Ai dos que chamam o mal de bem e o bem de mal, que fazem das trevas a luz e a luz de trevas, do amargo, doce e do doce, amargo. (Isaías: 5.20)
Estamos vivendo tempos tão difíceis que o homem não está mais conseguindo perceber a diferença entre o bem e o mal.
E isto se deve ao fato de o ser humano estar relativizando as coisas de uma forma tão contundente, que já está confuso e misturando as coisas.
“Não deixe de ler também: Acima do bem e do mal”.

E o grande problema é quando alguém perde esta perspectiva, daquilo é bom e o que é ruim, com certeza está caminhando a passos largos para a sua própria ruína.
Dentro deste conceito podemos citar alguns exemplos, tais como: Uma pessoa que está muito acima do seu peso, leva uma vida sedentária, fuma e não toma nenhuma providência, não está sabendo discernir entre o bem e o mal.
“Outra ótima leitura seria: O pecado da omissão”.
Quando alguém bebe em demasia e não consegue perceber que pode contrair uma doença séria por conta disso, está confusa entre o que é bom e o que é ruim.
Ou quando uma pessoa começa um relacionamento fora do seu casamento e não percebe que isto pode trazer um prejuízo terrível para a sua família, colocando em risco o futuro dos seus filhos, podemos dizer que perdeu totalmente a noção do bem e do mal.
O que é necessário entender, é que existe uma barreira entre o bem e o mal e que existe um limite entre eles.
E a verdade é que este limite, infelizmente, pode variar de pessoa para pessoa, dependendo dos valores fundamentais internalizados em cada indivíduo.
Isto é, levando-se em consideração os exemplos que foram dados, alguém acima do peso e que fuma pode achar que isto não faz mal, afinal de contas pessoas magras e que não fumam também morrem por conta de um enfarte.
“Leia também: A luta interior do ser humano”.
Um encontro ou outro fora do casamento, sem compromisso, não faz nenhum mal, afinal o problema existe quando se trata de um relacionamento mais profundo e duradouro.
Por isso, o homem precisa de um balizador que possa de lhe um padrão de vida a seguir e isto ele pode encontrar na Palavra de Deus, na Bíblia.
Entretanto, nem todos querem se submeter aos princípios que ali se encontram, porque esta escolha implica em mudança de comportamento e isto é tudo o que o homem não quer.
É por isso que a nossa sociedade está como está, com valores éticos e morais totalmente distorcidos, onde o mal impera sobre o bem, onde a injustiça predomina sobre a justiça e o homem se encontra completamente perdido, à beira de um colapso e sofrendo ao extremo.
Para finalizar, gostaríamos de deixar um pergunta, qual seja: Você que está lendo este texto sabe a diferença entre o bem e o mal?
Responda deixando o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Jeanné diz
Creio que para quem tem Deus em sua vida, sempre saberá discernir uma coisa e outra…naturalmente do ponto de vista espiritual.
Marcio Motta diz
Jennné obrigado pelo seu comentário.
Anderson da silva Fernandes diz
Como o próprio texto diz, “…encontrar na Palavra de Deus…”, “…escolha implica em mudança de comportamento…”, se estamos em intimidade com Deus, nosso Pai, com busca aos seus preceitos, ordenanças, mandamentos e demais,nós estamos aprendendo a buscar entendimento para discernir o bem do mal. Se não buscarmos, se não abrirmos mão de coisas naturais e dispor pelas sobrenaturais, além de não alcançar o saber da diferença, estamos vagando no universo do comodismo e sujeitos ao aumento do mal cada dia mais em nossa alma e em prejuízo do nosso espírito. Os valores estão sendo dilacerados ao invés de lapidados. Busquemos ao Senhor Deus!
Marcio Motta diz
Anderson isso mesmo, busquemos cada vez mais ao Senhor.
hugo diz
eu nao entendi
Um encontro ou outro fora do casamento, sem compromisso, não faz nenhum mal, afinal o problema existe quando se trata de um relacionamento mais profundo e duradouro
quer dizer que nao ha problemas em ter casos ?
Marcio Motta diz
É claro que há problema Hugo. É uma falta grave. O que dissemos no artigo é que, quem pensa que não tem problema nenhum, não está mais discernindo a diferença entre o bem o mal.
Obrigado pelo seu comentário.
Pires Pedro diz
.Eu entendo que a diferenca entre o bem e o mal, devemos partir do princípio que o significado de bem literalmente nos vai translinear em alguns dicionarios por aquilo que é bom, agradavel, que nos trás felicidade com resultados: Bem estar, Desenvolvimento, felicidade etc.. e mal como sendo o oposto do bem, aquilo que faz mal, o que é desagradavel, tudo que prejudica, fere ou encomoda na qual seus resultados são: o pecado, o sofrimento, a enfermidade e obviamente levando o homem a morte, na qual têm trazido aflição e dor ao mundo desde então.
Marcio Motta diz
Obrigado Pedro pelo seu comentário.
marinelio costa diz
Sim, estou lendo essa mensagem e tenho certeza sim de que a Biblia é o único local onde encontramos uma vida sadia, equilibrada, justa e que nos das paz para viver nesses dias.
Marcio Motta diz
Marinelio obrigado pelo seu comentário.