Não lhes basta comerem em boa pastagem? Deverão também pisotear o restante da pastagem? Não lhes basta beberem água límpida? Deverão também enlamear o restante com os pés? Deverá o meu rebanho alimentar-se daquilo que vocês pisotearam e beber daquilo que vocês enlamearam com os pés? Por isso assim diz o Soberano Senhor a eles: Vejam, eu mesmo julgarei entre a ovelha gorda e a magra. (Ezequiel: 34. 18 – 20)
Nesses versículos Deus está se referindo aos líderes religiosos da época perguntando se o melhor pasto já não era o suficiente e porque eles precisavam pisar no restante do capim.
Continua dizendo que eles bebiam á água pura e sujavam com os seus pés as águas que não bebiam, fazendo com que as outras pessoas acabassem comendo o capim que eles tinham pisado e bebendo da água que eles tinham sujado.
E termina afirmando que Ele mesmo faria o julgamento entre as ovelhas gordas e as ovelhas magras.
O texto é muito claro e coloca todo o descontentamento de Deus com os líderes religiosos daquele tempo que estavam falhando na condução do rebando que foi colocado sob a responsabilidade de cada um, inclusive quando usa as expressões “ovelhas gordas e as ovelhas magras” está querendo dizer que os mais fortes estavam afastando os mais fracos com a suas atitudes individualistas e egoístas.
Estamos colocando esse assunto nesse artigo com única intenção de trazer um alerta, pois apesar de isto ter acontecido há milhares de anos, continua a existir nos dias de hoje, isto é, pessoas usando os seus cargos de liderança e o Evangelho em proveito próprio.
Entretanto, o foco desse artigo não está nessas pessoas e sim em nós, pois, nessa questão, somente os liderados podem fazer com que isso pare de acontecer e como? Tendo o discernimento de perceber o bom líder do mau e, por consequência, não dando mais atenção a essas pessoas que procuram levar vantagens pessoais.
E existem diferenças gritantes entre aqueles que realmente estão tentando fazer uma boa obra, daqueles que estão tentando se aproveitar dela e é isso que estamos tentado alertar nesse texto.
A liderança que está preocupada com o seu rebando procura cuidar dele, dando-lhe a proteção necessária e não medindo esforços para que tudo corra da melhor forma possível para àqueles que Deus colocou sob a sua responsabilidade.
Já aquela que tem outros interesses se porta de maneira egoísta e pensa sempre na sua comodidade e conforto, procurando se aproveitar das pessoas que se encontram fragilizadas e precisando de ajuda.
Você que está lendo esse texto deve estar se perguntando como podemos perceber isso e a resposta é que precisamos prestar um pouco mais de atenção nas diferenças existentes entre um grupo e o outro e somente conseguiremos discernir isso através da Palavra de Deus, é Ela que separa o joio do trigo, na medida em que àqueles que não possuem nenhuma preocupação com o povo estão contrariando a doutrina ali existente, não estão preocupados em divulgá-la e estão criando uma própria para poderem se beneficiar.
Então, está claro que a nossa responsabilidade é aprender um pouco mais a respeito do que Ela diz para poder confrontar aqueles que tentam nos enganar, enquanto continuarmos acomodados na situação em que estamos seremos presas fáceis nas mãos dessas pessoas.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Elizabeth.zorzetti diz
Já sai desses sistemas religiosos. Boa tarde irmão! Que Deus continue te usando na vida de muitos. Graça e paz!
Marcio Motta diz
Elizabeth obrigado pelo seu comentário.
CHRISTIAN diz
caro irmão a paz do senhor olha concordo vc m tudo que disse e digo ainda mais ando muito preucupado com o que anda acontecendo no meio evangelico de hoje no que nas igrejas grandes massas de pessoas estão sendo enganadas por pastores que melhor para mim digo enganadores do evangelho pesoas sendo usurpadas de todas formas dentro dos templos em quanto elas nessecitam mesmo e de ajuda espiritual e els não estão nem ai so pregam a flamigerada teologia da prosperidade com falsas promessas de enrriquecimento de um dia para outro promessas vazias e outras tantas coisas podres que se prometem levando varios irmaos a desistirem de sua salvação deistir de jesus cristo por que foram enganados o pior diso e que nos cristaos honesto e que pagamos por tudo isso no final sendo desmoralizados na sociedade por levar o verdadeiro evangelho que jesus nos deixou o evangelho da salvação infelismente as coisas tende ainda em muito piorar por isso e que estou nessa luta de levar o verdadeiro evangelho as pessoas e desmascarar esses cafetoes do evangelho pois estao querendo matar tudo aquilo que jesus nos deixou de exemplo de vida um abraço e fiquem com deus
Marcio Motta diz
Christian obrigado pela sua participação.