Salmos: 118.8
É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar nos homens.
O homem vive buscando controlar tudo aquilo que está ao seu redor, pois ele entende que agindo assim estará mais seguro contra as adversidades da vida.
Essa atitude não tem nada de errado, já que é muito melhor buscarmos ter as coisas sob o nosso controle do que fora dele.
Porém, infelizmente, existem determinadas situações que fogem completamente ao nosso domínio, ou seja, não existe nada que possamos fazer para mudar aquele quadro, não está ao nosso alcance a solução e por conta disso o homem se sente completamente perdido, porque ele acha que pode controlar todas das coisas.
“Não deixe de ler também: Não tente se apoiar no seu entendimento”.
O que estamos querendo dizer é que o ser humano comete alguns erros básicos, mas que acabam afetando muito a sua vida.
“Seria bom ler: Deus é o nosso refúgio e fortaleza na hora da angústia”.
O primeiro deles é o excesso de confiança que ele coloca em si mesmo e, por conta disso, acha que pode controlar tudo, que consegue ter a sua vida totalmente sob o seu domínio e esquece que isso acabará levando-o a um mar de decepção, pois logo perceberá a sua fragilidade em todas as áreas da sua vida.
Outra coisa que leva o homem ao excesso de confiança é o dinheiro. Muitas pessoas acham que o dinheiro pode resolver todas as situações, todas as coisas, todos os problemas de saúde, enfim, por conta de ter dinheiro o ser humano entende que a sua vida está totalmente sob o seu controle.
Leia também: O que Deus quer nem sempre é o que nós desejamos
Coisa nenhuma, quando o homem confia em si mesmo ou no dinheiro, ele está cometendo, talvez, o maior equívoco da sua vida, na medida em que está trazendo para si um poderio que não tem e que nunca terá e acaba se frustrando e sofrendo, imaginando ser o que não é, pois como dissemos, existem determinadas coisas que não temos a menor condição de resolver, pois somos seres completamente limitados.
Você pode ler também: A última palavra é de Deus
A partir do momento que consigamos entender isso, fica muito claro que devemos colocar toda a nossa confiança em Deus, pois Ele sim tem o controle de todas as coisas, Ele pode resolver qualquer situação, para Ele não existe nada impossível e a partir do momento em que realmente confiemos Nele não faremos mais nenhuma confusão, nem seremos confundidos, pois ele nos guiará pelos melhores caminhos.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
ADILOR APARECIDO GARCIA diz
eu amo a YAOHU de todo meu coraçao e sei que ele e o altíssimo criador de todas as coisas e ate dos meus pensamentos mas muitas das vezes vivemos um mentira de muitas palavras bonita que muitas das veses leva ao pecado e a denegrinaçao do nome do altíssimo PAPAI,
POR ISSO SOU PECADOR PORQUE NAO VIVO ISSO QUE TODOS PREGA POR AI,,,,SOU UM BUSCADOR DA VERDADE QUE NINGUEM QUER VER
Marcio Motta diz
Adilor Glória a Deus. Obrigado pelo seu comentário.
Victor diz
Existe na YouVersion um plano muito bom sobre este assunto… Chama-se ‘Fora do controle’…
Marcio Motta diz
Victo valeu pela sua informação.
Everton Lucas Z. diz
Confiar em Deus é o mesmo que confiar em si mesmo.
Ora, Deus não necessariamente precisa existir para que eu confie nele, e a sua forma de reação é semelhante a autoconfiança.
Se tenho que pular de uma altura de 2 metros e digo que não consigo, mas recorro minha confiança a um ser supostamente perfeito, que me ama e nunca errou então com certeza irei pular e aterrissar sem problemas; Entretanto, não é totalmente necessário confiar nele, pois se digo que eu não consigo e falo confiando nele que vou conseguir “oh Deus, me ajude a descer sem machucar-me” então eu estou confiando nele (ser perfeito) para que passe a acreditar que devo confiar em mim para executar porque ele está me ajudando. E isso é o mesmo que confiar em si.
Agora, existem níveis de confiança, é mais fácil confiar num ser perfeito, que nunca foi documentado falhas, do que confiar em si mesmo, pois você já conhece os seus erros.
Então tudo vem de investimento em confiança, para confiar mais em Deus você precisa investir seu tempo, seu dinheiro, suas ideologias, como dizem : “você deve colocar sua vida nas mãos dele”. (como Deus nunca “erra” é criado um casulo em volta dele que o protege de qualquer situação, “ele não erra, mas você erra” ou seja, se der um problema é porque a culpa é sua, “Deus é perfeito e você não!” isso faz com que ele tenha imunidade e que você (que confia nele) não tenha outras opções de escolha.
E para confiar em si mesmo também deve investir na sua autoconfiança, leituras, melhorias, treinamento, estudos aplicados, etc.
Ressaltando, Deus não precisa existir para que você confie nele, pois confiar nele é confiar em você mesmo.
Marcio Motta diz
Everton respeito a sua opinião, mas discordo frontalmente dela. Deus não é uma pessoa “supostamente” perfeita, Ele é perfeito. Deus não é um ser imaginário que faz parte dos devaneios dos cristãos. Eu prefiro confiar Nele e não em mim, não que eu não tenha de fazer o que cabe no relacionamento com Ele, porém, como diz o versículo, “somos como uma brisa que passa e logo se dissipa”. Basta um diagnóstico ruim para fazer desmoronar toda a fortaleza do homem. Obrigado pelo seu comentário.
Marcos diz
Olá.. Bom dia..eu ouvi essa Palavra na igreja e não entendi perfeito como vcs explicaram..Obrigado viu..
Marcio Motta diz
Marcos fico feliz que tenhamos ajudado.
Gabriel diz
Concordo plenamente, tem problemas que só Deus pode resolver
Marcio Motta diz
Gabriel obrigado pelo seu comentário.
mario luiz lopes diz
CONCORDO PLENAMENTE. SÓ O SENHOR É DEUS