Provérbios 4. 23- 27
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.
A Palavra de Deus nos alerta para que tenhamos muito cuidado com aquilo que pensamos, pois a nossa vida é governada pelos nossos pensamentos.
Chama a atenção para que não falemos mentiras, nem palavras cruéis, que devemos ter os nossos olhos voltados para frente e seguir com toda a confiança.
Continua dizendo que não devemos baixar a nossa cabeça, nem que devamos nos sentir envergonhados, porém que devemos pensar muito bem naquilo que vamos fazer, na medida em que, agindo assim, todos os nossos planos darão certo e termina reafirmando para que evitemos o mal, caminhemos sempre em frente e não nos desviemos jamais do caminho correto.
Esses são mais alguns ensinamentos constantes do livro de Provérbios e que se, como já dissemos, dermos um pouco de atenção, nos indicarão os caminhos certos que devemos trilhar nas mais diversas áreas da nossa vida, porém precisamos estar com o coração aberto para isso, pois de nada adianta ouvir o conselho e não segui-lo.
Ninguém consegue viver “sem pensamentos”, com a mente vazia, estamos sempre pensando em alguma coisa, boa ou ruim, sendo assim nos deparamos com o primeiro problema, qual seja: “Quais os pensamentos que andam povoando a nossa mente?”. “As coisas que andamos pensando são boas ou ruins?”.
As respostas para essas duas perguntas são de suma importância, pois, dependendo das coisas que andamos refletindo, poderemos estar definindo caminhos completamente diferentes para o nosso futuro.
Caso estejamos permitindo que nossas mentes sejam tomadas por coisas ruins, com certeza estaremos traçando um mapa que nos levará a um desfecho infeliz, pois não há menor condição de ficarmos pensando coisas cruéis e acharmos que o final será bom. Entretanto, se aquilo que andamos permitindo que tome conta de nossas mentes trata-se de coisas edificantes, com certeza estaremos dando uma grande contribuição para um final feliz para as nossas vidas.
Todos nós sabemos que existem coisas que pensamos e que não dividimos com ninguém, com ninguém mesmo. São aqueles eventos somente nossos, são os segredos que nos pertencem e que jamais repartimos. Não existe no mundo nenhuma pessoa que não os tenha. Porém, o que queremos chamar a atenção é que, dependendo do que seja não podemos continuar convivendo com eles, já que são coisas nocivas para nós e que acabarão tendo influência, para o mal, em nossas vidas, uma vez que a Palavra de Deus é muito clara quando diz que aquilo que pensamos dirige o nosso destino.
Por vezes presenciamos determinadas atitudes de algumas pessoas que custamos a acreditar, entretanto o que não sabemos é com que pensamentos essas pessoas estiveram convivendo, por quanto tempo determinadas coisas ficaram vivendo em suas mentes, até tomarem forma e se tornarem em um ato concreto.
Sendo assim, não podemos achar que podemos permitir que coisas ruins convivam conosco e consigamos sobreviver e é por isso que Palavra de Deus nos direciona a evitar o mal e tomarmos muito cuidado com os nossos pensamentos, pois a partir do momento que esses pensamentos tomarem o nosso coração não existirá mais volta.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
diet-guide-nutrition.com diz
I do agree with all the concepts you’ve presented on your post. They are very convincing and will definitely work. Still, the posts are very short for newbies. May you please lengthen them a little from next time? Thanks for the post.
http://phoenix.backpage.com diz
Hi there! This is kind of off topic but I need some help
from an established blog. Is it difficult to set up your own blog?
I’m not very techincal but I can figure things out pretty fast. I’m thinking about making my own but I’m not sure where to start. Do you have any tips or suggestions? Thank you
Vinicius diz
Concerteza ! Temos que vigiar até em nossos pensamentos ! Porq no nosso coração só pode haver espaço para o Espirito Santo de Deus ! Parabéns pelo blog ! abçs (: