1 Timóteo 6. 9 – 10
Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.
Em sua primeira carta a Timóteo, Paulo diz ser ele o seu verdadeiro filho na fé e lhe pede para que continue na cidade de Éfeso, porque, infelizmente, existiam naquele lugar pessoas que estavam ensinando coisas erradas ao povo e se fazia necessário que alguma coisa fosse feita para que aquilo tivesse um fim.
Sendo assim, tendo e vista o que estava acontecendo, ele deveria tomar a iniciativa de ensinar algumas coisas para aquela gente.
Começa dizendo para que ele prestasse atenção e, caso alguém estivesse ensinando alguma coisa diferente da verdadeira doutrina de Cristo, ou seja, em discordância com as reais palavras de Jesus, estaria claro que essa pessoa fora tomada pela arrogância e estaria demonstrando não saber nada a respeito do Mestre.
“Leia também: Quando o sofrimento é prejudicial a nossa saúde”.
Então, Paulo diz que aquela gente imaginava que religião seria uma forma de ganhar dinheiro, esquecendo-se de que não trouxemos nada quando nascemos e iremos sem coisa alguma quando morrermos.
“Não deixe de ler: Como enfrentar as dificuldades da vida”.
E alerta que aqueles que estavam somente pensando em ganhar muito dinheiro acabariam cometendo pecado, pois com certeza, seriam atraídos pelo desejo das coisas sem nenhum valor e terminariam como reféns de suas escolhas ruins, caindo em desgraça, e completa dizendo que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, já que muitas dessas pessoas, por terem como foco principal em suas vidas as riquezas, terminariam se desviando da fé e tornariam as suas vidas um mar de sofrimento.
Paulo estava exortando a Timóteo a tomar muito cuidado e permanecer longe de tudo aquilo, estimulando-o a viver uma vida de correção, tendo Deus como seu foco principal, para nunca deixar de ser perseverante e sempre tratar a todos com muito respeito.
“Sugerimos: Como não perder a esperança quando tudo parece perdido”.
Gostaria de chamar a atenção, de você que está lendo esse artigo, para o fato de que a carta de Paulo a Timóteo foi escrita há milhares de anos atrás, porém parece que o texto se refere aos tempos atuais.
Pessoas achando que religião é uma fonte de renda, dizendo coisas em nome de Jesus que não tem nada a ver com a Palavra de Deus e crendo que o dinheiro é a solução para todos os nossos problemas e, por conta disso, vendendo a sua alma ao diabo para ganhar alguns reais a mais.
É impressionante como existem pessoas que ainda acham que o dinheiro é a solução para todos os problemas.
Se assim fosse não existiria um rico infeliz, doente, sem paz, perdido, já que o dinheiro supriria todas as suas necessidades e encheria o seu coração de paz. É claro que não é assim e sabemos muito bem disso.
“Seria bom ler: Deus age aonde você não tem condições de agir”.
É bom que deixemos bem claro que não estamos aqui pregando que não devamos buscar uma vida melhor, mais próspera, ter uma salário melhor é claro que não.
O que estamos querendo mostrar, é que isso não pode ser feito a qualquer preço e sem obedecer alguns limites, já que ficamos perplexos como, desde aquele tempo, o homem já deturpava a Palavra de Deus e procurava usar a religião para enriquecer.
E por que isso ocorre? Tudo isso provém do amor ao dinheiro e esse sentimento não tem nada a ver com ser rico ou ser pobre, já que vemos pessoas ricas querendo ficar cada vez mais ricas, tornando-se reféns dessa roda viva, desse círculo vicioso e sendo levadas à destruição total, pois vão perdendo todos os seus valores na busca desenfreada de conseguir cada vez mais.
É bom que se diga que isso funciona como qualquer droga que cause dependência, ou seja, acabamos nos tornando dependente do desejo de querer ganhar sempre mais, não nos preocupando nem em gastar e sim em ver o volume de dinheiro aumentar.
Infelizmente, a ganância leva o homem à destruição total, na medida em que ele vai perdendo, na busca desenfreada pelo dinheiro, tudo aquilo que está ao seu lado, já que ele começa a fazer coisas como essas que Paulo alertou a Timóteo.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Elvis Filho diz
Devemos ter cuidado !!!
Marcio Motta diz
Amém Elvis.
Mariza diz
Esse artigo é bem esclarecedor,e estamos vivendo no mundo a onde pensa que realmente o dinheiro suprir tudo,mas só Jesus é a fonte que não nos deixam sente vazio,podemos até passar por momentos difícil,mas temos ele que nós dar satisfação
Marcio Motta diz
Amém Mariza. Somente Jesus pode nos preencher por completo.