O Senhor disse a Josué: “Levante-se! Por que você está aí prostrado? Israel pecou. Violaram a aliança que eu lhes ordenei. Eles se apossaram de coisas consagradas, roubaram-nas,esconderam-nas, e as colocaram junto de seus bens.Por isso os israelitas não conseguem resistir aos inimigos; fogem deles porque se tornaram merecedores da sua destruição. Não estarei mais com vocês, se não destruírem do meio de vocês o que foi consagrado à destruição. (Josué: 7. 10 – 12)
Deus prometeu entregar a Josué e ao povo de Israel a cidade de Jericó, porém, determinou que ninguém pegasse nada daquela cidade e que tudo naquele lugar deveria ser destruído.
Entretanto, um homem chamado Acã escondeu algumas coisas desobedecendo a ordem dada, o que deixou o Senhor muito aborrecido.
Por conta disso, Deus tomou a decisão de não dar mais cobertura ao exército de Israel, até que o pecado fosse retirado daquele lugar.
Josué ficou desolado, pois o pecado de um homem estava afetando toda a nação e aquilo precisava ser resolvido para que as coisas voltassem a ser como antes.
A história nos mostra que tudo foi esclarecido e solucionado de acordo com a vontade Deus, entretanto, o que gostaríamos de chamar a atenção nesse texto, é o fato de o erro de uma pessoa afetar toda uma nação.
As consequências da desobediência de Acã não trouxeram problemas somente para ele, todos sofreram e mesmo após as coisas terem sido reveladas o castigo veio sobre ele e toda a sua família.
E é sobre isso que gostaríamos de falar nesse artigo, pois as pessoas que vivem cometendo os seus erros esquecem, quase sempre, que existe muita gente que sofre por conta disso.
Quando pecamos ,sofremos todas as consequências geradas por aqueles erros, porém nossos pais, nossos filhos, nossas esposas, nossos maridos, enfim, todos aqueles que nos amam sofrem na mesma proporção e isso muitas vezes passa despercebido por aqueles que vivem repetindo os seus erros.
E é isso que precisamos entender, que os nossos erros não afetam somente a nós.
Se fosse assim, quando tomássemos a decisão de continuar errando, seria um problema somente nosso e estaríamos arcando com as consequências dos nossos pecados.
Entretanto, os nossos deslizes afetam a todos que estão de uma forma ou de outra à nossa volta, fazendo com que, de uma forma irremediável, venham a sofrer com aquilo que está acontecendo.
O pior, é que muitas das pessoas que erram de forma contumaz, costumam dizer que aquilo tudo que está acontecendo é problema delas e ninguém tem nada a ver com isso.
Seria muito que fosse realmente assim, mas infelizmente não é, pois qual é o pai que vendo o filho no erro, caminhando para uma consequência desastrosa não fica desesperado e querendo mudar a situação a qualquer custo.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
marli diz
Na maioria das vezes quem comete o pecado acha que se sofrer as consequências essas consequências atingem somente quem comete o erro.Mas como vemos as consequências abrange tudo e todos.Ate nestas situação o egoísmo se destaca.Só a graça do Senhor pode nos livrar dessa natureza pecaminosa.
Marcio Motta diz
Isso mesmo Marli. Somos egoístas por natureza.
cristiano diz
muito bom para mim ler os versicolos da Bíblia fais nois está perto de deus.
Marcio Motta diz
Cristiano fico feliz que o texto tenha edificado a sua vida.