Muito tempo depois, morreu o rei do Egito. Os israelitas gemiam e clamavam debaixo da escravidão; e o seu clamor subiu até Deus. Ouviu Deus o lamento deles e lembrou-se da aliança que fizera com Abraão, Isaque e Jacó. Deus olhou para os israelitas e viu qual era a situação deles. (Êxodo: 2. 23 – 25)
Já escrevemos alguns artigos que tratam do “tempo” e aquele mais popular em nosso blog é “Tudo tem seu tempo determinado”.
A grande verdade é que se trata de um tema muito complicado, pois quando se trata de esperar alguma coisa o ser humano tem muita dificuldade em lidar com isso.
Os versículos tema desse texto nos dizem que o rei do Egito morreu, entretanto os israelitas continuaram sofrendo por causa da escravidão a que estavam sendo submetidos, por conta disso pediram socorro e foram ouvidos por Deus.
“Não deixe de ler: Nem sempre a vida é justa”.
O Senhor viu o sofrimento daquele povo e, diz a Palavra, que se lembrou da aliança que tinha feito com Abraão, Isaque e Jacó.
Na Sua aliança feita com Abraão, o Senhor disse para ele que a sua descendência viveria em outro país, onde seriam escravos e sofreriam por quatrocentos anos, entretanto, passadas quatro gerações eles seriam libertados, voltariam e os seus opressores seriam castigados.
O que estamos vendo é uma promessa muito clara feita por Deus de libertar o Seu povo do Egito, porém as pessoas tiveram de esperar muito tempo para poder viver a realização desse compromisso assumido pelo Senhor.
“Outra boa leitura: Dando valor ao que temos”.
E é isso que nos atormenta, o prazo decorrido entre a promessa e a sua concretização, esse intervalo é um grande suplício para todos nós, já que não conseguimos entender que não temos a menor ideia de qual seja o melhor momento para podermos viver a realização daquilo que estamos esperando, isto é, para qualquer um de nós a melhor hora sempre é “agora” e nem sempre é.
É muito complicado, pois envoltos em nossas dificuldades aquilo que mais queremos é nos livrar, o quanto antes, delas e, então, começamos a pensar os mais diversos absurdos, principalmente que Deus se esqueceu de nós e jamais que Ele não nos abandonou e que ainda não é o melhor momento para as coisas acontecerem em nossas vidas.
“Sugerimos que leia: A intolerância é nociva”.
Não é fácil mesmo, estarmos no meio de um vendaval e termos o discernimento de que aquilo pode estar fora do nosso controle, mas não do Dele, que na hora certa o vento vai passar e poderemos viver aquilo que estamos esperando em toda a sua plenitude, já que a calmaria não chegará nem antes e nem depois.
Entretanto, apesar de ser dificílimo para qualquer um de nós, não podemos perder de vista quem é o autor da promessa, quem está nos dizendo para que continuemos a confiar.
Se, diante de todas as nossas dificuldades, de todos os nossos problemas ou das mais diversas circunstâncias contrárias, conseguirmos manter a calma e nos lembrar de que Deus jamais deixou de cumprir aquilo que prometeu, com certeza será mais fácil esperar o período entre a promessa e a sua concretização.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Ana Maria diz
Tudo tem o seu tempo! Devemos aguardar com calma e esperança. Deus o Senhor de todas as coisas nos proverá!
Marcio Motta diz
Isso mesmo Ana Maria. Deus proverá.
Maria diz
Muitas vezes a demora excessiva do cumprimento é porque nos estribamos em nosso proprio entendimento, ou seja, nos apoiamos no que vemos ou ouvimos e, acabamos “ajudando” DEUS a cumprir o que esperamos, porque não estamos entendendo nada: parece que a situação está piorando…..
Uma vez entregue nas mãos de DEUS temos que tão somente aguardar, mesmo que tudo pareça ter fugido totalmente do controle. Sim fugiu do nosso controle, mas não do controle de DEUS. Se aquietarrmos e pararmos de querer controlar e aguardarmos em DEUS, com certeza o que esperamos chegará mais rápido.
“No estar quietos está a vossa força “.
“Aquietai-vós e sabei que EU SOU DEUS “.
“Não se estribe em seu próprio entendimento “.
Precisamos nos apoiar na sabedoria e entendimento do DEUS TODO PODEROSO!!!
Marcio Motta diz
Maria muito oportuno o seu comentário. Obrigado pela sua participação em nosso site.
hugo diz
esse texto fala sobre salvação?
Marcio Motta diz
Este fala de tempo para cumprimento das promessas de Deus.
Carlos Eduardo diz
Palavras de conforto e de esperança para nós filhos de Deus. A graça e paz do Senhor. Carlos Eduardo.