Atos 28.27
Porque o coração deste povo está endurecido, e com os ouvidos ouviram pesadamente e fecharam os olhos, para que nunca com os olhos vejam, nem com os ouvidos ouçam, nem do coração entendam, e se convertam, e eu os cure.
Já escrevemos um texto a respeito desse assunto sob o título “Você já se converteu?” e nele dissemos que a conversão se trata de um processo, isto é, estaremos sempre em luta na busca de uma proximidade real com o Senhor.
“Leia também: Você já se converteu?”.
Neste texto, pretendemos dar continuidade ao tema, a partir do ponto que paramos no anterior, justamente a partir do último parágrafo, onde dissemos que a conversão é uma busca contínua, aonde vamos sendo tratados e tentando melhorar dia após dia.
O que a maioria das pessoas esquece é que quando aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, estamos dando início a um tratamento que tem por finalidade nos tornar uma outra pessoa, isto é, se faz necessário que a velha criatura morra e nasça uma outra.
“Não deixe de ler: Versículos bíblicos para combater a ansiedade”.
Entretanto, isto não acontece num estalar de dedos, de um dia para o outro, como está escrito em Romanos 7. 14 – 18: Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isto faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
É isto, somos seres humanos, pecadores em nossa essência e, por conseguinte, é preciso tratamento muito eficaz para que consigamos nos tornar nova criatura, realmente convertida.
Fazendo uma analogia, podemos dizer que o tratamento de saúde, é o conjunto de meios de qualquer tipo, cuja finalidade é a cura ou o alívio de enfermidades ou sintomas, após elaboração de um diagnóstico.
“Seria bom ler: O que Deus espera de nós”.
No caso em questão o diagnóstico já foi feito, a doença é da alma e dentro do conjunto de meios está incluso: Encontrar um bom médico, um local adequado para o tratamento e, então, tratar-se.
O médico, diferentemente do acontece no mundo secular, não somos nós que escolhemos, pelo contrário, somos escolhidos e estamos nas mãos do melhor, estamos sob os cuidados do Médico dos Médicos.
Em seguida precisamos fazer o tratamento em lugar adequado, e neste caso, também já conseguimos na medida em que o estamos fazendo na Casa de Deus.
“Sugerimos: Momentos de crise exigem atitudes corajosas”.
O tratamento é longo, e como toda a doença, o comportamento do paciente é de fundamental importância para que se consiga sucesso na luta contra a enfermidade.
E é neste ponto que gostaríamos de nos ater. De nada adianta estarmos nas mãos do melhor médico, no melhor hospital, se não seguimos à risca o tratamento.
Muitas e muitas vezes vamos a esse hospital, ouvimos as recomendações do médico, saímos de lá e não colocamos nada em prática.
Não tem muito sentido irmos, ouvirmos e nada mudar em nossas vidas, voltarmos, na próxima vez, da mesma forma que estávamos na anterior.
“Leia também: A diferença entre as pessoas que têm juízo e as tolas”.
É por isso que a conversão é um processo. Deus nos dá a medicação adequada, na dose certa, mas precisamos tomá-la de acordo com o recomendado.
Não podemos fazer como aquele paciente que vai ao médico, sai com a receita e não toma os remédios direito, ou o faz em desacordo com o ministrado.
Precisamos entender que a Casa de Deus é um hospital no qual todas as pessoas que ali se encontram, estão sendo tratadas de forma individual, e cada uma delas tem a sua receita própria, por isto, a real conversão chega a momentos diferentes para cada uma delas.
Muitas vezes estamos em tratamento há tanto tempo que temos a plena certeza de que estamos curados, aí um fato, um acontecimento, um deslize, um desvio, faz com que caiamos na real e verifiquemos que a vigilância, durante todo o tempo, não pode ser menosprezada.
“Sugerimos: A escolha entre a sabedoria e a tolice é nossa”.
O inimigo conhece muito bem a essência do nosso caráter, talvez até melhor do que nós e fica esperando a oportunidade para que possa atacar e esta oportunidade, sempre, somos nós que oferecemos. E como evitamos isto, que a nossa carne prevaleça?
Permanecendo sempre na presença de Deus. Ele tem de estar em nossas vidas durante todo o tempo, somente assim conseguiremos realizar o bem que queremos e não o mal que não queremos. É fácil? Claro que não. É dificílimo.
Para muitos, talvez impossível, mas o processo da conversão é isto, seguir à risca o tratamento que nos é ministrado, tratando da doença e não dos sintomas.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Luiz Carlos Jungklaus diz
mensagens edificantes e cheias de alento tenho inclusive usado algumas para enriquecimento de meus sermões obrigado vcs são benção na minha vida que o Senhor continue lhes dando sabedoria assim muitas vidas serão abençoadas grd abraço a todos paz seja com vosco.
Marcio Motta diz
Luiz Carlos fico muito feliz que, de alguma forma, estejamos ajudando a você em seu ministério. Obrigado pelo seu comentário.
Matheus diz
Venser a carne, nunca e fácil, e o inimigo sabe sertinho nossos pontos fracos e o momento serto de agir , mas nessa luta devemos nos agarrar com Jesus e ficarmos fortes assim venceremos!
Marcio Motta diz
Matheus isso mesmo. O inimigo conhece os nossos pontos fracos.