Lucas 18. 3 – 5
Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário. E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, Todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito.
Jesus em mais uma de Suas parábolas procura mostrar aos seus discípulos alguns ensinamentos. Ele disse que numa determinada cidade existia um juiz que não tinha nenhum temor a Deus e, além disso, não nutria nenhum respeito por quem quer que seja.
“Leia também: Versículos bíblicos sobre oração”.
Neste mesmo lugar morava uma mulher, viúva, que tendo uma demanda pendente sempre o procurava e pedia para ele julgasse a sua causa, pedindo que fosse feita a justiça.
“Não deixe de ler: Como não perder a esperança quando tudo parece perdido”.
Só que tendo em vista a forma de ser do juiz, ele não dava a menor atenção aos pedidos da mulher e simplesmente não julgava a sua causa e agiu dessa forma durante muito tempo.
Entretanto, a história nos mostra que a viúva não desistiu e continuou a insistir em seu pedido, até que, num determinado dia, aquele homem, simplesmente para não ser mais pressionado pela mulher, resolveu julgar o caso e mais, tomou a decisão de dar ganho de causa para ela, sob a argumentação de que agindo daquela maneira ele não correria o risco de ela continuar aborrecendo-o, ou seja, ele julgou a favor dela para não ser mais importunado.
Jesus, contando a parábola, frisa para os discípulos que prestem bastante atenção nas palavras daquele homem desonesto, ou seja, aquelas palavras mostram de uma forma muito clara os motivos que levaram o juiz a julgar a causa e, pior, o que o levou a dar ganho na demanda para a viúva.
“Sugerimos: Deus é justo e leal e exige o mesmo de nós”.
Mostra de uma forma muito clara que a justiça jamais esteve dentre as prioridades daquele homem, ele não queria julgar a demanda daquela mulher, acabou fazendo, porém tendo como motivação somente o fato de não querer ser mais pressionado por ela e, para não correr nenhum risco futuro, julgou a favor dela para não vê-la mais na sua frente.
Jesus continua falando e pergunta aos ouvintes se o nosso Deus não viria fazer justiça ao Seu povo que clama durante todo o tempo e acrescenta, levantando uma dúvida, se essa ajuda demoraria a acontecer. Ele mesmo responde que O Senhor faria justiça ao seu povo e que isso aconteceria rápido.
Você que está lendo esse texto deve estar se perguntado onde estamos querendo chegar. Estamos queremos enfatizar duas coisas latentes nessa parábola, quais sejam a oração e a perseverança.
“Seria bom ler: Versículos bíblicos para combater a ansiedade”.
Jesus nos exorta nessa história a orar continuamente e a nunca desanimar e utiliza na parábola dois extremos.
No primeiro extremo Ele mostra a personalidade de um homem que não tinha o menor temor a Deus e frisa que não possuía consideração por ninguém.
Entretanto, num determinado momento de sua vida, esse homem se defronta com uma mulher que tinha como principal objetivo de vida o julgamento de uma demanda sua e que buscava por justiça.
Tendo em vista a personalidade do juiz, num primeiro instante, ele não deu nenhuma importância para o problema da mulher, porém, diz a Palavra que a mulher não desistiu e continuou a procurá-lo para que fizesse o julgamento da sua causa.
“Leia mais: Versículos bíblicos para combater o desânimo”.
Sentindo-se pressionado, esse homem mal, desonesto, que não temia a Deus e não respeitava ninguém se deu por vencido e, apesar das suas motivações serem erradas e egoístas, acabou julgando a causa da mulher e fazendo justiça, ou seja, a perseverança da mulher acabou vencendo a desconsideração daquele juiz.
No segundo extremo Ele mostra o caráter do nosso Deus, que tem todo o interesse em fazer justiça àquele que grita por socorro e, por conta disso, no tempo determinado, no tempo certo, sem atrasos, julgará as nossas causas em nosso favor.
A mensagem que o Senhor quer nos deixar com essa história é que devemos orar e perseverar na busca do julgamento da nossa causa, uma vez que Ele nunca deixará de fazer justiça em nosso favor, na medida em que Ele sempre ouvirá o nosso clamor, entretanto precisamos crer e nunca desistir.
Pense nisso.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Marcos Antonio de Sousa diz
Aleluia! Orai e Vigiai –
–
Marcio Motta diz
Marcos obrigado pelo seu comentário.
Marcio Motta diz
Pastor obrigado pelo seu comentário.
orar diz
Muito bom
Marcio Motta diz
Pastor obrigado pelo seu comentário.
shopping diz
As I website possessor I conceive the subject matter here is really superb , thanks for your efforts.
amanda diz
Ele te procurar –
Anjo da guarda trazer amor de volta –
Oração positiva –
Em 10 minutos após publicar essa oracao – simpatia –
Em 10 minutos após publicar essa oração, a pessoa vai se comunicar com você. Ou por msn ou por telefone, e-mail, dará um jeito de te procurar, Tenha fé.
Tenho fé,quero ver acontecer. Senhor, Anjo de Luz, desejo que neste momento(FRSM) esteja pensando em mim (AGB)que neste momento, o corpo de (FRSM)e sua mente só pense em mim (AGB). Que (FRSM)
volte o seu pensamento e só pense nos momentos que passamos juntos, passeios, sorrisos, conversas, todo o bem que eu (AGB)já fiz e faço a ele e fique triste por estar tão longe de mim, que sinta por mim uma louca paixão, amor, ternura e um grande e desejo e ciúmes por mim, sinta muito medo de me perder. Sinta necessidade de estar junto de mim e que sinta uma grande necessidade de falar comigo, com urgência que me ligue se declarando e perguntando se estou bem e pedindo para ficar comigo, me chamando para perto dele. Que (FRSM)sinta prazer somente comigo e um grande desejo por mim. Que (FRSM)venha falar comigo assim que eu publicar esta oração ….assim seja, assim
será, assim já é. Amém
Read More Here diz
I’d need to test with you here. Which is not one thing I normally do! I take pleasure in studying a publish that can make individuals think. Also, thanks for allowing me to comment!
roni pedralli diz
Quero parabêniza-lo q bênçao ,era tudo q estava pedindo ao SENHOR,para poder estar edificando a minha fé. Q Deus cotinue a te usar tremendamente, com poder e autoridade e revelaçao! A PAZ DO SENHOR JESUS!