Replicou-lhe Gideão: “Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés e eu o menor na casa de meu pai”.
(Juízes: 6.15)
Quando Deus chamou Gideão para liderar o povo de Israel na luta contra o povo midianita, ele disse que não tinha a menor condição de fazer isto.
Para dar mais respaldo à sua argumentação, de que não tinha condições de liderar o povo, se depreciou afirmando o constante do versículo tema do texto, de que era pequenino e a sua família a mais pobre de Manassés.
“Sugerimos que você leia também: O planos de Deus”.
“Não deixe de ler também: Deus sempre quer nos dar outra chance”.
Mas, apesar de ele achar isto de si próprio, de pedir provas a Deus de que estava com ele nesta empreitada e de ter ficado relutante em aceitar o desafio que lhe foi proposto, acabou cedendo e foi.
E o final desta história é que Gideão conseguiu levar a bom termo a difícil missão que lhe confiada e mais, acabou se tornando um grande militar na arte de surpreender e o quinto juiz de Israel.
Ele foi chamado para somente liderar o povo na batalha, entretanto Deus o capacitou para mais, tornando-o um militar excelente e um dos 12 heróis, homens e mulheres, que libertaram Israel das mãos dos inimigos opressores.
E as perguntas que gostaríamos de fazer são as seguintes: E se Gideão não aceitasse o convite e não fosse? Deus desistiria de libertar o povo? Deus buscaria outra pessoa para cumprir a missão? O que teria acontecido com Gideão?
Em primeiro lugar, Deus não desistiria de libertar o povo, é claro que Ele iria cumprir o que tinha em mente com Gideão ou não, ou seja, a obra de Deus não para, ela continua em frente, independentemente das pessoas.
“Boa leitura: Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus”.
“Não deixe de ler também: Você tem a quem recorrer”.
Em segundo lugar, se Gideão não aceitasse o convite teria perdido a grande oportunidade de tornar quem se tornou, continuaria com a vida medíocre que vinha levando até aquele momento.
E é disso que queríamos refletir neste texto, das oportunidades que Deus oferece às pessoas e que são perdidas pelos mais diversos motivos.
Alguns não aceitam alegando se tratar de muita responsabilidade e que seria melhor não assumir, outros dizem que não estão preparados para determinadas tarefas, já alguns preferem colaborar de alguma forma, mas se envolver “ainda não é o momento”.
Ou seja, existem diversos motivos para continuar somente olhando, porém Deus não mudou, Ele continua o mesmo, querendo usar as pessoas e abençoá-las nas mais diversas áreas das suas vidas, mas existe uma parte do processo que cabe ao homem e nada acontecerá se ele não aceitar o desafio.
“Seria ótimo você ler: Se você tem algum problema com alguém o melhor a fazer é resolvê-lo”
Gideão era um lavrador e Deus o chamou para liderar um povo em uma guerra, deve ter sido muito difícil para ele atender ao chamado, mas foi e viu a Glória de Deus em sua vida.
Deus é assim, ele chama o homem, capacita o homem e usa homem em Seus propósitos, mas somente os que aceitam o desafio é que conseguem viver o plano completo que Ele tem preparado.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Patrícia da Cruz Santos diz
Palavra maravilhosa eu ouvi a voz de Deus para assumir uma responsabilidade não queria fazer mas fiz msm.sem.querer colho os frutos de ver Deus lutar por mim e realizar o que me prometeu incapaz eu realmente sou mas posso todas as coisas naquele que me fortalece.
Marcio Motta diz
Patrícia fico muito feliz que o texto tenha abençoado a sua vida. Obrigado pelo seu comentário.
CHRISTINE ANTIDIA CAPELO LISBOA diz
Meu pastor me pediu p tocar e cantar no grupo de louvor e por ser novata na igreja fiquei com medo de errar,pois não tinha ensaiado,desisti e não voltei a igreja desde então. Essa palavra me fez pensar q Deus poderia ter feito algo grandioso em minha vida.
Marcio Motta diz
Christine Deus, realmente, poderia ter feito algo grandioso em sua viva, mas não seja dura com você mesma. Volte que você terá novas oportunidades.
Marilene diz
Não devemos deixar passar as oportunidades, que Deus nos dá para crescermos espiritualmente.
Marcio Motta diz
Isto mesmo Marilene. Deus está sempre a nos dar oportunidades.
Maura Bulcão diz
Deus é fiel e usa os pequenos para confundir os grandes. Satanás faz de tudo para pensarmos q somos impotentes e incapazes de avançarmos. Deus nos enxerga com potencialidades, confiando em nós. Nesse sentido, decidamos confiar nEle, porque se Ele diz q é conosco, nada se voltará contra as nossas vidas, tendo poder para nos derrotar!
Palavra Fiel diz
Você tem toda a razão Maura. Obrigado pelo seu comentário.