Tito 2. 2 – 3
Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência; As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem.
Em sua carta a Tito, Paulo diz para ele ensinar aquilo que está em consonância com a verdadeira doutrina, isto é, para que os velhos sejam pessoas moderadas, sérias, prudentes, que não se desviem na fé, nem na prática do amor e que sejam perseverantes. Quanto às mulheres de mais idade, da mesma forma, que vivam de acordo com os preceitos de Deus, não fazendo calúnias, que não sejam chegadas ao vinho e educadoras de coisas boas.
Esta carta foi escrita por Paulo, possivelmente quando estava na Macedônia, tendo como data provável 64 d.C. e tinha como objetivo principal chamar a atenção de Tito para as suas responsabilidades na administração das igrejas na ilha de Creta, lhe dando orientações de como deveria se comportar diante de tarefa de tamanha importância.
Nos dois versículos usados como tema desse artigo, gostaríamos de chamar a atenção para as instruções dadas com relação ao comportamento que deveriam ter os velhos e as mulheres de mais idade, às orientações que Tito deveria dar àqueles dois segmentos, ou seja, qual a postura que aquelas pessoas deveriam ter. E é de postura que gostaríamos de nos ater nesse texto.
A intenção de Paulo é que aquelas pessoas, de mais idade, servissem de exemplo para as mais jovens, ou seja, que as pessoas mais novas tivessem em quem se mirar para moldar o seu comportamento, ao observar aquelas pessoas em seu cotidiano, o que nos leva à conclusão de que a responsabilidade dos mais velhos era muito grande, pois estariam, através de suas atitudes, ditando o procedimento futuro daquela comunidade.
Passados, aproximadamente, 2.000 anos as coisas não mudaram, continuam existindo pessoas com a responsabilidade de, através da sua postura, determinar o futuro de outras, servir como parâmetro a ser seguido, ser referência de comportamento.
Porém, a notícia ruim é que muitas pessoas não percebem a sua importância e responsabilidade dentro desse contexto e vão tomando determinadas atitudes completamente desassociadas da posição que ocupam e manchando as suas atitudes, quer na vida particular, profissional ou religiosa.
Essas pessoas precisam entender que à proporção que crescemos em qualquer segmento de nossas vidas as nossas responsabilidades vão aumentando, tanto as formais quanto as informais, pois passamos a ser um referencial para diversas outras pessoas, mesmo sem perceber.
Peguemos um exemplo bem simples. Um cantor de sucesso. Essa pessoa tem as suas responsabilidades profissionais, no que diz respeito ao cumprimento do seu contrato com a sua gravadora, com relação aos shows agendados, às entrevistas marcadas e por aí vai, porém existem outras informais, não menos importantes, pois o seu comportamento influenciará de maneira latente aos seus fãs, na maneira de vestir, no corte do cabelo, nos mínimos detalhes, então se esse artista começar a fazer coisas ruins estará passando esse exemplo para as pessoas.
Ser honesto, ético, bom caráter, ter bom comportamento é obrigação de qualquer pessoa, entretanto, o que estamos querendo frisar é que, a partir de um determinado ponto de nossas vidas, precisamos ir além disso, pois a posição que ocupamos, o lugar onde estamos, o que nos tornamos, aquilo que representamos exigem de nós uma postura além dos limites comuns, já que estaremos influenciando outras pessoas até com a nossa forma de andar, ou seja, “não basta ser honesto tem, também, de parecer honesto”.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Elvis Filho diz
É verdade !!
Glória a Deus.
Marcio Motta diz
Glória a Deus Elvis.
Katheleen Erstad diz
Hi there, i just needed to drop you a line to say that i thoroughly enjoyed this particular post of yours, I have subscribed to your RSS feeds and have skimmed a few of your posts before but this one really stood out for me. I know that I am just a stranger to you but I figured you might appreciate the appreciation Take care and keep blogging.