Então Davi disse a Natã: “Pequei contra o Senhor! ” E Natã respondeu: “O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá.
(2 Samuel: 12.13)
Quando Deus conversou com Caim dizendo que não iria aceitar a sua oferta, Ele disse o motivo, o problema era o seu comportamento.
Caim, entretanto, recebeu muito mal aquela noticia e, pior, ficou com inveja de Abel, seu irmão, do qual Deus tinha recebido a oferta e tomou a decisão de matá-lo.
“Não deixe de ler: Quando o sofrimento é prejudicial para a nossa saúde”.
O que estamos vendo é que Caim não assumiu, verdadeiramente, a responsabilidade pelo seu erro perante ao Senhor e, de alguma forma, a transferiu para seu irmão.
“Seria muito bom ler: Os nossos erros e as nossas desculpas”.
Quando o Senhor se dirigiu a Adão perguntando se ele tinha comido do fruto da árvore proibida, ele respondeu dizendo que tinha sido Eva que tinha lhe oferecido e ele acabou comendo.
Adão, assim como Caim, também não conseguiu assumir a sua responsabilidade neste episódio e procurou transferi-la para Eva.
Esse é um dos maiores problemas do homem, ele não consegue assumir os seus erros e procura, sempre, culpar os outros por tê-los cometido.
“Sugerimos que você leia: O erro de deixar Deus em segundo plano”.
Parece uma síndrome que ataca a todos, quando pego em algum deslize a primeira reação do ser humano é se esquivar e procurar uma justificativa para o seu equívoco.
Dificilmente, é claro que existem algumas exceções, encontramos alguém que assume o seu erro de pronto, sem procurar dar alguma desculpa ou culpar alguém.
Quando Davi foi confrontado pelo profeta Natã, pelo fato de ter planejado o assassinato de Urias, marido de Bateseba, ele, prontamente, assumiu a responsabilidade pelo ocorrido.
Não procurou justificar de forma alguma a sua atitude, simplesmente disse que tinha pecado contra Deus.
“Seria ótimo você ler: Versículos bíblicos para fortalecer a sua fé”.
Por conta dessa atitude, Natã lhe disse que Deus lhe tinha perdoado e ele não morreria, muito embora tivesse de arcar com as consequências de seu grave erro.
É esse tipo de comportamento que Deus deseja, até porque Ele sabe das limitações do homem.
Ele tem convicção que não dá para exigir perfeição das pessoas, mas espera o reconhecimento do pecado, o arrependimento e a mudança de comportamento.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Pierre Lafet diz
O salmista nos ensina o seguinte: Tu não és um Deus
que tenha prazer na injustiça; contigo o mal não pode habitar. Os arrogantes não são aceitos na tua presença; odeias todos os que praticam o mal. Destróis os mentirosos; os assassinos e os traiçoeiros o Senhor detesta.
Salmos 5:4-6
Logo entendemos prq Davi era o homem segundo o coração de Deus… A palavra do Senhor nos diz que Deus ama o pecador mas abomina o pecado! E a confissão do pecado atrai de imediato o perdão de Deus, mesmo que não seja impossível reverter as consequências! Foi assim com o Rei Davi que ao confessar a sua transgressão, ouviu do profeta Natã o perdão imediato do Senhor, mas mesmo assim não pode impedir que a mão de Deus pesasse sobre a sua vida! amém!
Marcio Motta diz
Amém Pierre. Obrigado pelo seu comentário.
Marta diz
Eu gostei muito dos textos que acabei de ler. Deus é fiel.
Marcio Motta diz
Marta fico feliz que tenha gostado.
Geise Fernanda diz
Está faltando muitos sinceros como Davi errar não é o pior o pior é mentir!!!
Convivo com pessoas que mentem descaradamente como se ninguém soubesse a verdade, se esquecendo que o Senhor está com olhos como chama de fogo!!! Penso que se não tem temor não existe obediência sem obediência não veremos a Deus!
Esses estudos são uma benção Deus abençoe grandemente!!!
Marcio Motta diz
Geise fico feliz que você esteja gostando. Obrigado pelo seu comentário.