Gênesis 31.32
Com quem achares os teus deuses, esse não viva; reconhece diante de nossos irmãos o que é teu do que está comigo, e toma-o para ti. Pois Jacó não sabia que Raquel os tinha furtado.
O fato de Jacó ter se tornado rico fez com os filhos de Labão não gostassem dessa situação e, então, eles começaram a dizer que essa riqueza fora conseguida com Jacó enganando a Labão.
Então, Jacó mandou chamar a Raquel e Léia e lhes disse que estava reparando que o pai delas já não apresentava um comportamento tão amigo como antes e lhes disse que pretendia voltar para Canaã, terra de seu pai Isaque e aproveitando o fato de Labão se encontrar em outro lugar cortando lã das suas ovelhas, colocou em prática a sua decisão e partiu, levando consigo os seus filhos, suas mulheres e tudo o que lhe pertencia.
“Leia também: Deus conhece as reais intenções do nossos corações”.
Entretanto, sem que Jacó soubesse, Raquel antes de montar em seu camelo, se apoderou das imagens dos deuses que se encontravam na casa de Labão e as levou consigo.
Passados alguns dias, Labão tomou conhecimento do tinha acontecido e foi em busca de Jacó, encontrando-o sete dias depois, porém naquela noite Deus apareceu em sonho para ele e disse para que não fizesse nada contra Jacó.
“Não deixe de ler: O erro de se tirar vantagem da sua posição”.
Quando se encontraram Labão questionou o fato de Jacó ter saído daquela forma, que não precisava, inclusive se ele ficasse sabendo teria preparado uma festa de despedida e insinua ter ele tomado uma decisão equivocada e vai mais além, acusa Jacó de ter roubado as imagens dos deuses de sua casa.
Jacó pondera que saiu daquela forma por ter ficado com receio de ele lhe tirar as suas filhas à força e responde, de forma veemente, que não aceita de forma alguma a acusação de ter roubado a imagens de sua casa e continua para dar ênfase a sua certeza, de que caso ele encontrasse com alguém ali as suas imagens, essa pessoa deveria ser morta. É evidente que Jacó não tinha a menor ideia de que Raquel tinha feito o que fez.
Labão, então, começou a procurar as suas imagens por toda parte e não encontrou, já que elas estavam na cela do camelo onde Raquel estava sentada e com a desculpa de que estava menstruada e não podia levantar, conseguiu evitar que Labão procurasse naquele lugar e o que aconteceu é que as imagens não foram encontradas.
“Sugerimos: Esta carga que você carrega pode cair por terra”.
Após Labão não ter encontrado nada, Jacó ficou muito irritado e começou a argumentar que não entendia aquela atitude por parte dele e, então, começa a traçar um resumo de tudo o que tinha acontecido entre eles durante os vinte anos em que ele tinha ficado em sua casa e vai colocando a forma injusta como foi tratado durante todo aquele tempo por aquele homem extremante egoísta, que não media esforços para levar vantagem.
O fato que gostaríamos de chamar a atenção nesse texto foi o roubo das imagens por parte de Raquel. Ela tomou essa atitude por temer que Labão pudesse consultar aqueles ídolos e acabar descobrindo para onde eles estavam fugindo, porém, não querendo entrar no mérito da atitude dela e nem se aqueles ídolos tinham esse poder, o fato é que Jacó não tinha a menor noção do que tinha acontecido o que o levou a ter absoluta certeza de que as imagens não se encontravam ali e a dizer que mataria o transgressor caso alguma coisa fosse encontrada.
“Seria bom ler: A tentação procura atacar os nossos pontos fracos”.
Então, a pergunta que fica no ar é: Se Labão tivesse encontrado as imagens com Raquel? Nesse caso Jacó teria de fazer o que tinha prometido e, temos a plena convicção, que seria uma dor terrível para ele.
Você que está lendo esse texto deve estar se perguntando onde estamos querendo chegar e a resposta é que estamos tentando chamar a atenção para a precipitação que toma conta de nós em alguns momentos de nossas vidas. Jacó se precipitou em fazer uma afirmação daquela e jamais poderia ter feito isso, será que ele não se perguntou em nenhum instante o motivo de Labão estar fazendo a acusação.
Ele tinha absoluta certeza de que ninguém tinha feito nada, porém se esqueceu que não tinha condições de dominar todas as variáveis. E assim é conosco, mesmo que cheguemos a algumas conclusões precisamos ter sempre em mente que por mais que tenhamos determinadas certezas, jamais conseguiremos dominar tudo o que está acontecendo, então o melhor é agirmos com prudência, evitarmos determinadas afirmações e promessas, na medida em que seremos cobrados por elas.
Sendo assim, mesmo que tenhamos a certeza absoluta de uma determinada situação, devemos nos precaver, não agirmos por impulso e colocar a prudência em primeiro lugar.
Pense nisso.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Fatima Rosangela diz
Sempre é bom a Palavra de Deus.Jesus sempre alivia nosso coração.Amém.
Marcio Motta diz
Com certeza Fátima. Obrigado pelo seu comentário.
Fatima Rosangela diz
Sempre é bom a Palavra de Deus.
Marcio Motta diz
Amém Fátima. Obrigado pelo seu comentário.
Golden diz
You undoubtedly know your information… Continue the fantastic job!