Provérbios: 9. 7 – 9
O que repreende o escarnecedor, toma afronta para si; e o que censura o ímpio recebe a sua mancha. Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará. Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em doutrina.
Continuando a nossa caminhada pelo livro de Provérbios, gostaríamos de, nesse artigo, abordar o contido nos versículos de 7 a 9, do capítulo 9, que diz que se viermos a chamar a atenção de uma pessoa orgulhosa, só conseguiremos como resultado o seu insulto e que não devemos tentar corrigir uma pessoa assim, pois seremos odiados por ela.
Se, por acaso, tentarmos emendar um indivíduo ruim, acabaremos sendo humilhados, entretanto se fizermos a mesma coisa com uma pessoa ajuizada conseguiremos o seu respeito, uma vez que quando procuramos ensinar a uma pessoa sábia, acabamos por torná-la mais sábia ainda e acrescenta que tudo aquilo que dissermos a uma pessoa correta não se perderá, já que acrescentará mais sabedoria à sua vida.
Os versículos nos dão diversas direções, poderíamos abordar a questão das pessoas vaidosas, ou caminhar para discutirmos as atitudes das pessoas ruins, ou ainda focarmos da sabedoria, porém achamos por bem centralizar a nossa atenção no contexto dos versos, que tratam de um assunto muito importante para todos nós, qual seja o ato de criticar.
Criticar fala de examinar notando-se os defeitos e as virtudes, de falar mal ou bem, de censurar, enfim, daquilo que nenhum ser humano gosta isso mesmo, ninguém gosta de ser criticado e mais, quando isso acontece todos sempre reagem, não concordando em hipótese nenhuma com as coisas que estão sendo ditas.
Entretanto, gostaríamos de chamar a sua atenção para o contido no versículo nove que diz: “Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em doutrina”. A pessoa que tem discernimento entende que a crítica precisa ser absorvida e usada em proveito próprio, por isso não podemos nos irritar e reagir de forma desfavorável, pois estaremos perdendo a oportunidade de crescermos como pessoa.
Você que está lendo esse texto deve estar pensando na crítica maldosa, que só vem para destruir, que não tem nenhum interesse benéfico, feita por pessoas que não querem construir nada, mas somente dividir as coisas, as famosas “críticas destrutivas”.
Há alguns anos ouvimos uma palestra ministrada por um professor e ele dizia que, muitas vezes, precisamos usar o nosso “ouvido seletivo”, isto é, precisamos aprender a apagar de nossas vidas o que não presta e valorizar aquilo que presta.
Então, quando formos criticados por algum motivo e chegarmos à conclusão que se trata da famosa “crítica destrutiva”, precisamos utilizar o “ouvido seletivo” e não perdermos o nosso tempo com isso, jogar para o lixo e tocar a nossa vida em frente.
Entretanto, o que fazemos, na realidade, e jogarmos todas as críticas na mesma vala comum, isto é, reagimos da mesma forma com as construtivas e as destrutivas, de preferência não dando ouvidos e acabamos perdendo a grande oportunidade de crescimento que a instrução correta poderia nos dar.
A pessoa que tem sabedoria consegue conviver com essas duas realidades, tendo a perfeita compreensão daquilo que é do bem e o que não é.
Sendo assim, precisamos nos policiar e, quando formos criticados, em vez de dar um pulo em cima daquele criticou, ponderarmos para verificar se existe algo de útil para a nossa vida naquela observação.
Caso cheguemos à conclusão que não, que foi uma coisa que nada vai agregar para a nossa caminhada, o que temos a fazer é jogar na lata de lixo virtual da nossa vida, porém se for algo que vai influenciar positivamente para nós, precisamos ter o discernimento de quem é sábio e aproveitarmos a instrução que nos está sendo dada, colocando em prática o ensinamento.
Fazer da crítica uma fonte de aprendizado não é fácil, pois mexe de forma incisiva com o nosso ego, entretanto se alguém acha que vai crescer como pessoa sendo uma pessoa vaidosa está perdendo o seu tempo. Esta é uma das grandes diferenças entre as pessoas que conseguem e aquelas que não conseguem.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Elvis Filho diz
É verdade !
Glória a Deus.
Marcio Motta diz
Amém Elvis.
marylou in tights diz
Its like you read my mind! You seem to know a lot about this, like you wrote the book in it or something. I think that you could do with a few pics to drive the message home a little bit, but instead of that, this is excellent blog. A fantastic read. I will certainly be back.|
juliette in tights diz
This really is such an excellent resource that you are offering and you offer out at no cost. I appreciate seeing web sites that realize the worth of offering a perfect beneficial resource completely totally free. I genuinely loved reading your submit.