Gênesis 49. 1 – 2
Depois chamou Jacó a seus filhos, e disse: Ajuntai-vos para que eu vos anuncie o que vos há de acontecer nos dias vindouros. Ajuntai-vos, e ouvi, filhos de Jacó; ouvi a Israel vosso pai :
O capítulo quarenta e nove do livro de Gênesis trata da benção dada por Jacó aos seus doze filhos, antes de morrer. Neste texto vamos nos ater apenas a três destes filhos.
O primeiro seria Rúben, Jacó diz que ele é o seu filho mais velho, que é a sua força, o fruto primeiro de todo a sua energia e que, além de ser o mais soberbo, é o que detém a maior força dentre todos os seus filhos. Entretanto, afirma que ele é muito violento e que não será o mais importante, tendo em vista ter dormido com a sua concubina, desrespeitando a cama de seu pai.
“Sugerimos que você leia também: As promessas de Deus e seus propósitos”.
Depois fala de Simeão e Levi, dizendo que eles são violentos, por isto não estará presente quando estiverem reunidos e fazendo planos, já que, tendo em vista, o jeito de serem, acabam matando pessoas e, somente por brincadeira, machucam os touros. Amaldiçoa as suas ira e crueldade, dizendo que os espalhará pelo meio do povo.
E, finalmente, José, que diz ser uma benção, e que apesar de os inimigos o atacarem com violência, seus braços continuam fortes pela força do Poderoso de Jacó, pelo nome do Pastor, a Rocha de Israel. Continua dizendo que Deus o ajudará e lhe dará muitas bênçãos, e que todas estas graças estarão sobre a sua cabeça, sobre a testa daquele que foi escolhido entre os seus irmãos.
“Outra ótima leitura para você seria: Tudo posso naquele que me fortalece”.
O que acabamos de ler é que Jacó ministrou uma benção para cada filho e fez um prognóstico do futuro de cada um, e precisamos ressaltar que o modo de vida que eles estavam levando foi de fundamental importância, tanto na benção como no presságio.
Rúben, por ser o primogênito, deveria receber a parte maior, mas jogou por terra essa possibilidade, por ser uma pessoa sem controle, não inspirando confiança, e o pior, não tinha o menor respeito por seu pai, já que acabou se relacionando com uma de suas companheiras.
Simeão e Levi eram pessoas cheias de ira, que matavam os outros sem contemplação, e além de tudo, eram ruins por natureza, uma vez que até dos animais, que com certeza nunca lhe tinham feito nada, eles judiavam, apenas pelo prazer de machucá-los
“Você não pode deixar de ler também: Tudo tem seu tempo determinado”.
Já José era, realmente, uma pessoa que dava bons frutos e o futuro nos mostra que Deus o salvou em algumas ocasiões em que seus inimigos o atacaram. Foi uma pessoa que teve a capacidade de se aproximar do Senhor, mesmo quando as adversidades foram mais fortes.
Está muito claro que a forma de vida que levamos no passado, afetará, sem dúvida, o nosso presente e futuro
O que estamos vendo neste episódio, de forma muito clara, é que o nosso estilo de vida, a forma que escolhemos para viver, acaba moldando o nosso futuro.
“Leia também: Versículos bíblicos para fortalecer a sua fé”.
Por isto, neste ponto, cabe uma pergunta: Quais são as ações que precisamos tomar neste momento, ou aquelas que precisamos evitar, a fim de que o nosso futuro não seja afetado negativamente?
Evidentemente, cada um de nós tem a plena consciência daquilo que precisamos fazer ou deixar de fazer, para que o nosso presente, que amanhã já será passado, venha a afetar de forma positiva o nosso futuro.
O grande problema é que, muitas vezes, acabamos por não tomar as atitudes que precisamos, e vamos deixando determinadas coisas se perpetuarem em nossas vidas, que não deveriam. Às vezes por covardia, outras por acomodação, outras tantas por acharmos que é assim mesmo, entretanto a notícia ruim é que todas essas coisas afetarão de forma inevitável o nosso futuro.
O amanhã começou a ser moldado no dia de ontem e a mudança precisa acontecer no dia de hoje. No passado não podemos mais mexer, porém o presente está em nossas mãos e não depende de mais ninguém, somente de nós. O que não podemos esquecer é que o futuro já está sendo construído, ele ainda não chegou, porém o seu modelo já está em andamento.
O que estamos tentando deixar bem claro é que o nosso futuro é modelado pelo estilo de vida que estamos levando nos dias de hoje, por isso não podemos continuar adiando as atitudes que precisamos tomar para nos tornarmos pessoas melhores.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Marcos Antonio de Sousa diz
Amém! Sabemos que o Patriarca Jacó tinha doze filhos. Vemos que o estilo de vida que eles escolheram é que determinaram o futuro deles.
Marcio Motta diz
Com certeza Marcos, obrigado pela sua participação em nosso site.
Marcos Antonio de Sousa diz
Amém! O Patriarca Jacó conhecia muito bem os seus filhos e as cousas que estes faziam. Uns foram abençoados, ao passo que outros foram amaldiçoados. O fato é que o estilo de vida que eles escolheram é que determinou o futuro deles.
Marcio Motta diz
Marcos obrigado pelo seu comentário sempre oportuno.
Noble Desiyatnikov diz
I enjoy the efforts you have put in this, appreciate it for all the great articles.
Noble Desiyatnikov diz
I enjoy the efforts you have put in this, appreciate it for all the great articles.