João 16. 18 – 20
Diziam pois: Que quer dizer isto: Um pouco? Não compreendemos o que ele está dizendo. Percebeu Jesus que o queriam interrogar, e disse-lhes: Indagais entre vós acerca disto que disse: Um pouco, e não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis? Em verdade, em verdade, vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós estareis tristes, porém a vossa tristeza se converterá em alegria.
Quando passou seus últimos momentos com os discípulos, Jesus lhes disse para que não abandonassem a fé, uma vez que eles seriam perseguidos e chegaria um tempo em que qualquer pessoa que atentasse contras as suas vidas, o faria com a firme convicção de que estaria cumprindo a vontade de Deus e que eles fariam isso por total desconhecimento de quem era Deus.
Disse, também, que muito em breve eles não O veriam mais, porém pouco tempo depois o veriam novamente. Então, nesse momento, alguns dos discípulos começaram a argumentar o que seria que Ele estava querendo dizer com aquelas palavras, pois não estavam conseguindo entender.
“Leia também: Versículos bíblicos sobre o pecado”.
Jesus percebendo a inquietação deles, diz que sabe o motivo dos questionamentos que eles estariam fazendo, mas lhes diz que eles iriam chorar e ficar tristes, porém as pessoas do mundo ficariam alegres e que aquela tristeza viraria alegria e volta afirmar que naquele momento eles estavam abatidos, mas que os veria novamente e que, então, eles ficariam cheios de alegria e que ninguém conseguiria tirar aquela exultação deles.
“Não deixe de ler: Como não perder a esperança quando tudo parece perdido”.
Jesus estava alertando aos seus discípulos a respeito das perseguições que aconteceriam, estava se referindo à sua morte, que aconteceria em pouco tempo, e, também, `a sua ressurreição, três dias depois.
O que estava acontecendo é que Jesus sabia a respeito dos momentos terríveis que passaria e ficou muito preocupado como os seus discípulos enfrentariam aquilo tudo, por isso lhes pede para que não abandonassem a fé e continua dizendo que, num primeiro momento, eles ficariam tristes, mas depois os seus corações se encheriam de tanta alegria, que ninguém poderia tirar isso deles.
Às vezes determinadas coisas precisam acontecer, mesmo que não entendamos naquele instante, pois fazem parte de um propósito maior e somente depois é que conseguiremos ver com clareza. Se Jesus não morresse os nossos pecados não poderiam ser removidos, se Ele não ressuscitasse a morte não seria vencida e se Ele não voltasse para o pai, o Espírito Santo não poderia vir.
“Sugerimos: Deus é justo e leal e exige o mesmo de nós”.
Os discípulos acreditavam piamente em Jesus Cristo, não tinham a menor dúvida a respeito do seu conhecimento, mas eles ainda não estavam preparados para enfrentar aquilo que havia de vir, com certeza ficariam abalados e, talvez, perdidos diante dos acontecimentos, por isso tanta preocupação, por parte de Jesus, com a fé de cada um deles.
Você, que está lendo esse texto, deve estar se perguntando onde estamos querendo chegar. Estamos tentando traçar um paralelo entre aquilo que pode estar acontecendo conosco nesse momento e o que aconteceu com os discípulos. Aqueles homens não estavam entendendo nada, não tinham a menor noção do propósito maior que significava a morte do Mestre, o que eles estavam vendo era que tudo aquilo em que eles acreditaram durante os três anos andando com Jesus, estava se perdendo.
Entretanto, Jesus disse aos seus discípulos para que não vacilassem na fé, que tivessem coragem e que apesar de tudo que eles pudessem passar, já que as tribulações são inevitáveis, Ele não os abandonaria, Ele estaria com eles.
“Seria bom ler: Versículos bíblicos para fortalecer a sua fé”.
E é isso que Jesus está dizendo o tempo todo para nós, os problemas, as tribulações, as ventanias, acontecerão, porém aqueles que permanecerem na fé sairão vencedores. Pode ser que nesse momento não estejamos entendendo nada, mas, com certeza, existe um propósito maior em tudo o que está acontecendo e esse momento de tristeza, de aflição, de angústia, se transformará em uma alegria tão grande, que ninguém conseguirá tira isso de nós. Creia nisso.
Creia nessa promessa feita por Jesus para nós.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
hugo diz
esse texto é para s pessoas que ainda não entenderam o significado da morte de jesus?
Marcio Motta diz
E é isso que Jesus está dizendo o tempo todo para nós, os problemas, as tribulações, as ventanias, acontecerão, porém aqueles que permanecerem na fé sairão vencedores.
jeremy lates diz
verdade que aqueles que perseverarem até o final serão salvos, que Deus nunca desiste de alguém que a salvação SÓ depende da misericórdia e do poder de Deus?
Marcio Motta diz
E é isso que Jesus está dizendo o tempo todo para nós, os problemas, as tribulações, as ventanias, acontecerão, porém aqueles que permanecerem na fé sairão vencedores.
luzia diz
maravilhoso!