1 Samuel 24.1-2 – E sucedeu que, voltando Saul de perseguir os filisteus, lhe anunciaram, dizendo: Eis que Davi está no deserto de En-Gedi. Então, tomou Saul três mil homens, escolhidos dentre todo o Israel, e foi à busca de Davi e de seus homens, até aos cumes das penhas das cabras monteses.
Saul foi o primeiro rei escolhido por Deus para governar Israel e era conhecido por sua coragem e pela sua bela aparência.
Tinha um gênio impulsivo o que o levava, muitas vezes, a ultrapassar certos limites e esta faceta de sua personalidade o levou a desobedecer a Deus diversas vezes.
Esta desobediência, a sua teimosia e rebeldia fez com que o Senhor o rejeitasse como rei e procurasse uma outra pessoa para o seu lugar.
Esta pessoa escolhida foi Davi. Então, por determinação do Senhor, o profeta Samuel o ungiu como rei de Israel, porém em segredo.
Somente muito tempo depois ele foi apresentado publicamente, ou seja, apesar de Deus não estar mais com Saul, ele continuava legalmente como rei de Israel, ou seja, Deus estava preparando Davi para assumir o trono mais na frente, numa data oportuna, no futuro.
Leia também: A satisfação doentia com a desgraça alheia
Um detalhe muito importante é que, muito embora, Deus tivesse abandonado Saul a sua própria sorte, não permitindo, inclusive, que seus filhos se sentassem no trono de Israel, permitiu que ele exercesse o seu mandato até a sua morte.
Outro ponto muito marcante da trajetória de Saul era a inveja que tinha de Davi. Este sentimento era tão latente em sua vida que o levou a tentar matá-lo, fazendo com que Davi fugisse para não ser morto.
Você também pode ler: O Reino de Deus tem as suas condições
E durante esta perseguição, voltando de mais uma de suas batalhas, Saul ficou sabendo onde Davi estava escondido.
Segundo a história, escolheu três mil homens em Israel e seguiu apressadamente em direção ao esconderijo com a intenção de encontrá-lo.
Chegando a uma determinada caverna, Saul resolveu entrar e, justamente, nesta , ao fundo, Davi e seus homens estavam escondidos e Saul não percebeu a presença deles.
Então os homens de Davi viram aquilo como uma oportunidade de liquidar com Saul e disseram a Davi que era chegado o momento, pois como tinha prometido, o Senhor estava entregando o seu inimigo em suas mãos, ou seja, aquilo era uma sinal de Deus para que agissem.
Considere ler também: Deus em compromisso com quem tem compromisso com Ele
Então, diz a Palavra, que Davi moveu-se de mansinho, sozinho, para perto de Saul e cortou um pedaço da orla do manto do rei.
Ao fazer isto, Davi se arrependeu, pois aquilo, cortar a roupa do rei, pareceu-lhe uma atitude incorreta, que não deveria ter sido feita e, em virtude disto, o seu coração ficou apertado.
Então, ele segurou a vontade de seus homens de atacar Saul, que logo depois saiu da caverna a fim de prosseguir o seu caminho.
Davi saiu atrás de Saul e chamou-lhe, quando o rei virou-se, em sinal de respeito, ele se inclinou, argumentou, dizendo-se inocente de todo e qualquer coisa errada contra o rei e procurou mostrar o seu posicionamento de paz, comprovado pelo fato de se recusar a matar aquele que o estava perseguindo.
Considere ler também: Existe outro Evangelho?
Aqui ficou demonstrado o respeito que Davi tinha pelo rei, apesar de estar sendo perseguido, e mais, apesar de ter a plena convicção de que um dia seria o dono do trono, entendia que não tinha o direito de derrubar o homem que Deus tinha colocado no poder.
Você que está lendo este texto, deve estar se perguntando onde estamos querendo chegar. É simples.
Deus ungiu Davi para governar o Seu povo, porém ele teve de aprender a esperar o tempo de Deus, e esperar é uma tarefa muito difícil, principalmente nos dia de hoje.
Leia também: A Palavra de Deus é para ser lida e vivida
Nos dias de hoje tudo tem de ser de imediato, até mesmo as bênçãos de Deus.
Aguardar o momento certo, sem tramoias, sem manobras, com ética é uma virtude que todo o homem de Deus precisa aprender.
O tempo da espera é um dos meios pelo qual o bem e o mal trabalham em nossas vidas.
Não saber esperar leva muitas pessoas a atropelarem as coisas, tomarem medidas das quais se arrependem posteriormente, a procurarem jeitinhos, e, em determinadas situações, não há o que fazer, a não ser esperar e confiar.
Davi nos ensina isto. Ele podia antecipar as coisas e matar Saul naquela caverna. Foi tentado pelos seus homens a fazê-lo, com o forte argumento de que aquela situação foi providenciada por Deus. E olhem, Saul queria matá-lo e ele sabia que seria o rei de Israel, mas soube esperar, não atropelou as coisas, esperou o tempo de Deus, que é o tempo certo.
Nos ensina, também, que enquanto esperamos não devemos mudar, não devemos transgredir os mandamentos de Deus, não devemos fazer justiça com as nossas próprias mãos, não devemos procurar dar jeitinhos nas coisas, não devemos modificar o nosso caráter, precisamos estar firmes dentro dos princípios da ética e da honestidade.
É isto que Deus quer de nós. Vivemos num mundo onde tudo é relativo e esta relatividade das coisas faz com que muitas pessoas transgridam valores que não podem ser transgredidos.
A espera, muitas vezes, é cruel, é demorada, mas precisamos entender que, em muitas situações, ela é necessária, para que possamos nos aperfeiçoar,estarmos realmente preparados para assumir determinadas responsabilidades e, como diz a Palavra de Deus, tudo tem seu tempo.
E no tempo certo, no tempo de Deus, a sua espera terminará e a sua vitória chegará.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Regina diz
Estou firme e forte à espera do tempo de Deus. Amém.
Marcio Motta diz
Amém Regina.
toms womens diz
Your article O TEMPO DE DEUS write very well, thank you share!
Marcio Motta diz
Muito obrigado pelo seu comentário
Maicon Douglas diz
MUUITOOO OBRIGADO MEU DEUS POR TUDO….
Vivian Frantzich diz
I am also commenting to make you be aware of what a beneficial experience my wife’s girl went through reading your site. She came to understand a lot of details, with the inclusion of how it is like to have a very effective giving nature to make many more clearly know just exactly a variety of complex matters. You actually exceeded readers’ expectations. Thank you for churning out these interesting, healthy, educational not to mention fun tips about your topic to Janet.