Por exemplo, a grande maioria das pessoas jamais cometeria um assassinato, porque matar uma pessoa é uma coisa abominável e as consequências advindas desse ato seriam terríveis, porém essas mesmas pessoas não ficariam nem muito constrangidas em contar uma mentira, ou seja, acabamos atribuindo um peso maior para o primeiro erro, como o se o segundo pudesse ser cometido.
Conspiração é crime e olhada como erro gravíssimo, porém fazer fofoca jogando uma pessoa contra a outra pode se feito, tendo em vista que as consequências podem ser administradas.
Outra boa leitura seria: O nosso pecado afeta a todos os que nos amam
É disso que gostaríamos de chamar a atenção nesse artigo. Aqueles erros que trazem consequências desastrosas por infringirem a lei dos homens, acabam se tornado mais importantes que os outros aos nossos olhos e o cuidado em evitá-los é muito maior, entretanto, o que nos esquecemos completamente é que para Deus todos são repugnantes, para Ele não existe o pecado maior e o pecado menor, todos possuem a mesma importância e é por isso que eles estão colocados lado a lado para que não venhamos a nos enganar.
Você também pode ler: Um recado para quem é teimoso
O que precisamos entender é que o Senhor não tem padrões de julgamentos diferenciados dependendo da situação ou do erro, para Ele todos os pecados possuem o mesmo peso e seremos cobrados dessa forma. As consequências diferentes somente existem para o homem que os coloca em uma escala de punição, separando o que é crime daquilo que não é.
Sendo assim, não podemos nos enganar e tentar trazer para Deus a forma de julgamento dos homens.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Moisés mateus dos Santos diz
Glória a DEUS MUITO FORTE lágrimas DEUS E BOM O TEMPO TODO
Marcio Motta diz
Moisés fico feliz que tenha gostado. Obrigado pelo seu comentário.
Raimunda fiaes diz
Deus é perfeito em tudo que faz quando ele deixou esses mandamentos já sabia que o ser humano seria assim
Marcio Motta diz
Raimunda obrigado pela sua participação em nosso site.
Andreza diz
Realmente sempre achamos que um pecado é menor que o outro,a mentira por ex pode causar danos muitos sérios a vida de uma pessoa e é um pecado que vire e mexe estamos cometendo sem nos dar conta que estamos fazendo.só sei de uma coisa Jesus Cristo é real e se quisermos nos a chegar até a ele devem os nos afastar de pecados que nos distancia dele.
Marcio Motta diz
Andreza é verdade. Obrigado pela sua participação em nosso site.
Ju diz
Estou sofrendo pois fui vítima de alguém que semeou discórdia entre amigos.
E eu fui a pessoa principal dessa cena.
Não vi outra alternativa a não ser me afastar de todos, exceto de minha irmã de sangue.
Marcio Motta diz
Ju tenha calma e ore a Deus pedindo discernimento para resolver a situação.
Ana diz
Paz, nosso Pai e maravilhoso, oro a Ele para que eu sempre a voz, seja para mim exortá consala ou edifica.
Marcio Motta diz
Obrigado Ana pelo seu comentário.
elizandra diz
e menti e feio e por isso nunca devemos menti pra ninguém principalmente para os nossos “pais” não adianta mentimos por que a verdade sempre aparece mesmo
Marcio Motta diz
Elizandra obrigado pelo seu comentário
Anônimo diz
é menti e muito feio ,es,o ein umh..
Marcio Motta diz
Obrigado pelo comentário
luciene diz
obrigado por me ajudar com esse tao terrivel problema[ a mentira )