• Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé

Palavra Fiel

Mensagens - Artigos - Vídeos

  • Home
  • Arquivo
  • Categorias
    • Temas Bíblicos
    • Estudos
    • Reflexões
    • Finanças
    • Versículos
    • Downloads
    • Junte-se a nós!
    • Política de privacidade
  • Vídeos
    • Mensagens em vídeo
    • Finanças em vídeo
  • Quem Sou
  • Objetivos
  • Contato
Você está em: Home / Temas Bíblicos / BUSCAI O SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHAR

BUSCAI O SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHAR

22 de setembro de 2011 por Marcio Motta 10 Comentários


Atos 26. 26 – 28

Porque o rei, diante de quem falo com ousadia, sabe estas coisas, pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto. Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Bem sei que crês.  E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!  

Paulo estava preso e o rei Agripa, também conhecido como Herodes Agripa II, lhe diz que ele pode apresentar a sua defesa.

Então Paulo começa dizendo que se sente muito satisfeito com possibilidade de estar naquele lugar  para poder se defender das acusações que os judeus estavam lhe fazendo e faz uma solicitação ao rei para que  tenha paciência em lhe escutar.

Coloca que os judeus sabem a forma como ele vinha levando a sua vida, que desde cedo pertenceu ao partido dos fariseus, o mais rigoroso a respeito da sua religião, e que, por ironia, estava sendo julgado justamente por crer na promessa que Deus tinha feito aos seus antepassados, apesar de todas as tribos pertencentes ao seu povo também acreditarem e volta a enfatizar que o motivo pelo qual está sendo acusado é por ter esperança.

“Não deixe de ler: A verdadeira paz”.

Buscai o Senhor enquanto se pode achar

Continua dizendo que ele mesmo também acreditava que deveria fazer de tudo para impedir o crescimento do cristianismo e agiu assim em Jerusalém, quando recebeu autorização dos chefes dos sacerdotes para prender os seguidores de Jesus e durante os julgamentos também votava contra eles, condenando-os à morte e diz que fez isso durante muito tempo, forçando os cristãos a negar a sua fé, tal era o ódio que tinha por eles.

Você também por ler: Que adianta ganhar o mundo e perder a nossa alma

Nesse momento Paulo diz que quando viajava para Damasco, justamente levando autorizações e ordens dos chefes dos sacerdotes, acontece uma coisa inesperada, de repente veio do céu uma luz brilhante, ele e todos os seus homens caíram no chão e ele escuta uma voz, em hebraico, chamando pelo seu nome e perguntando o motivo da sua perseguição.

Ele conta que imediatamente fez pergunta de quem seria  aquela voz e a resposta foi que era Jesus, aquele que ele estava perseguindo,  e faz a declaração que tinha aparecido para ele, Paulo, porque o tinha escolhido para ser Seu servo e que ele deveria contar a todos aquilo que ele tinha visto naquele dia e anunciar o que viria depois. Diz, também, que o livraria, tanto dos judeus quanto dos outros, e que ele deveria mostrar a todos o caminho da luz, para que pudessem sair da escuridão.

E Paulo finaliza dizendo que, na verdade ele estava cumprindo a ordem que tinha vindo do céu, anunciou o evangelho em Damasco e depois em Jerusalém, também em toda a Judéia e  entre aqueles que não eram judeus, dizendo a todos que precisavam abandonar os seus pecados e se arrependerem, para que pudessem ser perdoados e passarem a fazer parte do povo de Deus e foi por isso que os judeus o tinham prendido e queriam matá-lo.

Uma boa leitura seria: O amor ao próximo

Então Paulo faz uma pergunta impactante ao rei Agripa , qual seja, se ele cria nos profetas e ele mesmo responde dizendo que tinha a certeza de que o rei acreditava. O rei se manifesta perguntando a Paulo se ele tinha a pretensão de, daquela forma e em tão pouco tempo, torná-lo um cristão.

E Paulo lhe responde colocando que rogaria a Deus para que, não somente o rei e também todos os que o estavam escutando, pudessem chegar a ser como ele, não importando o tempo para que isso acontecesse.

Gostaríamos de enfatizar nesse texto a colocação do rei Agripa, quando de uma forma irônica pergunta a Paulo se somente com aquela argumentação e durante aquele intervalo de tempo, ele acreditava que podia fazer com que ele aceitasse o evangelho.

O rei Agripa foi último da dinastia de Herodes e, como seus antepassados, rejeitaram  a Deus de uma forma consciente, agindo  como tantas pessoas que vivem perdendo a oportunidade de conhecer a Deus e é disso que queremos falar, das oportunidades que nós temos de aceitar a mensagem de Deus e vivemos desperdiçando.

Considere ler também: Como se tornar um grande líder

Em Isaias 55.6 está escrito: “Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”, está muito claro que nunca vamos ter  a certeza da quantidade de oportunidades que  teremos para aceitar o evangelho de Jesus e isso é aterrador, na medida em que podemos estar tendo a última e acharmos que ainda é cedo, que precisamos esperar mais um pouco, que esse não é momento, enfim, aquelas desculpas que todos arranjamos quando queremos.

A história do rei Agripa e seus antepassados está totalmente dentro desse contexto, já que tiveram as oportunidades e recusaram.

Sendo assim, precisamos estar atentos, Deus está sempre nos dando oportunidades de conhecê-Lo e de ter uma relação com Ele, porém não podemos achar que isso estará sempre a nossa disposição, pois podemos, num determinado momento, buscá-Lo e não mais encontrá-Lo e encovar o Seu nome e Ele não estar mais por perto.

Reflita sobre isso.

Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.

Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!

Por: Marcio Motta.

Popular no Blog Agora!

  • TUDO TEM SEU TEMPO DETERMINADO
  • NÃO PODEMOS NOS ABATER
  • COMO NÃO PERDER A ESPERANÇA QUANDO TUDO PARECE PERDIDO?
  • O CASAMENTO E A CONTA CONJUNTA


Arquivado em: Temas Bíblicos Marcados com as tags: aceitar, achar, buscai, buscar, clamar, invocar, oportunidade, paulo, recusar, senhor

Reader Interactions

Comentários

  1. Marcio Motta diz

    22 de junho de 2016 em 18:06

    Pb Edelson bom tê-lo de volta comentando em nosso site. Fique com Deus.

    Responder
  2. Pb Edelson Do Amaral diz

    22 de junho de 2016 em 02:44

    Interessante que Deus nos convoca para buscar a Ele, mas de uma forma geral as pessoas acham que Deus vem ao seu encontro. Mas nao so em Isaias esta escrito como tambem em tiago 4:8 diz: chegai-vos a Deus e Ele chegara a vos. De o primeiro passo, e tempo de buscarmos a verdadeira paz que ha em Cristo Jesus. Deus abencoe

    Responder
    • Marcio Motta diz

      22 de junho de 2016 em 18:06

      Pb Edelson bom tê-lo de volta comentando em nosso site. Fique com Deus.

      Responder
  3. hugo diz

    29 de novembro de 2015 em 22:26

    num determinado momento, buscá-Lo e não mais encontrá-Lo e invocar o Seu nome e Ele não estar mais por perto

    quer dizer que podemos busca-lo e ele pode nos rejeitar?

    Responder
    • Marcio Motta diz

      29 de novembro de 2015 em 22:46

      Prezado Hugo,
      Isaías nos incentiva a buscar a Deus enquanto Ele está próximo. Deus não planeja se afastar de nós, porém muitas vezes nós é que O deixamos ou erguemos barreiras de pecados entre nós e Ele. Por isso não podemos esperar, ficarmos à deriva e cada vez mais longe de Deus. Quanto mais o tempo passar, mais difícil fica voltar para Ele. Também existe a triste possibilidade de Deus vir a julgar os homens antes que decidamos voltar para Ele. Por isso precisamos decidir logo buscar a Deus, enquanto existe a possibilidade. Obrigado pelo seu comentário.

      Responder
  4. Gustavo Henrique diz

    30 de março de 2015 em 13:56

    Que Deus te abençõe e continue a te iluminar.
    Parabéns pela iniciativa de utilizar a Web para divulgar o evangelho.

    Responder
    • Palavra Fiel diz

      30 de março de 2015 em 18:19

      Obrigado Gustavo pelo seu comentário

      Responder
  5. Anônimo diz

    26 de junho de 2013 em 07:44

    Gostei deste tema dos outros que Deus vos possa abencoar

    Responder
    • Marcio Motta diz

      26 de junho de 2013 em 20:46

      Ficamos felizes que você tenha gostado

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sidebar primária

TEXTOS NO SEU E-MAIL

Receba os artigos do blog em seu E-mail!

É totalmente grátis!

Aproveite a oportunidade

Top 5 - Leia o texto

• Para o Senhor um dia é como mil anos e mil anos como um dia

• Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele

• A ingratidão traz consequências sérias para o ingrato

• 7 ensinamentos de Jesus que precisamos viver todo o dia

• Não é bom que o homem viva só

Palavra Fiel Blog

Mais de 2.220.000 leitores nos últimos 12 meses!

Mais de 990 artigos escritos!

Artigos recentes

  • VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE A GRANDEZA DE DEUS
  • QUEM NÃO SABE O QUE QUER NÃO PODE PEDIR
  • VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE MEDITAÇÃO
  • PASSE A INVESTIR PRIMEIRO E CONSUMIR DEPOIS
  • VERSÍCULOS BÍBLICOS PARA REUNIÃO DE OBREIROS

Versículos Bíblicos

VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE LEGALIDADE

VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE SANTIDADE

VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE A INVEJA

VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE DESEJOS DA CARNE

VERSÍCULOS BÍBLICOS PARA ACALMAR O SEU CORAÇÃO

Buscar texto pela Palavra

arrependimento atitude comportamento compromisso confiança confiar conhecimento controle crer decisão Deus dinheiro entendimento erro escolha escolhas esperança fidelidade Finanças fé humildade Jesus mudança mudar obedecer obediência orgulho palavra Palavra de Deus pecado perdão perseverança planejamento problema problemas promessa promessas relacionamento sabedoria salvação senhor verdade versículos versículos bíblicos vida

Footer

Sobre o Blog Palavra Fiel

O Blog Palavra Fiel tem como objetivo principal a divulgação da Palavra de Deus, mostrando que existe um rio de água viva e quem beber desta água jamais terá sede. Pretende, também, ajudar as pessoas na organização das suas Finanças Pessoais.

Mais comentados

TUDO TEM SEU TEMPO DETERMINADO

NÃO PODEMOS NOS ABATER

COMO NÃO PERDER A ESPERANÇA QUANDO TUDO PARECE PERDIDO?

O CASAMENTO E A CONTA CONJUNTA

Links úteis do blog

Junte-se a nós!

Downloads

Política de Privacidade

 

 

© 2010–2021 · Palavra Fiel · Todos os direitos reservados!