Oséias 4. 1 – 3
Ouvi a palavra do Senhor, vós, filhos de Israel; pois o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus. Só prevalecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar, e o adulterar; há violências e homicídios sobre homicídios. Por isso a terra se lamenta, e todo o que nela mora desfalece, juntamente com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar perecem.
Neste momento Deus acusa o povo de Israel a respeito de seus pecados dizendo que não há sinceridade, nem bondade no meio deles, e pior, que não há ninguém naquele lugar que se importe com o Senhor. Juram de forma falsa, falam mentiras sem o menor constrangimento, matam com a maior naturalidade, roubam não respeitando o que é dos outros e, além disso, comete-se adultério de uma forma contumaz, razão pela qual, os crimes e os assassinatos vão aumentando a cada dia.
“Leia também: Versículos bíblicos a respeito do arrependimento”.
Tendo em vista tudo isso, aquela terra passará por uma seca sem precedente e tudo o que nela vive não resistirá e morrerá, inclusive, todos os animais, ou seja, aquele povo não teria mais o que comer.
O que está ocorrendo neste ponto da história é que Deus acusa o povo de Israel de estar em desobediência total. A nação estava passando por um momento de total decadência espiritual e moral e os sacerdotes também são condenados por Deus, por não terem conseguido fazer com que o povo se voltasse para o Senhor.
Os versículos tratam de duas coisas muito simples, quais sejam, causa e efeito, o comportamento totalmente inadequado daquele povo, provocou a ira de Deus e o castigo era iminente e forte.
“Não deixe de ler: Versículos bíblicos sobre a salvação”.
A primeira coisa que gostaríamos de deixar bem clara que, nem sempre, existe uma relação direta de causa e efeito entre nossos problemas e os nossos comportamentos, isto é, o fato de estarmos enfrentando dificuldades, estarmos com problemas em alguma área de nossas vidas, não significa que estejamos em pecado, ou tenhamos feito alguma coisa errada, isto precisa ficar bem claro.
Entretanto, precisamos ter o discernimento de fazer esta avaliação quando estamos passando por algum deserto. Faz-se necessário uma ponderação, muito sincera, de nos perguntarmos se tudo aquilo que está acontecendo conosco não se trata de conseqüências de pecados cometidos, erros inconsequentes, pois caso cheguemos à conclusão que estamos fazendo alguma coisa que esteja desagradando a Deus, devemos, imediatamente, nos reposicionar para que o Senhor venha em nosso auxílio.
“Boa leitura: As consequências da negligência”.
É muito importante que prestemos muita atenção neste ponto, já que o pecado vai-nos deteriorando espiritualmente e, por ser contrário às leis de Deus, provoca a interrupção do nosso relacionamento com Ele.
Outra coisa muito importante é que, geralmente, o pecado não acontece em nossas vidas de uma forma imediata, ou seja, da noite para o dia. Ele, em regra, faz parte de um processo que vai arruinando os nossos conceitos, vai aniquilando os nossos julgamentos, e o mais perigoso é que muitas e muitas vezes vamos entrando dentro desse abismo sem perceber e, então, quando nos damos conta já é tarde demais, já estamos tão enlameados que ficamos sem saber como sair daquela situação.
E tudo começa geralmente quando mudamos o nosso foco. Quando passamos a deixar Deus em segundo plano em nossas vidas e nos voltamos para as coisas passageiras desse mundo.
“Sugerimos: Sete coisas que Deus detesta”.
Porque o que precisamos entender com muita clareza é que o pecado é gostoso. Ele atrai as pessoas justamente por isso, por ser uma coisa que dá muito prazer. Ele sempre traz um benefício, uma alegria, momentos de regozijo, lógico que tudo muito passageiro e rápido, no final as conseqüências serão terríveis, e, não raro, até a morte.
Porém, essa mudança de foco faz com que as pessoas deixem de enxergar e, ao final, estão pecando e achando que está tudo bem.
Em 1 João 1.8 está escrito que “ se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nos”, o que o versículo está nos dizendo de uma forma muito clara é que não existe quem não peque.
“Leia também: A luta interior do ser humano”.
Porém, uma coisa muito importante, quando falamos a respeito do foco, é que tudo tem a ver com as nossas escolhas, quando escolhemos a nós mesmos em detrimento de Deus, estamos escancarando as portas para a nossa deterioração espiritual, o pecado de Adão e Eva foi uma opção conjunta, eles se colocaram em primeiro lugar e deixaram Deus em segundo, eles declaram, com essa decisão, que Deus não fazia parte do fim principal de suas vidas.
Esta é a senha, quando escolhemos a nós mesmos em detrimento de Deus, estamos perdendo o foco, estamos dando prioridade ao nosso ego e deixando Deus em segundo plano, estamos dando uma declaração explícita de que o Senhor não é o centro de nossas vidas, estamos jogando por terra todo o projeto que Ele tem para nós.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Anônimo diz
the most random comments ever
Anônimo diz
the most random comments ever
Olen Hanan diz
I’d just like to letvv y0u know hvow much I learnt from reading website Tweeted it.Hope 2 be back again for some more goodies
Olen Hanan diz
I’d just like to letvv y0u know hvow much I learnt from reading website Tweeted it.Hope 2 be back again for some more goodies