Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros. Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz. (Efésios 5:6-8)
Paulo escreveu esta carta ao povo de Éfeso, aproximadamente no ano 60 d.C. e nela, ele procura explicar as bênçãos que recebemos através de Jesus Cristo e, dentre outras coisas, encoraja a todos a terem uma vida de acordo com os padrões que são pregados pelo Evangelho.
Leia também: Eu sou a videira verdadeira
Nos versículos tema desse artigo, ele fala para que eles não se deixem enganar por conversas tolas.
Pois é por causa disso, que vem o castigo de Deus e acrescenta para que não tenham nada a ver com esse tipo de gente, já que eles já não eram mais como antigamente quando viviam na escuridão, uma vez que, como eles tiveram um encontro com Cristo, não estavam mais nas trevas e sim na luz, por isso deveriam viver como filhos da luz.
Em primeiro lugar, seria interessante enfatizar que, muito embora essa carta tenha sido escrita há milhares de anos, ela nunca foi tão atual, sendo assim, está claro que Paulo escreveu, também, para nós.
Considere ler também: A fragilidade da vida
Dito isto, gostaríamos de focar nesse artigo, quando Paulo diz para que não nos deixemos enganar por conversas tolas.
Algo tolo ou vão quer dizer falso, que não tem razão de ser ou inútil, ou seja, ele está no dizendo para que não venhamos a dar atenção a esse tipo de conversa ou de conselho e acrescenta para que não sejamos companheiros desse tipo de gente.
Você também pode ler: A dureza do coração de algumas pessoas
Onde estamos querendo chegar? No contexto da carta, Paulo não está dizendo para que venhamos a nos afastar das pessoas que não sejam cristãs, muito pelo contrário.
Porém, não seria essa a linha de raciocínio que gostaríamos de estabelecer, o que estamos pretendendo focar é o fato de que muitas vezes começamos a andar com pessoas que não tem nada a ver conosco, que não possuem nada que possam acrescentar para nós em termos de crescimento moral e, sem perceber, começamos a adquirir o estilo de vida dessa gente.
Vamos nos contaminando das coisas ruins, vãs e tolas que estão impregnadas em suas vidas, isto é, como elas não trazem dentro de si nada de bom, nós começamos a adquirir seus hábitos ruins, sem perceber e quando vemos, muitas vezes, é tarde demais e é por isso que Paulo diz que aí vem o castigo de Deus.
Considere ler também: É impossível agradar a todo mundo
Precisamos estar alertas com isso e muito embora não possamos discriminar ninguém, precisamos fazer uma seleção de nossas amizades e não permitir que pessoas com valores distorcidos venham a fazer parte do nosso dia a dia.
Pois quem acha que não será contaminado está completamente errado, pois essas coisas acontecem sem que se perceba.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Tatilaine diz
Palavras sábia, e muito esclarecedora.
Marcio Motta diz
Tatilaine fico feliz que o texto tenha edificado a sua vida.
lecio de araujo candido diz
Realmente… as conversas tolas são altamente destrutivas. Como servidor público que sou percebo que se não vigiarmos 24 horas por dia, sem querer vamos acompanhando as falácias diversas e de repente somos nós que estamos falando e tagarelando e fofocando e tudo mais também… Deus nos livre e Seu Espírito nos lembre sempre…
Marcio Motta diz
Isso mesmo Lecio. Precisamos vigiar.
Graciely campos diz
Adorei o texto totalmente verídico.
Marcio Motta diz
Graciely fico feliz que tenha gostado. Fique com Deus.