Hebreus 3. 15 – 19
Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação; pois quais os que, tendo-a ouvido, o provocaram? Não foram, porventura, todos os que saíram do Egito por meio de Moisés? E contra quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura contra os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade.
A palavra de Deus é farta em nos alertar para que não nos coloquemos contra o Senhor, entretanto, muito embora isso nos pareça uma coisa muito difícil, a grande verdade é que não é. Toda a vez que endurecemos o nosso coração e teimamos em andar dentro dos nossos próprios conceitos, estamos fazendo isso.
“Leia também: As promessas do Senhor”.
Os versículos que servem de tema para esse artigo, estão nos dizendo para que não sejamos teimosos ao ouvir a voz de Deus, da mesma forma que foram os nossos antepassados que se revoltaram contra o Senhor.
Esta passagem está se referindo aos israelitas que se revoltaram contra Deus, quando foram retirados por Moisés, da terra do Egito e, por conta disso o Senhor disse que nunca entrariam na Terra Prometida, onde Ele lhes teria dado descanso.
“Não deixe de ler: Alegre-se no Senhor e confia Nele”.
Aquelas pessoas cometeram o erro de não crer que Deus poderia protegê-los e, por conta disso, em vez de passarem a viver no descanso do Senhor, foram enviadas para vagar no deserto por quarenta anos, ou seja, a falta de confiança impediu que eles pudessem ter as bênçãos que lhes estavam reservadas.
E é desse assunto que queremos refletir nesse artigo. Confiança. Deus nos fez a promessa de que todas as pessoas podem receber o descanso sobre o qual Ele falou, entretanto, existe um componente fundamental para que alcancemos todas essas bênçãos, a fé que nos leva a crer, sem isso jamais conseguiremos nos aproximar de Deus.
A Palavra nos fala que, assim como aquelas pessoas ouviram, nós, também, ouvimos as boas novas, entretanto, infelizmente, para aquelas pessoas não houve nenhum proveito, porque aquelas palavras não conseguiram fazer morada em seus corações, uma vez que não foram recebidas com fé.
E para nós? Como estamos recebendo as promessas de descanso feitas por Deus? Os nossos corações estão acolhendo-as com fé?
“Sugerimos: Como não perder a esperança quando tudo parece perdido”.
Estas são as perguntas que devemos nos fazer, pois, a forma como as promessas de Deus estão sendo recebidas por nós, vão determinar as nossas reações. O que estamos querendo dizer? Se estivermos recebendo-as da mesma forma que aquele povo, estaremos cometendo o mesmo erro, ou seja, os nossos corações ficarão endurecidos e passaremos a confiar somente em nossos próprios esforços, e, por conseguinte, estaremos nos colocando contra Deus.
O que estamos vendo é que o problema de confiança enfrentando por aquele povo, nos dias de Moisés, nunca foi tão atual. Muitas pessoas que frequentam as igrejas de forma assídua, que sabem a liturgia dos cultos, que sabem cantar os louvores, que conhecem bastante da Bíblia, infelizmente conhecem isso tudo, porém não conhecem verdadeiramente a Deus, pois se conhecessem, realmente, não duvidariam.
“Seria bom ler: A fé sem obras é morta”.
Deus deseja o nosso culto, a nossa adoração, que cresçamos no conhecimento da Sua Palavra, mas o que Ele mais quer é que as pessoas confiem Nele, por isso é a que a Palavra diz que sem fé é impossível agradar a Deus.
Sabemos, também, que nem sempre isso que estamos colocando é fácil. Dependendo do momento e das circunstâncias é muito difícil e, pior, algumas pessoas acham que é impossível.
Em Lucas 17, versículos de 11 a 14, está escrito que Jesus estava viajando para Jerusalém e quando passou entre as regiões de Samaria e da Galiléia dez leprosos foram ao seu encontro e, de longe, gritaram para que o Mestre tivesse misericórdia deles.
Jesus os ouviu e lhes respondeu para que procurassem aos sacerdotes a fim de examiná-los e quando estavam a caminho, para cumprir o determinado por Jesus, foram curados. Eles creram, agiram com confiança e receberam a bênção. Se não tivessem agido assim não a teriam alcançado. Mais uma vez estamos vendo que a falta de confiança pode nos impedir de alcançar as bênçãos que Deus tem para nós.
“Leia também: Tudo posso naquele que me fortalece”.
Por isso, é que a Palavra de Deus nos diz que nós, os que cremos, receberemos o descanso que Deus nos prometeu.
Sendo assim, gostaríamos de enfatizar que Deus não fala mentiras, que jamais nos prometeria alguma coisa e não cumpriria, porém existe uma parte que nos cabe que é confiar e Nele e não agir segundo os nossos próprios conselhos.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Priscila Gomes diz
As mensagens tem sido muito edificativas, obrigada!
Marcio Motta diz
Priscila fico feliz que as mensagens estejam edificando a sua vida.
Francisca diz
Excelentes mensagens! Muito obrigada! Tenho aproveitado bastantes. Que Deus continue abençoando a vida do irmão.
Marcio Motta diz
Francisca que bom que os nossos textos estejam abençoando a sua vida.
hugo diz
marcio, voce concorda com isso? :
“Jonas, até descobrir que é impossível fugir da presença de Deus. Jonas nunca imaginou o quão persistente, Deus poderia ser. Quando o Senhor nos chama para um propósito ou nos envia a um determinado lugar, Ele nos persegue até mesmo nas profundezas do mar para que façamos a Sua vontade.”
Marcio Motta diz
Hugo Deus sempre quer o melhor para nós.
Lurde B.de Lima diz
Obrigada pelas mensagens edificantes.
Marcio Motta diz
Lurde obrigado pelo seu comentário.
Norberto Bustin diz
Hey there! Quick question that’s totally off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My web site looks weird when browsing from my iphone 4. I’m trying to find a template or plugin that might be able to resolve this problem. If you have any suggestions, please share. Cheers!
palavrafiel diz
Se o seu blog pertence à plataforma WordPress.org, existe o WP Touch
Bernardine Sinner diz
A person necessarily help to make seriously posts I might state. That is the very first time I frequented your web page and to this point? I amazed with the research you made to create this actual post extraordinary. Magnificent job!
Nelia diz
Good ¡V I should certainly pronounce, impressed with your site. I had no trouble navigating through all the tabs and related information ended up being truly easy to do to access. I recently found what I hoped for before you know it in the least. Reasonably unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or anything, site theme . a tones way for your customer to communicate. Excellent task..