2 Pedro: 2. 20 – 21
Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio. Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido.
Existem algumas pessoas distorcendo o Evangelho e pregando determinadas coisas com as quais devemos nos preocupar. Uma delas é que o crente, com a morte de Jesus Cristo na cruz, adquiriu alguns direitos incondicionais e para exercê-los basta que ele tenha conhecimento disso e tome posse, ou seja, segundo as pessoas que disseminam essa distorção, Deus não tem nenhum poder e autoridade, cabe ao cristão buscar aquilo que é seu por “direito”.
É preciso ressaltar que esse tipo de teoria é um dos maiores absurdos feitos com a Palavra de Deus, pois não existe nenhum embasamento bíblico que determine isso, já que caso isso fosse correto Deus não teria mais poder, controle de todas as coisas, não seria soberano, pois a bênção já estaria determinada independentemente de Sua vontade.
Entretanto, essa falsa doutrina tem encontrado guarida nos corações de muitas pessoas, que acabam com o passar tempo ficando decepcionadas, pois terminam percebendo que os tais “direitos adquiridos” não se tornam realidade e, pior, terminam colocando na conta de Deus o fato de não terem conseguido tomar posse das tais famosas bênçãos.
A grande verdade é que existem duas situações nessa questão. A primeira é que de um lado estão colocadas algumas pessoas, que se dizem pregadores do Evangelho, mas que são falsos profetas e que olham para o povo como um grande mercado religioso, onde podem atuar e conseguir lucro pessoal e do outro lado pessoas que verdadeiramente não buscam a Deus e sim a possibilidade de conseguir uma vida material melhor. Infelizmente é assim que as coisas acontecem, pregadores dizendo aquilo que o povo quer ouvir e não a verdade constante da Bíblia.
Enquanto existirem esses dois segmentos as coisas continuarão da forma que estão indo, isto é, uma total distorção da Palavra sendo pregada de forma cada vez mais forte.
O que Deus quer de todos nós é que venhamos a ter uma relação verdadeira com Ele, baseada no desejo de realmente tentar nos aproximar Dele sem interesses materiais ou de uma vida melhor. As bênçãos que por ventura viermos a ter serão fruto da Sua bondade e misericórdia, pois, em última análise não somos merecedores de nada, ou seja, acharmos que temos determinados direitos adquiridos é um pensamento legalista e de uma inocência sem medida.
Esse tipo de coisa ganha corpo porque tem um público que, infelizmente, dá ouvido a essas coisas, porém precisamos tomar muito cuidado e não cair na tentação de achar que conseguiremos alguma coisa de Deus através de uma relação de troca e dando atenção a pessoas que não possuem nenhum comprometimento com a Palavra de Deus e só visam o enriquecimento pessoal.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Nando diz
Muita paz w graca do senhor!
Parece ser tarde mas tambem deixo aminha colaboracao. Concertesa sendo nos um povo escolhido pra proclamar a bondade do Senhor,esse é o nosso dever 2pedro 2v9 e o nosso amor imenso devemos depositar nele e ao proximo joao 13v15. Temos sim o direito de herdar a vida eterna apocalopse 22
Marcio Motta diz
Nando obrigado pela sua participação em nosso site.
Pr.Alvacir Pereira de Lima diz
Depende da maneira como se interpreta,concordo como os aproveitadores tiram benefícios disso colocando bençãos matérias no lugar das Espirituais.Mas temos sim sim direitos adqueridos quando saímos da condição de criatura para a condição de filho.O apostolo Paulo fala em Rm 8 14,15,16,17 quando somos testificados pelo o Espirito de Deus direito de sermos herdeiro e coerdeiros com Cristo.
Marcio Motta diz
Pr Alvacir obrigado por compartilhar o seu conhecimento em nosso blog.
Wemerson dos prazeres furtado diz
A Paz do senhor Jesus seja convosco.
Oi eu estou querendo uma ajuda sobre os regulamentos e leis entre direitos e deveres dos membros e pastores se você poder entrar em contato comigo eu agradeço
Marcio Motta diz
Wemerson gostaria que você fosse mais específico, para que eu possa tentar ajudá-lo. Obrigado pelo seu comentário.
EVERALDO diz
Graça e Paz,
Concordo com tudo o que foi explanado e existe uma necessidade de alertar a igreja de cristo sobre o tema, porem o irmão não definiu o que foi abordado.
Qual o meu direito como cristão Ex,
Joao 1-12 de ser filho;
Rm 8-17 de ser herdeiro de Deus e coerdeiro de Cristo.
Marcio Motta diz
Everaldo eu entendo que nós não temos direito algum. Somos salvos pela graça e misericórdia de Deus. O que temos são promessas que Deus nos faz, quando o aceitamos como Senhor e Salvador. E como Ele sempre cumpre o que promete…
Cássia diz
Pois é! Ele nos faz promessas de um novo coração, nova mente, de cura e que tudo o que pedirmos crendo receberemos.
Marcio Motta diz
Cássia Glória a Deus pela sua vida.
Martins . diz
Que cada dia mais derrame Deus sobre nós entendimento e sabedoria na ministração da sua palavra.muito bom…obrigado
Marcio Motta diz
Obrigado Martins pelo seu comentário.
Luiz Alberto diz
Graça e Paz meu Irmão, ótima explanação, esta infelizmente tem sido uma das Heresias Neo pentecostais que tem achado espaço em nosso meio. Que Deus o abençoe. Um Abraço. Diácono Luiz.