Finalmente, os guardas do templo voltaram aos chefes dos sacerdotes e aos fariseus, os quais lhes perguntaram: “Por que vocês não o trouxeram? “Ninguém jamais falou da maneira como esse homem fala”, declararam os guardas. “Será que vocês também foram enganados?” perguntaram os fariseus.”Por acaso alguém das autoridades ou dos fariseus creu nele? Não! Mas essa ralé que nada entende da lei é maldita”. (João: 7. 45 – 49)
Diz a Palavra de Deus que os fariseus ouviram a multidão comentando a respeito de Jesus e, por esse motivo, eles e os chefes dos sacerdotes mandaram que os guardas fossem prendê-Lo.
Jesus estava falando que ficaria somente mais um pouco com eles e que voltaria para aquele que o tinha enviado e mais, que eles iriam procurá-lo mas não o encontrariam, porque ninguém poderia ir para onde Ele estava indo.
Essas palavras provocaram grande confusão entre os líderes judeus, que começaram a especular que lugar seria esse que não poderiam achá-Lo.
Jesus falava, também, a respeito do Espírito Santo, dizendo que aqueles que acreditassem iriam recebê-Lo.
O povo se encontrava dividido alguns achando que Ele era realmente o Profeta, o Messias, entretanto outros questionavam.
Então os guardas voltaram e os fariseus e os chefes dos sacerdotes lhes perguntaram o motivo de não terem trazido Jesus, foi quando os guardas lhes responderam que nunca tinham ouvido alguém falar como Jesus.
Os fariseus rebateram lhes fazendo algumas perguntas: Será que vocês também foram enganados? Por acaso alguma autoridade ou fariseu creu Nele?
E é sobre a última pergunta dos fariseus que gostaríamos de refletir nesse artigo.
Aquele grupo de homens estava dizendo que, como nenhum deles tinham crido em Jesus, então, todo o povo também não deveria crer, ou seja, eles se achavam o referencial para as pessoas, a opinião deles deveria ser seguida por todos, como eles não acreditavam, ninguém deveria crer, já que eles é que detinham as qualidades necessárias para discernir entre o certo e o errado.
Esses liderem se consideravam os donos da verdade, que somente eles tinham condições de determinar aquilo que era correto e o que não era e aqueles que não pensavam como eles eram idiotas e não sabiam de nada.
Trazendo essa passagem para os nossos dias, gostaríamos de fazer uma pergunta a você que está lendo esse artigo: Você conhece alguém assim? Com as mesmas características dos fariseus? É claro que conhece.
O nosso dia a dia está cheio de “fariseus” e “de líderes religiosos”, que entendem que somente eles sabem das coisas, que se julgam os donos absolutos da verdade, que não aceitam conselhos, que não aceitam opiniões, que se julgam acima do bem o do mal, que sabem tudo e você não sabe nada e, por isso, você deve seguir as suas opiniões.
É lamentável existirem pessoas assim, entretanto, tendo como referência tudo o que já colocado nesse texto, é necessário que façamos outra pergunta: E nós? Qual tem sido o nosso comportamento com relação a esse contexto? Tem sido diferente das pessoas que agem do modo que colocamos? Temos dado espaço para as pessoas que nos cercam se posicionarem e estamos aceitando as suas sugestões?
A resposta a esses questionamentos somente nós é que sabemos, porém o intuito principal desse artigo e trazer uma reflexão séria a respeito desse assunto para todos nós, pois condenar o comportamento dos fariseus e dos líderes religiosos é muito fácil, o difícil é não agir como eles.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Gilcelia diz
Palavras muito edificante muito bem explicado uma fala de fácil entendimento muito obrigada que Deus te abençoe muito mais.
Marcio Motta diz
Gilcelia fico muito feliz que o texto tenha edificado a sua vida.
Pb Edelson do Amaral diz
Tenho o bom habito de ler a bíblia diariamente graças a Deus, mas também estou lendo todos os dias artigos do Irmão Marcio Motta, vejo um vasto conhecimento nos artigos para aqueles que querem conhecer mais a palavra de Deus. Deus continue te abençoando e prosperando seu caminho Irmão Marcio Motta.
Marcio Motta diz
Obrigado Pb Edelson pelas suas palavras e fico feliz pelos textos estarem abençoando as pessoas.