Assim, os espiões lhe perguntaram: “Mestre, sabemos que falas e ensinas o que é correto, e que não mostras parcialidade, mas ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. É certo pagar imposto a César ou não?”.
(Lucas: 20.21)
Não se deixe seduzir pelos elogios, pois eles, muitas vezes, trazem a reboque outras intenções e armadilhas que podem prejudicar, sobremaneira, àquele que não percebeu o laço.
Foi a intenção da pergunta que consta no versículo tema de nosso artigo.
“Sugerimos outra ótima leitura para você. A distância entre o problema e a solução”.
Os judeus não se conformavam em pagar impostos ao governo romano e, sendo assim, aproveitaram esta situação para fazer uma armadilha para Jesus e fizeram a pergunta se era certo pagar imposto a César ou não.
“Você não pode deixar de ler também: Somos valiosos para Deus”.
Por que se tratava de uma armadilha? Simplesmente porque, caso Jesus respondesse que era certo pagar o imposto, diriam que Ele se tratava de um traidor da nação judaica e caso dissesse que não, poderiam denunciá-lo a Roma como rebelde.
Entretanto, antes de fazerem a pergunta capciosa fizeram uma série de elogios a Jesus, com a intenção de deixá-lo com a guarda aberta e mais suscetível a este tipo de ardil.
E é assim que funciona até os dias de hoje. As pessoas mal intencionadas rasgam elogios e amabilidades para alguém com a intenção de pegar esta pessoa desprevenida e poder realizar o seu intento.
E por que isto acontece? Simplesmente porque as pessoas adoram serem elogiadas e reconhecidas, ficam com a autoestima em alta, se sentem muito bem com o que estão ouvindo e, por conta disso, não conseguem perceber que o elogio, em determinadas situações, se trata de uma artimanha para uma finalidade ruim.
“Leia também: A verdadeira e a falsa segurança”.
É lógico que nem todos os elogios que alguém recebe são mal intencionados, muitos são sinceros e a pessoa fez por merecer, porém é necessário ficar alerta para não ficar a mercê deste tipo de estratégia.
O que é importante salientar, é que o inimigo sempre procura atuar em cima do ponto fraco de cada um.
Isto é, esta artimanha pode dar certo com algumas pessoas e com outras não, porém as pessoas que mais se encantam com os “elogios” estão mais suscetíveis a caírem no estratagema.
Para finalizar, gostaríamos de ressalta que não é para ninguém ficar na defensiva quando receber um elogio, porém, também, não é para perder a noção das coisas só porque alguém disse algo que encanta.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Joaquim Oliveira diz
Eu gostei muito deste ensinamento,muitas pessoas realmente ama elogios. Se acha,principalmente na área feminina.
Marcio Motta diz
Joaquim fico feliz que o texto tenha edificado a sua vida.
Bestdatingsitesnow.Com diz
Greetings I am so delighted I found your blog page, I really found you by mistake, while I was browsing on Yahoo for something else, Regardless I am here now and would
just like to say thank you for a tremendous post and a all round exciting blog (I also love the
theme/design), I don’t have time to read through it all at
the minute but I have saved it and also included
your RSS feeds, so when I have time I will be back to read more, Please do
keep up the fantastic work.
Palavra Fiel diz
Obrigado pelo seu comentário