Visto que Edom se recusou a deixá-los atravessar o seu território, Israel desviou-se dele. (Números: 20.21)
Israel enviou uma mensagem ao povo de Edom pedindo para passar pela estrada principal daquela cidade
Porém, os edomitas não permitiram, por não confiar que eles quisessem somente isto, ou seja, ficaram com receio que os israelitas atacassem as suas plantações.
Moisés tinha duas opções quais sejam, não atender à proibição imposta e, nesse caso, ocorreria um conflito entre os dois povos ou atender e não passar pela tal estrada se desviando dela.
“Sugerimos que você leia também: O homem segundo o coração de Deus”.
Como podemos ver pelo versículo tema deste texto, Moisés optou pela segunda, porque sabia que haveria outros impedimentos nos meses que se seguiriam.
E, pensando justamente nas possíveis consequências de uma decisão de enfrentamento, resolveu procurar outro caminho.
“Uma ótima leitura para você seria: Acima do bem e do mal”.
O que estamos vendo é que Moisés entendeu que não valeria à pena as consequências de uma decisão que poderia ocasionar um conflito.
E é sobre isto que gostaríamos de refletir neste texto, das consequências oriundas de nossas escolhas, que podem ser ruins ou boas, mas que devem ser pesadas antes de qualquer decisão.
Moisés nos dá um grande ensinamento neste episódio, pois mostrou a sabedoria que deve nortear as decisões de um líder ou de qualquer pessoa, de procurar antever as consequências de uma decisão e evitar àquelas que podem provocar resultados desastrosos
“Outra ótima leitura para você seria: Reconhecimento dos feitos de Deus”
Às vezes, nos defrontamos com determinadas situações em que é perfeitamente justa a tomada de determinada posição, mas até nessa, precisamos ter o discernimento de ter a percepção se é esta a melhor escolha.
“Você não pode deixar de ler também: Esqueça os problemas e olhe para Deus”.
Muitas vezes, desviar pode ser a decisão mais difícil, mas talvez seja a melhor atitude e é por isso que devemos ponderar, sempre, o que uma determinada escolha de nossa parte pode provocar, já que ela pode até ser justa e correta, mas não ser a melhor alternativa.
Reflita sobre isso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
ivanita Franca diz
Boa noite, infelizmente não estou entendendo, como escolher e não poder
por motivos outros, tenho que ler para entender, porque deve ter algum
impedimento, sério, como desviar por ser mais fácil, e ser a melhor atitude?
eu gostaria de ler e entender, muito obrigada,