Mateus – 25.11-12 – Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço.
Este versículo se encontra na parábola das dez virgens. Segundo a história cinco delas eram prudentes e cinco loucas e saíram ao encontro do esposo.
As loucas tomaram as suas lâmpadas, mas esqueceram de levar o azeite. Já as prudentes levaram-no em suas vasilhas, juntamente com suas lâmpadas.
“Sugerimos: Guia Financeiro: Casamento sem problemas nessa área”.
Como o esposo demorou a chegar elas acabaram adormecendo. Por volta de meia-noite chegou o esposo. Então as dez virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas.
O que aconteceu é que, como as loucas esqueceram-se do azeite, as suas lâmpadas foram se apagando. Então elas pediram às prudentes um pouco de azeite e ouviram como resposta um sonoro não, pois caso elas fizessem isto, acabaria faltando para elas, as prudentes, e lhes sugerem que saiam para comprar.
“Não deixe de ler: Confiar em Deus ou perder a oportunidade”.
Saindo as loucas para comprar o azeite, chega o esposo e aquelas que estavam preparadas entraram com ele para as bodas e fechou-se a porta.
Quando as loucas chegaram e pediram para entrar, receberam como resposta do esposo que ele não as conhecia.
Este texto nos fala de algumas coisas, e todas antagônicas, quais sejam, prudência e imprudência, cuidado e falta de cuidado, mas gostaríamos de focar em duas coisas que não são antagônicas. Oportunidade e conhecimento.
Sim por que estas duas coisas devem caminhar juntas na nossa vida.
“Leia também: Versículos bíblicos para superar o medo”.
Numa delas não temos muita inferência, a oportunidade, porém na outra, o conhecimento, temos todo o poder.
Muitas pessoas vivem reclamando da sorte, da vida, mas não fazem a sua parte. No nosso texto, as virgens prudentes sabiam que precisavam levar um azeite para qualquer eventualidade, o que aconteceu, o noivo se atrasou, obrigando-as a usar o azeite de reserva.
Já as loucas não pensaram nesta possibilidade. Quando a oportunidade surgiu, a chegada do noivo, somente um grupo pode usufruir das bodas, as outras perderam o “ time” e perderam a chance.
Assim é na vida real. Muitas pessoas vivem perdendo oportunidades por não estarem devidamente preparadas para o momento em que elas se apresentam. Ninguém sabe quando, verdadeiramente, a grande chance acontecerá.
E, invariavelmente, quando perdem, reclamam da vida, acham uma tremenda injustiça, só acontece comigo, estas coisas.
Porém não se tocam que, se estivessem preparadas, poderiam agarrar a oportunidade e viajar no conhecimento.
“Sugerimos: Deus sempre quer nos dar outra chance”.
Vocês imaginem um jogador de futebol, uma das profissões mais competitivas do mercado. Este jogador não está jogando. Está fora do time.
Porém ele tem de estar muito bem preparado fisicamente, tecnicamente, taticamente, para quando a chance surgir, entrar no time e aproveitar.
E assim, acontece em todos os segmentos. Não pode a oportunidade aparecer e não aproveitarmos por falta de conhecimento.
E isto acontece em diversas situações. As vezes um determinado funcionário está conversando com seu cliente, que está dando informações a respeito de suas necessidades, de suas carências, daquilo que está querendo fazer.
Como muitos funcionários não conhecem, a fundo, os produtos que sua empresa vende, não conseguem captar as informações que estão sendo transmitidas pelo cliente, e acabam perdendo a oportunidade de efetuarem a venda, de surpreender o cliente, e o pior, deixam de ganhar dinheiro. Tudo porque falta o conhecimento.
“Seria bom ler: Traindo a confiança do Senhor”.
É lógico que muitas vezes ficamos com a sensação que estamos perdendo tempo. No caso das virgens que levaram o azeite de reserva, poderia acontecer de não haver necessidade e, aí, as loucas também estariam presentes nas bodas.
O que estamos querendo dizer é que muitas vezes achamos que estamos perdendo tempo investindo no conhecimento, já que, como não temos interferência na variável oportunidade, na medida que ela demora a aparecer, as coisas vão ficando meio que parecendo inúteis.
Este é um raciocínio completamente equivocado. As oportunidades podem demorar mas, com certeza, acontecerão.
Não estar preparado é um dos maiores erros daqueles que pensam da forma colocada acima.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Marcos Antonio de Sousa diz
Amém! De qualquer forma é de vital importância estar preparado! Um jogador que não treina, não faz exercícios, não tem sequer um mínimo de disciplina jamais terá oportunidade. O que eu acho importante no esporte é que te ensina a ser uma pessoa disciplinada. Um atleta que tem bom senso não vai fumar, encher a cara de cerveja!
Marcio Motta diz
Perfeito Marcos. Devemos estar preparados para as oportunidades que surgirão em nossas vidas.
Marcio Motta diz
Isso Marcos. Precisamos estar preparados para as oportunidades que surgirão em nossas vidas.
hugo diz
qual o significado espiritual da parábola das dez virgens?
Marcio Motta diz
Hugo o contexto principal é você estar pronto para o dia da volta de Jesus, pois Ele virá de repente.
Affiliate Programs diz
my husband and I really enjoy your web-site and assume you need to have way extra subscribers than you do! really very good job and preserve working!