Gênesis 39. 22 – 23
E o carcereiro-mor entregou na mão de José todos os presos que estavam na casa do cárcere, e ele ordenava tudo o que se fazia ali. E o carcereiro-mor não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão dele, porquanto o Senhor estava com ele, e tudo o que fazia o Senhor prosperava.
José foi pastor de ovelhas, escravo, prisioneiro e governador. Olhando esta diversidade de ocupações, podemos ficar intrigados como um homem pode ter tantos altos e baixos em sua vida, porém foi isto mesmo que aconteceu.
Para que possamos entender um pouco esta diversidade de funções é preciso que conheçamos um pouco a respeito da vida deste homem.
“Leia também: A vitória é constituída de inspiração e muita transpiração”.
Ele era o filho mais moço e preferido de Jacó e, por isso, os irmãos tinham muita inveja dele e, além disso, ocorreram duas situações que vieram a piorar muito este relacionamento, a ponto de ser repreendido por seu pai.
Trata-se de dois sonhos relatados por José onde ele aparecia sendo referenciado por seus irmãos, pelo sol, pela lua e onze estrelas. O fato de José ter contado isto, fez com que seus irmãos ficassem com muita raiva.
“Não deixe de ler: Soberba é um sentimento que afeta os nossos valores”.
Com vistas a contornar a situação, os irmãos contaram a seu pai que ele tinha sido devorado por um animal selvagem, o que levou Jacó a ficar muito triste, a ponto de afirmar ficaria de luto até encontrá-lo no mundo dos mortos.
“Sugerimos: Princípios de um líder sábio e sensato”.
Enquanto isto, José, que tinha sido levado para o Egito, acabou vendido a um homem chamado Potifar, oficial e capitão da guarda do rei do Egito.
No Egito, José morava na casa do seu dono e diz a Palavra que Deus estava com José, razão pela qual ia muito bem em tudo.
O seu dono viu que Senhor era com ele e o abençoava em tudo o que fazia. Assim ele ganhou a simpatia de Potifar que lhe deu a responsabilidade de cuidar da sua casa e gerenciar tudo o que era dele.
Sendo assim, tendo em vista o fato de o Senhor ser com José, o lar do egípcio acabou sendo abençoado, também, além de tudo que lhe pertencia.
“Boa leitura: Versículos bíblicos sobre a inveja”.
José passou a ser o homem de confiança de Potifar, razão pela qual o egípcio deixava tudo o que tinha sob a sua responsabilidade, não se preocupando com mais nada.
Porém, passado algum tempo, a mulher de Potifar começou a assediar sexualmente a José, que de forma muito clara explicou-a que jamais poderia consentir com aquilo, na medida em que não poderia trair um homem que tinha depositado toda a sua confiança nele, o que seria deveras imoral, além de que estaria pecando contra Deus.
A coisa ficou tão séria que diariamente ela insistia para que ele fosse para a cama com ela, porém José não concordava, e evitava ficar perto dela.
“Leia também: Reconhecimentos dos feitos de Deus”.
Entretanto, um belo dia, ela perdeu a cabeça e o agarrou, mas ele fugiu e correu para fora da casa, porém, durante a fuga, a sua capa ficou nas mãos daquela mulher, aí, quando ela percebeu que a capa estava em suas mãos, o acusou de ter entrado em seu quarto e tentado ter relações com ela, obrigando-a a lutar e gritar o mais alto que pode.
Como era de se esperar, ela contou esta história para Potifar, que ao ouvi-la ficou com muita raiva de José e mandou prendê-lo, na cadeia onde ficavam os presos do rei.
Diz a história que o Senhor continuava com José, razão pela qual o abençoou, de modo que ele acabou conquistando a simpatia do carcereiro, sendo colocado como encarregado de todos os outros presos, e era ele quem comandava tudo o que acontecia naquele local, isto é, o carcereiro passou a não se preocupar com tudo que estava sob a responsabilidade de José, já que o Senhor era com ele e o abençoava em tudo o fazia.
“Seria bom ler: Arrastados e seduzidos pela própria cobiça”.
Passado alguns anos, o rei do Egito teve dois sonhos e acordou muito preocupado e mandou chamar todos os adivinhos e sábios do Egito com a finalidade de decifrá-los, porém ninguém conseguiu dar uma explicação.
Neste momento o chefe dos copeiros disse ao rei que conhecia alguém que poderia decifrar os sonhos, já que já tinha tido uma experiência parecida, e este rapaz tinha dado a interpretação correta. Este homem era José.
O rei mandou chamá-lo, contou-lhe os sonhos e, após José ter dito ao rei que seria Deus quem lhe daria a resposta, relatou ao rei o que significavam os sonhos.
Após isso, o rei disse a José que, tendo em vista Deus ter mostrado a ele tudo o que tinha dito, estava muito claro que não havia ninguém naquele lugar, com tamanha capacidade e sabedoria, razão pela qual ele ficaria encarregado do seu palácio, todo o povo deveria obedecer às suas ordens e que somente ele, o rei, teria mais autoridade que ele, e que partir daquele momento José passaria a ser o governador de tudo no Egito.
“Leia: O homem é vaidoso e, por isso, faz escolhas erradas”.
Esta história ainda tem desdobramentos, como o encontro de José com seus irmãos, mas entendemos que estes fatos da sua vida são suficientes para nos mostrar o motivo pelo qual Deus o abençoou com o sucesso, tornando-o um pessoa bem-sucedida.
Diz o texto que Deus abençoava José em tudo o que ele fazia, por quê? Porque ele, em momento algum, deixou de se fiel a Deus e olhem que esta fidelidade o levou, por um bom tempo, para a prisão.
Entretanto, apesar de preso, José nunca duvidou. Ele, muito embora o momento, a circunstância, teve o discernimento de entender que se não fosse fiel, não poderia exigir ser abençoado.
“Não deixe de ler: Ser exemplo é básico para quem quer exercer influência”.
É isto mesmo, Deus sempre quer sejamos bem-sucedidos, que consigamos o sucesso em nossas vidas, porém não podemos nos iludir achando que conseguiremos isto sem total fidelidade ao Senhor, a vida deste homem nos mostra de forma muito clara tudo isto.
Muitas pessoas correm desenfreadamente na busca da prosperidade, do sucesso, querem a todo custo ser bem-sucedidas, não há nada de errado nisto, porém o que precisamos entender é que estas coisas não são causa e sim conseqüência.
Ninguém tem condições de decidir e conseguir ser vitorioso, porém todos podem decidir e conseguir ser fiéis ao Senhor, foi isto que marcou a vida de José, fidelidade, e é isto que Deus quer de nós, e na medida em que consigamos nos comportar desta forma, Ele sempre será conosco e nos abençoará em tudo o que fizermos.
Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os artigos do blog em sem e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Silvana Gonçalves da Silva Miranda diz
Muito bom essa mensagem.
Marcio Motta diz
Silvana fico feliz que tenha gostado. Obrigado pelo seu comentário.
Michael Smith diz
Its superb as your other content : D, regards for putting up.
Myles Nicoletti diz
I had need to check with you here. Which is not something I generally do. I enjoy reading a post that may make people think. Also, thanks for allowing me to comment!