Lucas: 18. 13 – 14
Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: ó Deus, sê propício a mim, o pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
Há algum tempo escrevemos um texto sobre essa passagem de nome: “Somos humildes ou orgulhosos?”. Nele abordamos o tema orgulho versus humildade, onde procuramos mostrar que o posicionamento arrogante não é compatível com uma relação saudável com Deus.
Nesse continuaremos nessa temática, porém sob uma perspectiva diferente, por isso gostaríamos que você, que está lendo esse texto, prestasse a atenção para o constante no versículo tema desse artigo que diz que o publicano desceu justificado e o fariseu não, e entendesse o motivo pelo qual isso aconteceu.
Essa passagem nos mostra de forma muito clara como Deus olha para nós e como vê os nossos pecados, ou seja, Ele olhou para o fariseu e viu um homem que não era avarento, desonesto, imoral, que fazia jejum duas vezes por semana e fiel no dízimo, já no publicano Ele viu um homem cheio de defeitos, que tinha cometido uma série de erros e que tinha um comportamento completamente diferente do outro, ou seja, muito pior.
Entretanto, Deus não olhou somente para isso, Ele também olhou para os dois internamente e viu o publicano totalmente abatido, sabendo que tinha feito uma porção de coisas erradas e, por conta disso, sem forças para argumentar, arrependido e pedindo apenas que fosse perdoado e, do outro lado, o fariseu que não conseguia nem perceber seus erros, mostrando um posicionamento arrogante e exultando a si próprio.
Os dois eram pecadores, porém Deus os via de forma completamente diferente, simplesmente porque os seus corações estavam em polos muito distantes um do outro, o publicano reconhecendo os seus erros suplicava por perdão e o fariseu não tinha a menor noção dos seus pecados e se achava uma bênção.
Deus olhou o coração dos dois e viu pessoas com sentimentos completamente antagônicos frente ao pecado, por isso o publicano desceu em paz com Deus e o fariseu não.
O fariseu faz parte daquele grupo de pessoas extremamente arrogantes, mas que se acham as pessoas mais humildes desse mundo, gente que acha que o exterior é mais importante que o interior.
O grande problema é que existe, nos dia de hoje, milhares de pessoas que estão na mesma situação do fariseu, não conseguem nem perceber que os seus corações estão cauterizados e julgam que, pelo fato de terem um bom comportamento, já é o suficiente para serem justificados.
Não que não devamos ter uma postura correta em nossa conduta, é evidente que devemos sempre procurar agir assim, entretanto não podemos perder de vista como Deus está nos vendo com relação aos nossos erros e, também, não nos esquecermos de que Ele nos vê por inteiro.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Francisco diz
Muito bom só nos fortalece para podermos prosseguirmos nesta caminhada amem
Marcio Motta diz
Francisco fico feliz que tenha gostado.
Edina diz
Amém! Muito bom que Deus abençoe cada dia!
Marcio Motta diz
Edina fico feliz que tenha gostado. Obrigado pelo seu comentário.
Pb Edelson do Amaral diz
Lendo esse artigo lembrei-me de Davi, que mesmo pecando de forma totalmente inimaginável, pois adulterou e arquitetou a morte de seu servo Urias. Mas ele reconheceu seu pecado, sua atitude errônea e fracasso.
Bem podia ele ter a mesma atitude de Saul, ou seja de ignorar seus erros e achar que estava tudo bem, mas não, ele se arrependeu amargamente como esta relatado em Salmos 51. Isso faz toda a diferença, reconhecer nossa miserabilidade.
Marcio Motta diz
Com certeza Pb Edelson. Reconhecer os nossos erro é fundamental em nosso processo de conversão. Obrigado pela sua participação.
Pr.Roberto Silveira diz
Émuito bom o artigo e muito edificante também. Que Deus continue abençoando este Ministério de divulgação da sua santa Palavra. Um forte abraço!!!
Palavra Fiel diz
Obrigado Pastor pelo seu comentário.
Find Out More diz
Nice post. I study something more challenging on different blogs everyday. It will all the time be stimulating to learn content from different writers and observe just a little something from their store. I’d favor to use some with the content on my weblog whether or not you don’t mind. Natually I’ll give you a hyperlink in your net blog. Thanks for sharing.