Quando Roboão chegou em Jerusalém, convocou cento e oitenta mil homens de combate, das tribos de Judá e de Benjamim, para guerrearem contra Israel e recuperarem o reino para Roboão.
(2 Crônicas: 11.1)
Este versículo mostra a tentativa de Roboão de consertar um erro que ele tinha cometido.
Devido ao fato de ter tomado uma decisão completamente louca, que causou a divisão do seu reino, ele agora tentava reunificá-lo pela força.
Porém, o que ele não conseguia perceber é que, dessa forma, ele jamais conseguiria uma união verdadeira.
“Não deixe de ler também: Deus é justo e leal e exige o mesmo de nós”.
“Outra ótima leitura seria: Obedecer para viver”.

Ele poderia até conseguir levar a bom termo a sua empreitada, mas seria uma integração falsa, pois não haveria lealdade das pessoas para com ele.
E é de lealdade que gostaríamos de refletir neste texto, desse sentimento que consegue promover maravilhas quando presente nos mais diversos projetos.
E a primeira pergunta que vem à tona é: Como conseguir a lealdade das pessoas que nos cercam, em nosso trabalho, dos nossos liderados, dos nossos empregados, enfim em nossos relacionamentos.
“Você deveria ler também: Você tem valorizado as pessoas?”.
A resposta a esta pergunta não é nada fácil, porque o primeiro passo na busca da lealdade alheia deve ser dado pela própria pessoa e isso requer mudança de comportamento.
E mudar é uma coisa que o ser humano não quer, já que ele acha que jamais precisa fazer isso, sempre entende que está fazendo tudo certo.
Então, respondendo, se alguém está buscando por pessoas leais a primeira coisa que ela deve fazer é demonstrar a sua lealdade.
E ser leal não é nada fácil, pois implica em ser transparente com as pessoas, mostrando-as de uma forma muito clara o que se pretende, aonde se quer chegar, quais as regras em vigor.
“Sugerimos que você leia: Tudo posse naquele que me fortalece”,
É necessário também ser verdadeiro durante todo o tempo, isto é, as meias palavras não existem, mesmo as coisas desagradáveis precisam ser ditas.
O respeito deve imperar sempre, ou seja, as pessoas devem ser tratadas da forma que gostaríamos que elas nos tratassem.
E o mais importante, todo este trajeto é de mão dupla, isto é, as regras valem para todos, para líderes e liderados, patrões e colaboradores, pais e filhos, maridos e esposas, enfim para todos os relacionamentos.
Para finalizar, é importante salientar que vivemos tempos difíceis, onde alguns valores estão se perdendo, porém, o cristão deve dar o exemplo e mostrar que ainda é possível ser uma pessoal leal.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Francisca Carvalho Carneiro diz
Si gostei muito gostaria de receber em meio email [email protected]
Marcio Motta diz
Francisca basta você se inscrever para receber os nossos posts.
Maria Selma de Deus Santos diz
Palavra abençoada gostaria de receber sempre estas palavras edificam .obrigada parabéns
Marcio Motta diz
Maria basta você se inscrever para receber as nossas postagens.
Fabiola diz
Que bênção.
Marcio Motta diz
Fabíola fico feliz que tenha gostado.
Márcia Ferreira diz
Muito bom!
Gostaria de receber por e-mail.
Obrigada
Marcio Motta diz
Márcia basta se inscrever em nosso site.