• Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé

Palavra Fiel

Mensagens - Artigos - Vídeos

  • Home
  • Arquivo
  • Categorias
    • Temas Bíblicos
    • Estudos
    • Reflexões
    • Finanças
    • Versículos
    • Downloads
    • Junte-se a nós!
    • Política de privacidade
  • Vídeos
    • Mensagens em vídeo
    • Finanças em vídeo
  • Quem Sou
  • Objetivos
  • Contato
Você está em: Home / Temas Bíblicos / O PODER QUE DESTRÓI

O PODER QUE DESTRÓI

17 de setembro de 2011 por Marcio Motta 3 Comentários


Ester 3. 5 – 6

Vendo, pois, Hamã que Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava diante dele, Hamã se encheu de furor. Porém teve como pouco, nos seus propósitos, o pôr as mãos só em Mardoqueu (porque lhe haviam declarado de que povo era Mardoqueu); Hamã, pois, procurou destruir a todos os judeus, o povo de Mardoqueu, que havia em todo o reino de Assuero.

Diz a Palavra que um homem chamado Hamã foi colocado no cargo de primeiro ministro da Pérsia, cargo de suma importância, na medida em que era o segundo no comando do império, razão pela o rei determinou que todos os súditos deveriam se curvar diante dele em sinal de reverência e todos os funcionários do palácio acataram as ordens e começaram a agir dessa maneira, excetuando um, de nome Mordecai, que não se curvava nem se ajoelhava.

“Leia também: Versículos bíblicos para controlar a língua”.

O poder que destrói

É lógico que esta postura de Mordecai chamou a atenção dos outros servos, que lhe perguntaram o motivo de agir daquela forma, desobedecendo às ordens do rei e resposta dada por ele é que ele não cumpria aquelas determinações porque era judeu.

Então eles passaram essa situação a Hamã, que ficou furioso quando viu que Mordecai não se curvava em reverência à sua pessoa e, pior, quando soube que ele era judeu chegou à conclusão que não bastava somente castigá-lo, por isso fez planos de matar todos os judeus que se encontravam naquele lugar.

“Não deixe de ler: A inveja pode destruir uma pessoa”.

Sendo assim Hamã disse ao rei que existia um povo, espalhado por todas as províncias, que não obedecia as suas ordens e seria adequado que isso não fosse mais tolerado, razão pela qual o rei deveria assinar um decreto para que todos os judeus fossem mortos, chegando a ponto de dizer que depositaria trezentos e quarenta e dois mil quilos de prata para pagar as despesas do governo. O rei lhe disse para ele ficar com o seu dinheiro e fizesse como povo aquilo que quisesse.

Então Hamã mandou chamar os secretários do palácio e ditou a ordem de matar todos os judeus num dia só, os moços, os velhos, as mulheres e as crianças e que todos os bens daquele povo ficassem para o governo.

Mordecai ficou sabendo o que estava acontecendo e pediu a ajuda da rainha Ester. Esta enviou um recado para ele dizendo que iria falar com o rei mesmo sendo contra a lei, mas não importava, pois ela precisava ajudar.

“Sugerimos: Versículos bíblicos sobre honra”.

A rainha resolve fazer um banquete para o rei e manda convidar Hamã. Quando estavam conversando o rei fala para Ester pedir o que quiser que ele lhe daria, porém recebe com resposta que gostaria de convidá-lo e a Hamã para outro jantar e, nesse então, lhe faria o pedido.

Ao sair do jantar Hamã encontra com Mordecai que mais uma vez não se curva perante ele, o que provocou mais ódio naquele homem e que o leva a mandar construir uma forca para matá-lo

Então a história dá uma reviravolta quando rei, que não conseguia dormir, manda que seus funcionários leiam o livro que continha escrito tudo o que acontecia na cidade e a parte escolhida foi a que narrava como Mordecai tinha descoberto o plano para matar o rei. Ao ouvir aquilo o rei pergunta se alguma homenagem foi prestada ao homem que salvou a sua vida, quando escuta que nada foi feito, pergunta a Hamã o que deveria ser feito. Hamã, achando que o homenageado seria ele, fala para o rei prestar as mais altas honras e que foi feito pelo próprio Hamã, com muito ódio em seu coração.

“Seria bom ler: A oração muda as atitudes e os acontecimentos”.

Chega o dia em que acontece o segundo jantar e o rei volta a perguntar a Ester qual o seu pedido, então, ela pede pelo seu povo que está sendo perseguido para ser morto. O rei pergunta quem que está fazendo isso e ela responde que é Hamã, que acabou morto na forca que tinha construído para matar Mordecai.

Esta é a história de um homem que tinha sede de poder e chegou a alcançá-lo, num determinado momento de sua vida, entretanto, como todas as pessoas detentoras desse perfil, achou que podia controlar tudo o que acontecia em seu redor e terminou vítima de sua arrogância e prepotência.

Isso mesmo, é impressionante como as pessoas cheias de poder acabam se tornando soberbas e orgulhosas, não que isso seja uma regra, porém parece que as pessoas para chegarem a um determinado nível de poderio, precisa ter essa postura.

“Leia também: Versículos bíblicos de dízimo e oferta”.

A história de Hamã tem alguns ensinamentos importantes para nós. Essa vontade que algumas pessoas possuem de alcançar determinados níveis de poder, a partir de um determinado ponto passa a ser uma coisa muito ruim, chega a ter uma conotação destruidora para algumas vidas.

Mais uma vez vemos na história desse homem que ninguém está acima do bem e do mal, a arrogância e a prepotência não leva ninguém a lugar nenhum, aliás, leva sim, faz com que as pessoas sejam destruídas pelo seu próprio orgulho.

E para finalizar, não podemos esquecer jamais que o poder é efêmero, é como a onda do mar quebrando na praia, vai e vem mostrando-nos como funciona o ciclo da vida.

Nada é definitivo, hoje podemos estar na parte de cima hoje e amanhã na parte de baixo, precisamos entender e estarmos preparados para isso.

Pense nisso.

Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.

Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!

Por: Marcio Motta.

Popular no Blog Agora!

  • TUDO TEM SEU TEMPO DETERMINADO
  • NÃO PODEMOS NOS ABATER
  • COMO NÃO PERDER A ESPERANÇA QUANDO TUDO PARECE PERDIDO?
  • O CASAMENTO E A CONTA CONJUNTA


Arquivado em: Temas Bíblicos Marcados com as tags: arrogância, destruir, orgulho, prepotência

Reader Interactions

Comentários

  1. Claudio D C Penedo diz

    13 de novembro de 2019 em 16:08

    A Paz de Deus!
    …a antessala da queda, chama-se soberba!
    Dê poder para um homem e logo conhecerá o seu verdadeiro carater.
    Se um homem pobre, pobre de tudo mesmo, porém humilde, manso e cordato receber ou ganhar muito dinheiro e se transformar em um homem arrogante, maldoso e ríspido, saibam que não foi o dinheiro que o transformou e sim fez revelar a sua essência até então adormecida.
    É assim nas corporações, um humilde e bondoso auxiliar de escrita junta-se aos demais auxiliares de escrita em “coro” para reclamar do chefe, mas basta ser promovido para subchefe de serviço…pronto, já passa a “empinar o nariz” afastar-se dos demais e mandar…mandar…mandar.
    O verdadeiro lider é aquele que ainda que ausente seus colaboradores/comandados agem como se alí ele estivesse.
    …Agora voltando ao texto mais precisamente sobre Madoqueu/Mordocai, é digno de admiração pois não rendeu glórias a quem não era merecedor e muito menos Deus.
    Quem dera fossemos Mordocai e corajosamente não rendessemos reverências ao Hamã TV, Hamã Moda, Hamã Procrástinação, Hamã Futebol, Hamã Orgulho, etc…etc…etc.

    Responder
    • Marcio Motta diz

      18 de novembro de 2019 em 13:10

      Claudio obrigado pelo seu comentário.

      Responder
  2. Julianne Komo diz

    21 de abril de 2012 em 15:34

    Heya i’m for the first time here. I found this board and I find It really useful & it helped me out a lot. I hope to give something back and help others like you aided me.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sidebar primária

TEXTOS NO SEU E-MAIL

Receba os artigos do blog em seu E-mail!

É totalmente grátis!

Aproveite a oportunidade

Top 5 - Leia o texto

• Para o Senhor um dia é como mil anos e mil anos como um dia

• Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele

• A ingratidão traz consequências sérias para o ingrato

• 7 ensinamentos de Jesus que precisamos viver todo o dia

• Não é bom que o homem viva só

Palavra Fiel Blog

Mais de 2.220.000 leitores nos últimos 12 meses!

Mais de 990 artigos escritos!

Artigos recentes

  • VERSÍCULOS BÍBLICOS PARA OPORTUNIDADE NA IGREJA
  • VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE A GRANDEZA DE DEUS
  • QUEM NÃO SABE O QUE QUER NÃO PODE PEDIR
  • VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE MEDITAÇÃO
  • PASSE A INVESTIR PRIMEIRO E CONSUMIR DEPOIS

Versículos Bíblicos

VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE A GRANDEZA DE DEUS

VERSÍCULOS SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS

VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE PROFECIA

VERSÍCULOS SOBRE VAIDADE

VERSÍCULOS SOBRE MISSÕES

Buscar texto pela Palavra

arrependimento atitude comportamento compromisso confiança confiar conhecimento controle crer decisão Deus dinheiro entendimento erro escolha escolhas esperança fidelidade Finanças fé humildade Jesus mudança mudar obedecer obediência orgulho palavra Palavra de Deus pecado perdão perseverança planejamento problema problemas promessa promessas relacionamento sabedoria salvação senhor verdade versículos versículos bíblicos vida

Footer

Sobre o Blog Palavra Fiel

O Blog Palavra Fiel tem como objetivo principal a divulgação da Palavra de Deus, mostrando que existe um rio de água viva e quem beber desta água jamais terá sede. Pretende, também, ajudar as pessoas na organização das suas Finanças Pessoais.

Mais comentados

TUDO TEM SEU TEMPO DETERMINADO

NÃO PODEMOS NOS ABATER

COMO NÃO PERDER A ESPERANÇA QUANDO TUDO PARECE PERDIDO?

O CASAMENTO E A CONTA CONJUNTA

Links úteis do blog

Junte-se a nós!

Downloads

Política de Privacidade

 

 

© 2010–2021 · Palavra Fiel · Todos os direitos reservados!