E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu.
(1 Samuel 17:23)
Introdução:
O artigo de hoje visa mostrar algumas lições que, se colocadas em prática, farão enorme diferença quando enfrentamos um inimigo poderoso.
Você pode questionar dizendo que quando se trata de algum oponente, poderosos ou não, não há diferença, pois todos estão contra nós.
Você pode ter razão, mas sabemos que algumas situações são piores, o inimigo é muito mais forte e não vemos nenhuma possibilidade de vencer.
Sendo assim, decidimos escrever esse texto utilizando a passagem de Davi e Golias e mostrando algumas lições que podemos aprender com esse episódio.
“Não deixe de ler: A capacitação produz um diferencial”.
“Sugerimos: O sofrimento aperfeiçoa e fortalece o nosso caráter”.

O contexto da história para entendermos as lições:
Um gigante chamado Golias se apresentou como representante do povo filisteu e fez um desafio para quem quisesse enfrentá-lo, do exército de Israel.
E disse o seguinte: “se alguém do exército de Israel o derrotasse, os filisteus seriam seus escravos, porém se ele saísse vencedor, os israelitas se tornariam escravos”.
Esse tipo de desafio era uma prática comum da época e o vencedor dessa luta daria ao seu lado o triunfo na batalha.
Os irmãos mais velhos de Davi se encontravam no acampamento dos israelitas, por isso ele foi mandado por seu pai para levar provisão para eles e trazer notícias.
Lá chegando, Davi foi procurar saber de seus irmãos e ouve o desafio do gigante Golias.
“Boa leitura: Cremos em Deus mais limitamos o Seu poder”.
Então, ele pergunta aos que estavam em volta, o que receberia o homem que enfrentasse o gigante e tirasse aquele insulto a Israel.
Essa atitude ofendeu ao seu irmão Eliabe que o repreendeu, mas ele insistiu tornou a perguntar e as suas palavras chegaram ao rei Saul.
Saul manda chamar Davi, que diz para ele que irá enfrentar o gigante, porém o rei não concorda.
Saul diz que ele não tem a menor condição de enfrentar o gigante filisteu, porém Davi conta para ele as suas experiências vividas com o urso e o leão.
Diante disso, Saul concorda e diz para o Senhor ser com ele.
“Leia também: Superior e subalterno”.
“Não deixe de ler: O sofrimento não pode ser em vão”.
Davi e Golias frente a frente, antes da batalha:
Quando o gigante viu a Davi, olhou para ele com desprezo, pois estava diante de um rapaz ruivo, de boa aparência e fez pouco caso dele.
Então, ele disse a Davi: “Por acaso sou um cão para que você venha contra mim com pedaços de pau? ” E o filisteu amaldiçoou Davi invocando seus deuses.
Disse mais: “Venha aqui, e darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo”.
A ouvir o que o gigante disse, Davi respondeu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou”.
“Sugerimos: O perigo das nossas alianças”.
E continuou: “Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel”.
E complementou: “Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória, pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos”.
O final dessa história todos nós conhecemos, Davi derrotou a Golias e quando os filisteus viram que seu guerreiro estava morto, recuaram e fugiram.
“Leia também: Admitir os nossos erros é o primeiro passo para lidar com eles e mudar”.
“Seria bom ler: O pensamento negativo é uma força contrário que destrói”.
1ª Lição: Para vencer um grande inimigo é necessário crer, de forma inabalável, que Deus está no controle da situação!
Davi estava certo de que iria derrotar o gigante, a sua ousadia foi flagrante e ele fez questão de deixar isso muito claro.
E essa convicção vinha da sua fé em Deus, ele não tinha nenhuma dúvida de que o Senhor estaria com ele naquela batalha.
E isso fica muito claro quando ele afirmou que, assim como o Senhor o tinha livrado das garras do urso e do leão, faria o mesmo com relação ao gigante filisteu.
Sem fé inabalável é impossível vencer um grande desafio, pois olharemos somente para o tamanho do inimigo e para as nossas possibilidades.
E, agindo assim, não conseguiremos vislumbrar nenhuma possibilidade de vitória.
“Boa leitura: O pecado da omissão”.
“Leia também: Tudo posso naquele que me fortalece”.
2ª Lição: Para vencer um grande inimigo é preciso utilizar as armas já conhecidas, não dá para tentar inovar no momento da batalha:
Depois de Saul ter permitido que a luta acontecesse, vestiu a sua própria túnica em Davi, colocou-lhe uma armadura e um capacete de bronze na sua cabeça.
Vestido assim Davi tentou andar, mas não conseguiu e disse para Saul: “Não consigo andar com isso, pois não estou acostumado”.
Então, pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor e, com sua atiradeira na mão, aproximou-se do filisteu.
Davi sabia que se não usasse as armas nas quais estava treinado, seria uma presa fácil para o gigante, por isso recusou a oferta de Saul.
Ele sabia que se tentasse fazer algo diferente do que sabia, não teria a menor chance.
Mas, é importante salientar, que ele era muito bom com as suas armas, por isso conseguiu derrotar tão grande inimigo.
Por isso, é importante ressaltar a importância de estar bem preparado para quando surgir a oportunidade ou a necessidade de entrar em uma luta.
“Leia também: O nosso foco deve ser a vontade de Deus e não a nossa”.
“Boa leitura: Como se tornar um grande líder”.
Conclusão:
Podemos resumir as lições aprendidas com Davi, dizendo que aos olhos humanos seria impossível ele derrotar Golias.
De um lado estava um homem com quase três metros de altura, um guerreiro e do outro um pastor de ovelhas.
Porém Davi tinha dois diferenciais fundamentais para a conseguir a vitória: a sua confiança em Deus e o fato de estar totalmente preparado para usar as suas armas.
Podemos dizer que Deus fez a sua parte e Davi fez a dele, você consegue entender isso?
Em nosso relacionamento com Deus sempre existirá uma parte do processo que nos cabe, não podemos esquecer isso.
Pense nisso deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Deixe uma resposta