• Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé

Palavra Fiel

Mensagens - Artigos - Vídeos

  • Home
  • Arquivo
  • Categorias
    • Temas Bíblicos
    • Estudos
    • Reflexões
    • Finanças
    • Versículos
    • Downloads
    • Junte-se a nós!
    • Política de privacidade
  • Vídeos
    • Mensagens em vídeo
    • Finanças em vídeo
  • Quem Sou
  • Objetivos
  • Contato
Você está em: Home / Temas Bíblicos / PRECISAMOS AGIR E NÃO REAGIR

PRECISAMOS AGIR E NÃO REAGIR

2 de fevereiro de 2012 por Marcio Motta 10 Comentários


1 Samuel  3.11-13

E o Senhor disse a Samuel: “Vou realizar em Israel algo que fará tinir os ouvidos de todos os que ficarem sabendo. Nessa ocasião executarei contra Eli tudo o que falei contra sua família, do começo ao fim. Pois eu lhe disse que julgaria sua família para sempre, por causa do pecado dos seus filhos, do qual ele tinha consciência; seus filhos se fizeram desprezíveis, e ele não os repreendeu. 

Diz a Palavra de Deus que os filhos do sacerdote Eli não tinham o menor respeito com as coisas de Deus. Desobedeciam as regras com relação àquilo que os sacerdotes podiam exigir do povo, por exemplo, quando alguém oferecia o seu sacrifício, a pessoa que ajudava ao sacerdote vinha e enfiava um garfo de três dentes dentro da panela onde estava cozinhando a carne e tudo o que aquele garfo conseguia tirar ficava sendo do sacerdote, esse era um costume da época e acontecia todas as vezes que um israelita ia a Siló para oferecer sacrifícios.

Precisamos agir e não reagir

Entretanto, os filhos de Eli mandavam dizer à pessoa que estava oferecendo o sacrifício, para entregar um pedaço da carne antes de se tirar a sua gordura e ser queimada, sob a argumentação de que o sacerdote não aceitaria carne cozida, mas somente crua e, se por ventura, alguém se opusesse querendo que a gordura queimasse antes, ouvia para que a carne fosse logo entregue, pois caso contrário, a mesma seria tomada a força, ou seja, os filhos de Eli tratavam com muito pouco caso as ofertas de sacrifício que eram trazidas para Deus e para o Senhor essa atitude se tratava de um pecado gravíssimo.

Eli, que já tinha bastante idade, ouvia o que era falado a respeito de seus filhos, das atitudes erradas que eles vinham tomando,  do mal que vinham praticando, mandava os filhos pararem com aquilo,  tentava argumentar a respeito dessas atitudes erradas, porém não conseguia êxito nessa empreitada, ou seja, Eli não conseguia controlar os seus filhos e eles continuavam a praticar atos abomináveis aos olhos de Deus.

Tendo em vista o colocado nos texto, temos diversos assuntos em que poderíamos nos ater, como por exemplo: A desobediência dos filhos, a omissão de Eli como pai, porém gostaríamos de focar em um ponto de suma importância e que se trata de um problema bem moderno e que encaixa, perfeitamente, dentro do contexto desse texto. Eli não agia, somente reagia. Isso mesmo, Eli sabia de tudo o que estava acontecendo, que todos falavam muito mal das coisas que seus filhos estavam fazendo, tinha conhecimento de que eles tinham relações sexuais com as mulheres que trabalhavam na entrada da Congregação, mas ficava somente pedindo para que eles parassem de fazer aquilo, ou seja, reagia ao que estava ocorrendo, mas não agia realmente para por um fim no problema.

E a notícia ruim é que existem milhares de pessoas que agem da mesma forma que Eli para os mais diversos problemas, financeiros, pessoais, familiares, profissionais, enfim levam as suas vidas reagindo e não agindo.

É como aquela pessoa que tem oito tipos de cartões de crédito diferentes, vive endividada, correndo para lá e para cá, tentando resolver os seus problemas financeiros, mas não toma a decisão de acabar com o problema, que é a quantidade absurda que cartões que possui e, pior, vive pedindo a Deus prosperidade financeira, é evidente que não terá, pois com essa quantidade de cartões é impossível uma pessoa se equilibrar financeiramente, por um motivo muito simples, são oito cartões e somente uma renda e assim é que com o resto de sua vida.

O grande problema de vivermos reagindo e não agindo é que, com certeza, as coisas não deverão terminar bem, pois a ação é que vai eliminar o problema e como não tomamos a atitude agir, ficaremos reagindo até o momento, que não sabemos quando,  não será mais possível qualquer reação e aí estaremos derrotados, pois o problema no venceu por falta de uma tomada de posição no momento adequado. Reagir significa adiar o problema, empurrar para frente, não dar a solução necessária, já a ação compreende dar um fim na questão, virar a página, trilhar um caminho diferente, criar a possibilidade de um futuro melhor.

Eli, infelizmente, não agiu quando devia fazer e, por conta disso, pagou o seu preço e é isso que gostaríamos de chamar a atenção, não podemos viver somente reagindo as diversas  situações que a vida nos impõe , precisamos agir e não deixar o problemas se perpetuem.

Pense nisso e deixe o seu comentário.

Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.

Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!

Por: Marcio Motta.

Popular no Blog Agora!

  • TUDO TEM SEU TEMPO DETERMINADO
  • NÃO PODEMOS NOS ABATER
  • COMO NÃO PERDER A ESPERANÇA QUANDO TUDO PARECE PERDIDO?
  • O CASAMENTO E A CONTA CONJUNTA


Arquivado em: Temas Bíblicos Marcados com as tags: ação, agir, comprometimento, compromisso, consequências, Deus, fim do problema, pecado, problema, reação, reagir, senhor, solução

Reader Interactions

Comentários

  1. Elvis Filho diz

    3 de junho de 2018 em 14:07

    É verdade !!

    Glória a Deus.

    Responder
    • Marcio Motta diz

      5 de junho de 2018 em 21:38

      Elvis fico feliz que tenha gostado. Obrigado pelo seu comentário.

      Responder
  2. Elzita Macedo Borges diz

    8 de agosto de 2015 em 20:57

    O terceiro grupo conheciam Deus,tinham intimidade com Deus, sabiam que a vitória estava garantida.

    Responder
    • Palavra Fiel diz

      9 de agosto de 2015 em 12:56

      Obrigado Elzita pelo seu comentário.

      Responder
  3. icogorniak diz

    29 de março de 2014 em 11:00

    Com certeza, estaremos como Jó, levantando na madrugada e orando pedindo a misericórdia e a proteção de Deus pelas faltas (pecados) de nossos filhos que são muitas!! Vivemos época parecida a Sodoma/Gomorra e ficamos como Ló, afligindo o coração todos os dias….. Jesus abençoe!!!

    Responder
    • Marcio Motta diz

      29 de março de 2014 em 12:07

      Agradecemos o seu comentário e ficamos felizes que você tenha gostado

      Responder
  4. Dachy promocje diz

    21 de julho de 2012 em 13:18

    Hello my friend! I want to say that this article is amazing, great written and come with almost all significant infos. I would like to peer extra posts like this .

    Responder
  5. Arlete Mota diz

    25 de abril de 2012 em 08:47

    Sim, disso sabemos, a questão é: Que decisão tomar? as vezes ficamos impotente sem saber o q fazer, ouvimos muitas vezes entregue a Deus e aguarde,outras vezes ñ deixe os filhos fazerem o q querem, enfim o q fazer exatamente?

    Responder
    • Luiz Antônio Marinho Louvise diz

      3 de junho de 2018 em 13:52

      O Deus que nos deu consciência de que algo está errado é onipotente e, por isto, tem a solução eficaz para cada problema que enfrentarmos. Ele mesmo disse: “Achegai-vos a mim e Eu me chegarei a vós” e “tudo o que pedirdes em meu nome servos-á concedido…”
      Deste modo, basta pedir orientação ao Espírito Santo e Ele nos dará.

      Responder
      • Marcio Motta diz

        5 de junho de 2018 em 21:38

        Com certeza Luiz. Obrigado pela sua participação em nosso site.

        Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sidebar primária

TEXTOS NO SEU E-MAIL

Receba os artigos do blog em seu E-mail!

É totalmente grátis!

Aproveite a oportunidade

Top 5 - Leia o texto

• Para o Senhor um dia é como mil anos e mil anos como um dia

• Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele

• A ingratidão traz consequências sérias para o ingrato

• 7 ensinamentos de Jesus que precisamos viver todo o dia

• Não é bom que o homem viva só

Palavra Fiel Blog

Mais de 2.220.000 leitores nos últimos 12 meses!

Mais de 990 artigos escritos!

Artigos recentes

  • VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE MEDITAÇÃO
  • PASSE A INVESTIR PRIMEIRO E CONSUMIR DEPOIS
  • VERSÍCULOS BÍBLICOS PARA REUNIÃO DE OBREIROS
  • VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE SER IRREPREENSÍVEL
  • O PRIMEIRO PASSO PARA UM ORÇAMENTO FAMILIAR

Versículos Bíblicos

VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE SUBORNO

VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE “A FÉ VEM PELO OUVIR”

VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE A SALVAÇÃO

VERSÍCULOS SOBRE VIOLÊNCIA

VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE DEPENDÊNCIA DE DEUS

Buscar texto pela Palavra

arrependimento atitude comportamento compromisso confiança confiar conhecimento controle crer decisão Deus dinheiro entendimento erro escolha escolhas esperança fidelidade Finanças fé humildade Jesus mudança mudar obedecer obediência orgulho palavra Palavra de Deus pecado perdão perseverança planejamento problema problemas promessa promessas relacionamento sabedoria salvação senhor verdade versículos versículos bíblicos vida

Footer

Sobre o Blog Palavra Fiel

O Blog Palavra Fiel tem como objetivo principal a divulgação da Palavra de Deus, mostrando que existe um rio de água viva e quem beber desta água jamais terá sede. Pretende, também, ajudar as pessoas na organização das suas Finanças Pessoais.

Mais comentados

TUDO TEM SEU TEMPO DETERMINADO

NÃO PODEMOS NOS ABATER

COMO NÃO PERDER A ESPERANÇA QUANDO TUDO PARECE PERDIDO?

O CASAMENTO E A CONTA CONJUNTA

Links úteis do blog

Junte-se a nós!

Downloads

Política de Privacidade

 

 

© 2010–2021 · Palavra Fiel · Todos os direitos reservados!