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DEUS TAMBÉM MORA COM OS HUMILDES E AFLITOS

30 de novembro de 2010 por Marcio Motta Deixe um comentário


Jó 11. 7 – 10

Porventura, desvendarás os arcanos de Deus ou penetrarás até à perfeição do Todo-Poderoso? Como as alturas dos céus é a sua sabedoria; que poderás fazer? Mais profunda é ela do que o abismo; que poderás saber? A sua medida é mais longa do que a terra e mais larga do que o mar. Se ele passa, prende a alguém e chama a juízo, que o poderá impedir?

Nos dois artigos anteriores falamos de dois amigos de Jó, Elifaz e Bildade. Neste  falaremos de outro, de nome  Zofar.

Também não sabemos muita coisa a seu respeito. Temos a informação que ele era naamatita, ou seja, de um lugar chamado Naamá, um lugar pequeno, provavelmente situado no território da Arábia Saudita.

“Não deixe de ler: Somos humildes ou orgulhosos?”.

Assim como os amigos anteriores, Zofar tinha uma teoria a respeito da nossa relação com Deus. Em sua opinião,  Deus estava tão longe do ser humano que se tornava impossível qualquer tipo de relação entre Ele e o homem, em virtude disso, o Senhor não estava nem um pouco incomodado com o sofrimento de Jó.

Em outras palavras, Zofar entendia que o ser humano é tão insignificante, que seria impossível  Deus se importar com ele.

Deus mora com os humildes de aflitos

Se olharmos para os versículos acima, Zofar está dizendo para Jó: “ Você pensa que pode descobrir os segredos de Deus e conhecer completamente o Todo-Poderoso? O céu não é limite para Deus, mas você não pode chegar até lá, Deus conhece o mundo dos mortos, mas você não conhece.

“Leia também: Promessas de Deus são condicionais ou incondicionais”.

Ele é maior que a terra, mais vasto que o mar. Se Deus passar e prender alguém e o levar para ser julgado, quem o poderá impedir? E ele continua dizendo: “Deus conhece as pessoas que não valem nada, ele nunca deixa de ver as suas maldades. No dia em que os jumentos selvagens nascerem mansos, as pessoas sem juízo vão ter sabedoria.

Em última análise, Zofar estava jogando por terra  todas as esperanças de Jó,  pois, já que Deus estava tão distante , o que poderia fazer pelo patriarca?

Jó, apesar de todo o seu sofrimento, responde a seu amigo que também entende estas coisas e não menos do que ele, e completa dizendo que assim como os ouvidos julgam o valor das palavras, e o paladar prova os alimentos, assim ele escutava o que lhe era dito, mas só aceitava aquilo que achava certo.

“Sugerimos: Pedir conselhos não é sinal de fraqueza”.

O que Jó estava tentando dizer a Zofar é que, realmente, Deus possui um conjunto de atributos que lhe concedem uma infinita superioridade em relação à sua criação, mas, apesar disto tudo, Ele não se coloca a parte em relação às suas criaturas, pelo contrário, acha-se, totalmente, presente no ser humano através de Sua onipresença, onisciência e onipotência.

Porém, é preciso salientar, que, apesar de estar presente na sua criação, Ele não se confunde com esta.

Sendo assim, muito embora, Deus habite nas alturas, não quer dizer que não se importe com o ser humano, pelo contrário, Ele sabe tudo o que se passa com cada um  de nós.

Ele se preocupa com o mundo, os países, as cidades, mas também, com as coisas que julgamos mínimas e, talvez, desprezíveis para nós.

“Seria bom ler: O povo sofre por falta de conhecimento”.

Se olharmos o contido em Isaías 57.15, podemos  confirmar o quanto isto é verdade: “ Pois o Altíssimo, o Santo Deus, o Deus que vive para sempre diz: Eu moro num lugar alto e sagrado, mas moro também com os humildes e aflitos, para dar esperança aos humildes e aos aflitos, novas forças”.

Este versículo nos mostra de forma muito clara que a teoria de Zofar estava completamente equivocada. Ele tentou pregar para Jó que o Todo-Poderoso estava tão distante da Sua criação que não lhe dava nenhuma atenção, e mais, não perdia o Seu tempo intervindo no problema particular das pessoas.

Mas o que estamos vendo é que Deus, muito pelo contrário, está tão preocupado com os Seus filhos, que atenta para os mínimos  detalhes.

“Boa leitura: A fidelidade do Senhor”.

Você que esta lendo este texto, pode estar pensando o que isto tem haver comigo? O que estamos tentando dizer é que, muitas vezes, envoltos em nossos problemas podemos pensar como Zofar, que Deus tem coisas muito mais importantes para se preocupar que as nossas aflições.

Que somos muito pequeninos, dentro deste mundão, para que o Senhor se digne a olhar para nós e, então, queiramos ou não, a nossa fé começa a fraquejar, pois colocamos Deus em um  patamar inatingível para nós.

Caso você se encontre aflito, preocupado, desesperançado, achando que Deus está olhando para causas mais importantes que as suas, lembre-se que Deus se importa com você, se importa com seu sofrer, sabe o seu nome, seu endereço e que para Ele, não existe a grande e a pequena causa.

“Leia: Você pode se ajudar para sair da solidão”.

Finalizando, gostaríamos de deixar, para você que está lendo este texto, o Salmo 139, versículos 13 a 17, escrito por Davi e que fala da presença de Deus em nossas vidas: “Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio da minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.

Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles.”

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Por: Marcio Motta.


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